Dante’s Inferno (2010) enquanto literatura digital

apropriações de Dante e Virgílio d’A Divina Comédia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2024v17n34p289-325

Palavras-chave:

Dante's Inferno, literatura digital, games, cultura digital

Resumo

O artigo analisa como o jogo Dante's Inferno adapta elementos de A Divina Comédia de Dante Alighieri, destacando a importância dos personagens Dante e Virgílio, incluindo-os como Non-Player Characters (NPCs). O estudo foca no jogo lançado em 2010, relacionando-o à obra literária do século XIII e XIV. Explora-se o contexto contemporâneo da cultura digital. Baseia-se na análise do jogo e na obra de Dante Alighieri, além de considerar perspectivas da mídia especializada e acadêmica sobre videogames. O jogo representa uma reinterpretação da obra de Dante, desafiando as normas de leitura digital. Destaca-se a construção dos personagens e dos NPCs. Os games, como Dante's Inferno, oferecem insights sobre a adaptação cultural e histórica, enquanto suscitam questões metodológicas para historiadores abordarem os videogames como fontes históricas.

Downloads

Biografia do Autor

Renan Marques Birro, Universidade de Pernambuco

Doutor em História Social pela Universidade de São Paulo - USP (2017)

Professor adjunto da Universidade de Pernambuco - UPE e professor permanente do Programa de Pós-graduação Profissional em Rede em Ensino de História - ProfHistória

Universidade de Pernambuco - UPE

Recife, PE - Brasil

Christiano Britto Monteiro dos Santos, Universidade Federal Fluminense

Doutor em História pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2014)

Professor adjunto na Universidade Federal Fluminense - UFF

Universidade Federal Fluminense - UFF

Niterói, RJ - Brasil

George Leonardo Seabra Coelho, Universidade Federal do Tocantins

Doutor em História pela Universidade Federal de Goiás - UFG (2015)

Professor adjunto na Universidade Federal do Tocantins - UFT/Porto Nacional e coordenador do PPGHispam/UFT

Universidade Federal do Tocantins - UFT/Porto Nacional

Porto Nacional, TO - Brasil

Referências

AARSETH, Espen. Computer game studies, year one. Game studies, [s. l.], v. 1, n. 1, p. 1-15, 2001.

ALVES, L. Relações entre os jogos digitais e aprendizagem: delineando percurso. Educação, Formação & Tecnologias, [São Paulo], v. 1, n. 2, p. 3-10, 2008. Disponível em: http://repositoriosenaiba.fieb.org.br/bitstream/fieb/665/1/Rela%C3%A7%C3%A3o%20entre%20....pdf. Acesso em: 20 nov. 2021.

ALVES, Lynn; PESSOA, Marcos. O Diabo em Dante‘s Inferno. In: SBGAMES, 10., 2011, Salvador. Anais [...]. São Paulo: SBC, 2011.

AMARAL, Clinio de Oliveira; BERTARELLI, Maria Eugênia. Discursos sobre A Divina Comédia ou Temporalizações de Dante Alighieri: a construção do conceito de idade média. Revista Signum: Revista da Abrem, São Paulo, v. 21, n. 2, p. 37-67, 2020.

ARÉVALO, J. M. R. Crusading as Damnation, Killing for Salvation Crusading Ideology and Ludonarrative Dissonance in Dante's Inferno. In: ALVESTAD, K.C. (ed.). 21st Century Medievalisms: Between the Global and Individual. Budapeste: Trivent Publishing, 2023. cap. 6. DOI: https://doi.org/10.2307/jj.18377028.8

ARRUDA, E. P. Aprender história com jogos digitais em rede: possibilidades e desafios para professores. In: MAGALHÃES, Marcelo. Ensino de História: usos do passado, memória e mídia. Rio de Janeiro: Ed. FGV, 2014. p. 239-254.

ARRUDA, E. P. Aprendizagem e jogos digitais. Campinas: Editora Alínea, 2011.

AUBERT, E. H. Vidas de Dante: escritos biográficos dos séculos XIV e XV. Cotia: Ateliê Editorial, 2011.

BAROLINI, T. An Ivy League Professor Weighs in: Expert View. Entertainment Weekly, [s. l.], v. 1091, p. 79, 2010.

BIRRO, Renan Marques. Eu planejo fazer algo como um game de fantasia neomedieval: RPG Makers e a estética neomedieval em RPG's digitais. Signum: Revista da Abrem, v. 22, n. 1, p.132-159, 2021.

BOBANY, A. VideogameArte. Teresópolis: Novas Idéias, 2008.

BOGOST, I. Unit operations: An approach to videogame criticism. Cambridge: MIT Press, 2008.

