Dante’s Inferno (2010) enquanto literatura digital
apropriações de Dante e Virgílio d’A Divina Comédia
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n34p289-325Palavras-chave:
Dante's Inferno, literatura digital, games, cultura digitalResumo
O artigo analisa como o jogo Dante's Inferno adapta elementos de A Divina Comédia de Dante Alighieri, destacando a importância dos personagens Dante e Virgílio, incluindo-os como Non-Player Characters (NPCs). O estudo foca no jogo lançado em 2010, relacionando-o à obra literária do século XIII e XIV. Explora-se o contexto contemporâneo da cultura digital. Baseia-se na análise do jogo e na obra de Dante Alighieri, além de considerar perspectivas da mídia especializada e acadêmica sobre videogames. O jogo representa uma reinterpretação da obra de Dante, desafiando as normas de leitura digital. Destaca-se a construção dos personagens e dos NPCs. Os games, como Dante's Inferno, oferecem insights sobre a adaptação cultural e histórica, enquanto suscitam questões metodológicas para historiadores abordarem os videogames como fontes históricas.
Downloads
Referências
AARSETH, Espen. Computer game studies, year one. Game studies, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 1-15, 2001.
ALVES, L. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Educação, Formação & Tecnologias, [São Paulo], v. 1, n. 2, p. 3-10, 2008. Disponível em: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bitstream/fieb/665/1/Rela%C3%A7%C3%A3o%20entre%20....pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.
ALVES, Lynn; PESSOA, Marcos. O Diabo em Dante‘s Inferno. In: SBGAMES, 10., 2011, Salvador. Anais [...]. São Paulo: SBC, 2011.
AMARAL, Clinio de Oliveira; BERTARELLI, Maria Eugênia. Discursos sobre A Divina Comédia ou Temporalizações de Dante Alighieri: a construção do conceito de idade média. Revista Signum: Revista da Abrem, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 37-67, 2020.
ARÉVALO, J. M. R. Crusading as Damnation, Killing for Salvation Crusading Ideology and Ludonarrative Dissonance in Dante's Inferno. In: ALVESTAD, K.C. (ed.). 21st Century Medievalisms: Between the Global and Individual. Budapeste: Trivent Publishing, 2023. cap. 6. DOI: https://doi.org/10.2307/jj.18377028.8
ARRUDA, E. P. Aprender história com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para professores. In: MAGALHÃES, Marcelo. Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2014. p. 239-254.
ARRUDA, E. P. Aprendizagem e jogos digitais. Campinas: Editora Alínea, 2011.
AUBERT, E. H. Vidas de Dante: escritos biográficos dos séculos XIV e XV. Cotia: Ateliê Editorial, 2011.
BAROLINI, T. An Ivy League Professor Weighs in: Expert View. Entertainment Weekly, [s. l.], v. 1091, p. 79, 2010.
BIRRO, Renan Marques. Eu planejo fazer algo como um game de fantasia neomedieval: RPG Makers e a estética neomedieval em RPG's digitais. Signum: Revista da Abrem, v. 22, n. 1, p.132-159, 2021.
BOBANY, A. VideogameArte. Teresópolis: Novas Idéias, 2008.
BOGOST, I. Unit operations: An approach to videogame criticism. Cambridge: MIT Press, 2008.
BORGO, E. Crítica: Dante's Inferno. The Enemy, [s. l.], 15 mar. 2010. Disponível em: https://www.theenemy.com.br/games/criticas/critica-dantes-inferno. Acesso em: 28 set. 2023.
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia das, 1996.
BRADBURY, J. Arms of the warrior. In: BRADBURY, J. Medieval Warfare. London: Routledge, 2004. p.247-259.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento 1: de Gutenberg a Diderot. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.
BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2010.
BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento 2: da enciclopédia à wikipédia. São Paulo: Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2012.
CAMPBELL, Joseph. Herói de Mil Faces. [S. l.]: Cholsamaj Fundación, 2005.
CAREY, B. T. Glossary of Military Terms. CAREY, B. T. Warfare in the Medieval World. Barnsley: Pen & Sword, 2011. p.203-217.
GARONE, Priscilla Maria Cardoso; RIBEIRO, Gledson Luiz Henrique; FERNANDES, Natacha Martins Poim. O design e a jogabilidade: Em busca do diferencial no game design. In: SBGAMES: ART AND DESIGN TRACK: SHORT PAPER, 12., 2013, São Paulo. Proceedings […]. São Paulo: SBC, 2013. p. 484-487. Disponível em: https://ladij.ufes.br/ wp-content/uploads/2022/03/o-design-e-a-jogabilidade.pdf. Acessado em: 21 nov. 2022
CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.
CHADWICK, Oliver. Courtly Violence, Digital Play: Adapting Medieval Courtly Masculinities in Dante’s Inferno. In: KLINE, Daniel T. (ed.). Digital Gaming Re-imagines the Middle Ages. London: Routledge, 2013. p. 148-161.
