Envolvimento das quimiocinas e seus receptores na patogênese de doenças infecciosas e inflamatórias
Palavras-chave:
Quimiocinas, doenças inflamatórias, doenças infecciosasResumo
A migração dos leucócitos é essencial à resposta inflamatória e à resposta do hospedeiro frente ao processo infeccioso e este processo é controlado por quimiocinas, as quais são citocinas quimiotáticas e têm assumido um papel central na patofisiologia de várias doenças e mostrado seu potencial como alvo terapêutico. Poucos campos de estudo da Biologia Molecular e Imunologia sofreram revolução tão acentuada quanto o campo das quimiocinas e sua fundamental importância na patofisiologia humana. Desta forma, pretendemos abordar, nesta revisão, áreas básicas como a estrutura das quimiocinas, nomenclatura, receptores, mecanismo de ação, bem como seu envolvimento na regulação do sistema imunológico, em processos infecciosos e inflamatórios. Portanto, esta revisão tem como objetivo apresentar os aspectos gerais do envolvimento das quimiocinas na patogênese das doenças inflamatórias e infecciosas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Karen Brajão Oliveira, Thiago Cezar Fujita, Julie Massayo Maeda Oda, Mateus Nobrega Aoki, Roberto Iemitsu Tatakihara, Juliana Laino do Val Carneiro, Maria Angelica Ehara Watanabe

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao autor.



