Levantamento de dados de internações por Úlcera Gástrica e Duodenal na 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão.

Autores

  • Eglea Yamamoto Della Justina UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Nadia Bertechini Soler Lopes UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Thiemy Nishi Loli UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Vanessa Rye Goto UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Victor Hugo Okamoto Husch UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Roberto Shigueyasu Yamada UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Marcio Ramos Schenatto UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Palavras-chave:

úlcera péptica, morbidade, estudo ecológico

Resumo

A ulcera gástrica e duodenal está entre as principais doenças que afetam os adultos, sendo que o sexo masculino entre a 4ª e 5ª década de vida são os mais acometidos. As principais causas são a reação inflamatória em resposta a infecção por Helicobacter pylori e uso de anti-inflamatórios não esteroidais. O objetivo deste trabalho foi a observação do perfil epidemiológico através de um estudo ecológico, analisando-se o número de internações notificadas pela 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão. O período avaliado foi de 2008 a 2014, em que se fez a estratificação da população em faixa etária e sexo. Os resultados obtidos apontam uma discreta predominância no sexo feminino entre 60 e 70 anos e uma baixa mortalidade da doença na região. Pode-se inferir que a baixa letalidade da doença se dá por medidas profiláticas eficazes e tratamentos resolutivos que oferecem bom prognóstico.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eglea Yamamoto Della Justina, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Estudante de medicina da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão.

Nadia Bertechini Soler Lopes, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Estudante de medicina da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão.

Thiemy Nishi Loli, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Estudante de medicina da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão.

Vanessa Rye Goto, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Estudante de medicina da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão.

Victor Hugo Okamoto Husch, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Estudante de medicina da UNIOESTE - Campus Francisco Beltrão.

Roberto Shigueyasu Yamada, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1984). Atualmente é Médico Ambulatorial da Prefeitura Municipal de Pato Branco, Urologista da Clínica Urológica Dr. Roberto Yamada, Policlinica Pato Branco S/A e Progênese - Tecnologia em Reprodução Assistida. Títulos de Especialidades registrados no CRM-Pr em Urologia, Nutrologia e Acupuntura. Tem experiência na área de Responsabilidade Social e Ambiental e nas áreas de Medicina Preventiva, Dor Crônica e Sexualidade Humana. Coordenador Médico do Programa de Prevenção e Controle do Tabagismo do município de Pato Branco. Mestre em Desenvolvimento Regional da Universidade Tecnológica Federal de Paraná - Campus Pato Branco. Docente Assistente, Membro do Colegiado e Núcleo Docente Estruturante (NDE), Coordenador Especial do Curso de Medicina da Unioeste - campus de Francisco Beltrão.

 

Marcio Ramos Schenatto, UNIOESTE - Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1995). Residência Médica em Cirurgia Geral pela Sociedade Beneficente de Campo Grande - Santa Casa de Misericóridia. Membro Titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva. Membro Associado da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica. Chefe do Serviço de Cirurgia Geral do Hospital Regional do Sudoeste. Médico Legista da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Paraná - Instituto Médico Legal do Paraná. Médico delegado do Conselho Regional de Medicina do Paraná - Delegacia de Francisco Beltrão. Professor da disciplina de Gastroenterologia da Faculdade de Medicina da Unioeste - PR (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) campus Francisco Beltrão.

Downloads

Publicado

2016-08-10

Como Citar

Yamamoto Della Justina, E., Bertechini Soler Lopes, N., Nishi Loli, T., Goto, V. R., Okamoto Husch, V. H., Yamada, R. S., & Ramos Schenatto, M. (2016). Levantamento de dados de internações por Úlcera Gástrica e Duodenal na 8ª Regional de Saúde de Francisco Beltrão. Biosaúde, 18(1), 21–26. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/24507

Edição

Seção

Artigos