Avaliação farmacognóstica de folhas de Eugenia uniflora L., Myrtaceae (Pitangueira), advindas da cidade de Guarapuava, PR.

Autores

  • Núbbya Macedo Rodrigues
  • Thaísa Meira Sandini
  • Elisa Perez

Palavras-chave:

Pitangueira, controle de qualidade, taninos, fenólicos

Resumo

A planta Eugenia uniflora L., Myrtaceae, conhecida como Pitangueira, pertence a uma família composta por mais de 100 gêneros e 3600 espécies de arbustos e árvores verdes durante todo o ano. Entretanto, para que a planta possa ser utilizada na forma medicinal, há a necessidade de se ter garantias de que os metabólitos importantes estejam contidos nas partes utilizadas, em quantidade suficiente e de que o espécime estudado apresenta as mesmas características da espécie medicinal. Com isso, objetivou-se analisar a qualidade das folhas de Eugenia uniflora L. coletadas na cidade de Guarapuava/Paraná/Brasil, por meio de testes de identificação e quantificação de taninos previstos na Farmacopéia Brasileira IV ed. Foram realizados testes de identificação morfoanatômicos e químicos previstos nos documentos oficiais brasileiros, bem como foi determinado o teor de fenólicos e taninos totais. Os resultados dos testes de identificação apresentaram-se positivos. Porém o teor obtido de taninos totais (2,73 ± 0,138 % em ácido gálico) foi inferior ao especificado na monografia da droga, indicando que a droga não poderia ser utilizada para como insumo fitoterápico. Somente os testes de identificação morfoanatômica e química não são suficientes para que a droga vegetal seja aprovada para uso como insumo em fitoterápicos, necessitando, portanto da quantificação para a comprovação da qualidade.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-02-05

Como Citar

Macedo Rodrigues, N., Meira Sandini, T., & Perez, E. (2016). Avaliação farmacognóstica de folhas de Eugenia uniflora L., Myrtaceae (Pitangueira), advindas da cidade de Guarapuava, PR. Biosaúde, 12(1/2), 1–13. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/24311

Edição

Seção

Artigos