CHAKRABARTY, Dipesh. The Climate of History: Four Theses. Critical Inquiry, New York, v. 35, n. 2, p. 197-222, 2009. DOI: https://doi.org/10.1086/596640
CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.
COELHO, George Leonardo Seabra; SILVA, Luiz Gustavo Martins. Da cultura digital, games e educação histórica: interfaces a partir da netnografia. Revista Hydra, Guarulhos, v. 6, n. 12, p. 104-137, 2023. DOI: https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14425 DOI: https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14425
COELHO, George Leonardo Seabra; SILVA, Luiz Gustavo Martins; SENIUK, Talaita; SILVA, Thálita Maria Francisco. Entre o esperado e o real: tecnologias digitais, ensino e manuais didáticos de História. Revista História Hoje, São Paulo, v. 11, n. 23, p. 102-127, 2022. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i23.924 DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i23.924
COOPER, Victoria Elizabeth. Fantasies of the North: medievalism and identity in Skyrim. 2016. Tese (Doutorado) - University of Leeds, Leeds, 2016.
COPPLESTONE, Tara Jane. But that’s not accurate: the differing perceptions of accuracy in cultural-heritage videogames between creators, consumers and critics. Rethinking History, London, v. 21, n. 3, p. 415-438, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/13642529.2017.1256615 DOI: https://doi.org/10.1080/13642529.2017.1256615
CRONACHE, Redazione.. Il meteo di oggi, 14 luglio: ultime precipitazioni al Nord, poi caldo record dal weekend. Corriere Della Sera, Milano, 14 lug. 2023. Disponível em: https://www.corriere.it/cronache/23_luglio_14/meteo-oggi-14-luglio-ultime-precipitazioni-nord-poi-caldo-record-weekend-195e8a16-2208-11ee-a6cb-edb4a7e89d72.shtml. Acesso em: 4 abr. 2024.
DAHYA, Negin; JENSON, Jennifer; FONG, Katrina. (En)gendering videogame development: A feminist approach to gender, education, and game studies. Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies, London, v. 39, n. 4, p.367-390, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/10714413.2017.1344508 DOI: https://doi.org/10.1080/10714413.2017.1344508
DANTE'S inferno: O pecado da cópia. Correio Braziliense, São Paulo, 11 maio 2010. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2010/05/11/interna_tecnologia,191716/dante-s-inferno-o-pecado-da-copia.shtml. Acesso em: 1 out. 2023.
DANTE’S Inferno Heresy Developer Diary. [S. l.: s. n.], 2010. 1 video (3min 48s). Publicado pelo canal Eletronic Arts. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NuchJZFWlr0&rco=1 Acesso em: 29 mar. 2024.
DELBON, A. Crítica: Dante’s Inferno. Plano Crítico, [s. l.], 18 set. 2015. Disponível em: https://www.planocritico.com/critica-dantes-inferno/. Acesso em: 28 set. 2023.
DENG, Ziyu. Run, Hide, Fight: How Female Gamers Understand and React to Sexism and Misogyny in Gaming. 2023. Dissertação (Mestrado) - Institut d'études politiques de Paris, Paris, 2023.
DIVULGANTE MORTE. Análise morte: Dante's Inferno. 2019. Disponível em: divulgantemorte.com. Acesso em: 28 set. 2023.
EGUÍA, José Luis; CONTRETAS, Ruth Sofhía; SOLANO ALBAJÉS, LLuís. Os games digitais como um recurso cognitivo para o ensino da história da catalunha: um estudo de caso. Revista do Curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v. 3, n. 2, p. 120-133, 2012. Disponível em: https://upcommons.upc.edu/handle/2117/16877. Acesso em: 28 nov. 2021.
ELECTRONIC ARTS. Dante's Inferno. 2023. Disponível em: wwwea.com. Acesso em: 1 out. 2023.
ENSSLIN, Astrid. Literary Gaming. Cambridge: MIT Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9450.001.0001
ESTAMOS na era da "fervura global", diz secretário da ONU em meio a onda de calor recorde. Valor Economico, São Paulo, 27 jul. 2023. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/07/27/estamos-na-era-da-fervura-global-diz-secretrio-da-onu-em-meio-a-onda-de-calor-recorde.ghtml. Acesso em: 4 abr. 2024.
FREITAS, Antonio Diogo Greff. Programando o futuro: uma breve reflexão sobre memória, tempo e história através do ciberespaço e dos jogos digitais. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, Goiania, v. 1, n. 2, p. 329–343, 2023. DOI: https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.378 DOI: https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.378
HARAWAY, Donna. The Companion Species Manifesto: Dogs, People, and Significant Otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press, 2003.
HATCHER, John. Fiction as history: the black death and beyond. History [New York], v. 97, n. 325, p. 3-23, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-229X.2011.00539.x
HATCHER, John. The Black Death: an Intimate History. London: Phoenix, 2008.
