Avaliação dos efeitos do extrato aquoso de Turnera diffusa na histologia testicular e ovariana e nos parâmetros reprodutivos de ratos Wistar.

Autores

  • Renata Torres Bueno Universidade Estadual de Londrina
  • Amanda Cia Hetzl
  • Isabel Cristina Cherici Camargo
  • Juliano Souza Gracioso
  • Fernando Frei
  • Suzana de Fátima Paccola Mesquita

Palavras-chave:

Turnera diffusa, testículo, ovário, histologia

Resumo

Turnera diffusa é amplamente utilizada como afrodisíaco. O objetivo do estudo foi avaliar a estrutura tecidual de testículos e ovários de ratos e ratas da linhagem Wistar, assim como o desempenho reprodutivo de progenitores tratados com o fitoterápico. Machos e fêmeas foram tratados com o extrato aquoso de T. diffusa (10 mL/Kg de peso vivo) ou solução fisiológica (grupo controle), 2 vezes ao dia, durante 15 dias consecutivos. Não houve influência significativa do tratamento no peso corpóreo e peso dos órgãos reprodutivos masculino e feminino, com exceção do peso epididimário. O tratamento fitoterápico promoveu alterações na histologia ovariana, mas não no tecido testicular. As taxas de fertilidade e gestação foram semelhantes nos grupos controle e tratado. O tamanho da ninhada foi significativamente menor (p < 0,05) no grupo tratado com T. diffusa. Os resultados permitiram concluir que a fertilidade dos machos e fêmeas não foi afetada pelo tratamento fitoterápico, e os ovários responderam de forma diferente que os testículos à ação de T. diffusa.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2016-02-05

Como Citar

Torres Bueno, R., Cia Hetzl, A., Cherici Camargo, I. C., Souza Gracioso, J., Frei, F., & Paccola Mesquita, S. de F. (2016). Avaliação dos efeitos do extrato aquoso de Turnera diffusa na histologia testicular e ovariana e nos parâmetros reprodutivos de ratos Wistar. Biosaúde, 11(1), 29–42. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/biosaude/article/view/24302

Edição

Seção

Artigos