Genotoxicidade da associação entre glifosato e extrato celular de Microcystis aeruginosa em tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus)
Palavras-chave:
Glifosato, Microcystis, TilápiaResumo
A co-ocorrência de Microcystis aeruginosa toxigênica e herbicidas à base de glifosato, como o Roundup® já é um fato evidente, devido a eutrofização de corpos d'água e a lixiviação do defensivo agrícola aplicado no campo. Neste estudo analisou-se o efeito genotóxico desta associação em tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) utilizando os testes de micronúcleo e cometa. Os resultados apontaram genotoxicidade em peixe devido à exposição ao Roundup® e ao extrato celular de Microcystis aeruginosa toxigênica, com a tendência desta toxidez mesmo em doses subcrônicas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Aniê Ieda Francabandeira, Cleiton Inácio Ramos, Tatiane Martins Oliveira, Elisabete Hiromi Hashimoto, Tatiana Peres Vanzella, Ilce Mara de Syllos Cólus, Maria do Carmo Bittencourt Oliveira, Elisa Yoko Hirooka

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao autor.



