Diagnóstico laboratorial de enteroparasitosese anemia e sua possível associação com eosinofilia em crianças em idade escolar em Ubiratã – PR.

Autores

  • Jenniffer Évelyn Miotto
  • Daiane Susi Araujo Caro
  • Morgana Ferreira de Barros
  • Brunna Emanuella França Rego
  • Fernando Cezar dos Santos
  • Rafaela Macagnan
  • Ivone da Silva Santos

Palavras-chave:

Enteroparasitose, Anemia, Eosinofilia

Resumo

Infecções parasitárias podem acarretar anemias, uma condição caracterizada pela redução da concentração de hemoglobina no sangue. Estudos relatam que a eosinofiliaestá associada à presença de parasitas intestinais. Este trabalho objetivou verificar a prevalência de enteroparasitoses e anemia e sua possível associação com eosinofilia em crianças carentes em idade escolar. Foi realizado um estudo retrospectivo-descritivo através da coleta de dados secundários dos exames parasitológicos e hematológicos, arquivados por laboratório privado de Análises Clínicas realizados no período de 2007. Foram analisados dados de 57 amostras de exames parasitológicos de fezes (EPF), acompanhados de hemograma, onde se observou a presença de parasitas intestinais no EPF e anemia seguida das contagens dos eosinófilos, para a possível correlação entre eles. Da média geral da população analisada, 37 (64,9%) crianças apresentaram anemia leve, isto é, valores de hemoglobina menores que 11g/dL e maiores que 9 g/dL, sendo que 19 (33,3%) destas eram do gênero feminino e 18 (31,6%) do gênero masculino. A prevalência de parasitoses intestinais encontradas nas crianças foi de 14 (24,56%), sendo que as espécies de parasitas intestinais mais encontradas foram Entamoeba coli(8; 4,03%) sendo com maior frequência cistos deGiardia lamblia(3; 5,26%) e ovos deAscaris lumbricoides(3; 5,26%). Foi relatado 1 (1,75%) caso de poliparasitismo entre Giardia lamblia e Ascaris lumbricoides. Dos 13 casos de parasitose positivos, apenas 1 (1,75%) deles apresentou eosinofilia superior a 500 mm/³. A presença de parasitoses não apresentou correlação com as taxas de eosinofilia e anemia observadas.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-02-10

Como Citar

Miotto, J. Évelyn, Araujo Caro, D. S., Ferreira de Barros, M., França Rego, B. E., dos Santos, F. C., Macagnan, R., & da Silva Santos, I. (2016). Diagnóstico laboratorial de enteroparasitosese anemia e sua possível associação com eosinofilia em crianças em idade escolar em Ubiratã – PR. Biosaúde, 16(2), 52–62. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/24357

Edição

Seção

Artigos