HOWARD, Jeff. Interpretative Quests in Theory and Pedagogy. Digital Humanities Quarterly, Boston, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2007.
JAKOBSON, Roman. Aspectos Linguísticos da Tradução. In: JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1970. p. 63-72.
JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2015.
JUUL, Jesper. Half-real: Video games between real rules and fictional worlds. MIT press, 2005.
KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.
LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.
LEONARD, David J. Not a Hater, Just Keepin’ It Real. Games and Culture, [London], v. 1, n. 1, p. 83-88, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1555412005281910 DOI: https://doi.org/10.1177/1555412005281910
LEWIS, Katherine J. Grand Theft Longboat: Using Video Games and Medievalism to Teach Medieval History. In: LÜNEN, A.; LEWIS, K.J.; LITHERLAND, B.; CULLUM, P. (ed.). Historia Ludens: The Playing Historian. London: Routledge, 2019. p.54-70. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429345616-4
MARTINS JUNIOR, Domingos Savio Ximendes. Memória como voz dos silenciados para os games históricos: outras perspectivas da história em jogo. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, Goiania, v. 1, n. 1, p. 110–126, 2023. DOI: https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.84 DOI: https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.84
MOITA, Filomena Maria Gonçalves. Os Games e o Ensino de História: uma reflexão sobre Possibilidades de Novas Práticas Educativas. Plurais, Salvador, v. 1, n. 2, p. 115-130, maioago. 2010. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25p
MURRAY, Janet H. Hamleton the Holodeck, updated edition: the Future of Narrative in Cyberspace. Cambridge: MIT Press, 2017.
OLIVEIRA, Selma; MENDES, Luciano. O videogame como produto cultural: proposta para definir o jogo eletrônico como objeto empírico do campo da comunicação. Esferas, Brasilia, v. 1, n. 2, 2013. DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v1i2.3994 DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v1i2.3994
PACHECO, Márcio. Dante's Inferno. Game Hall, [São Paulo], 14 fev. 2016. Disponível em https://gamehall.com.br/dantes-inferno/. Acesso em: 28 set. 2023.
PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2008.
POWLESLAND, Katherine. Dante and Video Games: The Unrealised Potential of the Virtual Commedia. Italian Studies, [London], v. 77, n. 2, p. 146-156, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/00751634.2022.2058799 DOI: https://doi.org/10.1080/00751634.2022.2058799
RIBEIRO, Maria Aparecida Pires; COELHO, George Leonardo Seabra. Breve ensaio sobre a história das tecnologias digitais. In: SILVA, Thálita Maria Francisco da et al.(org.). Ensaios sobre usos e apropriações da cultura digital na pesquisa e ensino de história. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023. p. 59-76. Disponível em: https://www.editorapublicar.com.br/ensaios-sobre-usos-e-apropriacoes-da-cultura-digital-na-pesquisa-e-ensino-de-historia Acessado em: 31 mar.2024
RIVOLTELLA, Pier Cesar. Retrospectivas e tendências da pesquisa em mídia-educação no contexto internacional. In: ANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. São Paulo: Papirus, 2012. p. 17-29.
ROSSIGNOLI, Claudia. Playing the Afterlife: Dante’s Otherworlds in the Gaming Age. Games and Culture, [London], v. 15, n. 7, p. 825-849, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1555412019872578 DOI: https://doi.org/10.1177/1555412019872578
SANTOS, Christiano Britto Monteiro dos; COELHO, George Leonardo Seabra. O Antropoceno e suas relações com a história dos games. Topoi, Rio de Janeiro, v. 24, n. 54, p. 747-769, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-101X02405406 DOI: https://doi.org/10.1590/2237-101x02405406
SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro. O Inferno De Dante: imersão e sensorialidade. Acta Semiotica et Lingvistica, Palmas, v. 23, n. 2, p. 99-117, 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n2.43771 DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n2.43771
TELLES, Helyom; ALVES, Lynn. Ensino de História e Videogame: Problematizando a Avaliação de Jogos Baseados em Representações do Passado. In: SEMINÁRIO SJEEC: JOGOS ELETRÔNICOS-EDUCAÇÃO-COMUNICAÇÃO, 9., 2015, [s. l.]. Anais [...]. Salvador: Comunidades Virtuais, 2015.
TYERMAN, C. Pequena História das Cruzadas. Lisboa: Letra da China, 2008.
WELSH, T.J.; SEBASTIAN, J.T. Shades of Dante: virtual bodies in Dante's Inferno. In: KLINE, Daniel T. (ed.). Digital Gaming Re-imagines the Middle Ages. London: Routledge, 2013. p. 162-174.
WINEBURG, Sam; MARTIN, Daisy. Tampering with History: adapting primary sources for struggling readers. Social Education Arlington, v. 73, n. 5, p. 212-216, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Renan Birro , Christiano Britto Monteiro dos Santos , George Leonardo Seabra Coelho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/