Localizações primárias de câncer mais incidentes na 8ª Regional de Saúde do Paraná e potenciais fatores de risco regionais.
Palavras-chave:
incidência, câncer, fatores de risco, ParanáResumo
O significativo aumento do número de casos de câncer no país aponta para a importância que as neoplasias representam na saúde pública, principalmente por conta de sua morbimortalidade. Neste estudo buscou-se avaliar a incidência de câncer na 8ª Regional de Saúde do Paraná, que abrange 27 municípios da região Sudoeste do estado, e compará-la com as incidências nacional e estadual, de forma a estabelecer quais topografias de câncer estão variando nesta região. Os dados foram obtidos através das notificações feitas pelo Hospital de Câncer de Francisco Beltrão (Ceonc) à Regional de Saúde, e as incidências calculadas de acordo com dados populacionais. O cálculo das incidências apresentou-se como normal ou abaixo da média em relação ao Brasil e ao Paraná na grande maioria dos tumores sólidos e hematológicos. No entanto, os tumores de esôfago, estômago, cólon e reto, pâncreas e bexiga mostraram-se mais incidentes no Sudoeste do Paraná. Os fatores regionais que explicam a elevada incidência destes tumores incluem uma dieta baseada em carne vermelha rica em gordura e sal, o consumo tradicional do chimarrão, o tabagismo, a presença maciça de agrotóxicos e pesticidas na região e ainda uma provável herança genética dos colonizadores europeus na região que pode afetar o surgimento de alguns tumores.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao autor.