BORGO, E. Crítica: Dante's Inferno. The Enemy, [s. l.], 15 mar. 2010. Disponível em: https://www.theenemy.com.br/games/criticas/critica-dantes-inferno. Acesso em: 28 set. 2023.

BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Cia das, 1996.

BRADBURY, J. Arms of the warrior. In: BRADBURY, J. Medieval Warfare. London: Routledge, 2004. p.247-259.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento 1: de Gutenberg a Diderot. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

BURKE, Peter. Cultura popular na idade moderna: Europa, 1500-1800. São Paulo: Editora Companhia das Letras, 2010.

BURKE, Peter. Uma história social do conhecimento 2: da enciclopédia à wikipédia. São Paulo: Editora Schwarcz-Companhia das Letras, 2012.

CAMPBELL, Joseph. Herói de Mil Faces. [S. l.]: Cholsamaj Fundación, 2005.

CAREY, B. T. Glossary of Military Terms. CAREY, B. T. Warfare in the Medieval World. Barnsley: Pen & Sword, 2011. p.203-217.

GARONE, Priscilla Maria Cardoso; RIBEIRO, Gledson Luiz Henrique; FERNANDES, Natacha Martins Poim. O design e a jogabilidade: Em busca do diferencial no game design. In: SBGAMES: ART AND DESIGN TRACK: SHORT PAPER, 12., 2013, São Paulo. Proceedings […]. São Paulo: SBC, 2013. p. 484-487. Disponível em: https://ladij.ufes.br/ wp-content/uploads/2022/03/o-design-e-a-jogabilidade.pdf. Acessado em: 21 nov. 2022

CASTELLS, Manuel. A era da informação: economia, sociedade e cultura. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2007.

CHADWICK, Oliver. Courtly Violence, Digital Play: Adapting Medieval Courtly Masculinities in Dante’s Inferno. In: KLINE, Daniel T. (ed.). Digital Gaming Re-imagines the Middle Ages. London: Routledge, 2013. p. 148-161.

CHAKRABARTY, Dipesh. The Climate of History: Four Theses. Critical Inquiry, New York, v. 35, n. 2, p. 197-222, 2009. DOI: https://doi.org/10.1086/596640

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1999.

COELHO, George Leonardo Seabra; SILVA, Luiz Gustavo Martins. Da cultura digital, games e educação histórica: interfaces a partir da netnografia. Revista Hydra, Guarulhos, v. 6, n. 12, p. 104-137, 2023. DOI: https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14425 DOI: https://doi.org/10.34024/hydra.2023.v6.14425

COELHO, George Leonardo Seabra; SILVA, Luiz Gustavo Martins; SENIUK, Talaita; SILVA, Thálita Maria Francisco. Entre o esperado e o real: tecnologias digitais, ensino e manuais didáticos de História. Revista História Hoje, São Paulo, v. 11, n. 23, p. 102-127, 2022. DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i23.924 DOI: https://doi.org/10.20949/rhhj.v11i23.924

COOPER, Victoria Elizabeth. Fantasies of the North: medievalism and identity in Skyrim. 2016. Tese (Doutorado) - University of Leeds, Leeds, 2016.

COPPLESTONE, Tara Jane. But that’s not accurate: the differing perceptions of accuracy in cultural-heritage videogames between creators, consumers and critics. Rethinking History, London, v. 21, n. 3, p. 415-438, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/13642529.2017.1256615 DOI: https://doi.org/10.1080/13642529.2017.1256615

CRONACHE, Redazione.. Il meteo di oggi, 14 luglio: ultime precipitazioni al Nord, poi caldo record dal weekend. Corriere Della Sera, Milano, 14 lug. 2023. Disponível em: https://www.corriere.it/cronache/23_luglio_14/meteo-oggi-14-luglio-ultime-precipitazioni-nord-poi-caldo-record-weekend-195e8a16-2208-11ee-a6cb-edb4a7e89d72.shtml. Acesso em: 4 abr. 2024.

DAHYA, Negin; JENSON, Jennifer; FONG, Katrina. (En)gendering videogame development: A feminist approach to gender, education, and game studies. Review of Education, Pedagogy, and Cultural Studies, London, v. 39, n. 4, p.367-390, 2017. DOI: https://doi.org/10.1080/10714413.2017.1344508 DOI: https://doi.org/10.1080/10714413.2017.1344508

DANTE'S inferno: O pecado da cópia. Correio Braziliense, São Paulo, 11 maio 2010. Disponível em: https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/tecnologia/2010/05/11/interna_tecnologia,191716/dante-s-inferno-o-pecado-da-copia.shtml. Acesso em: 1 out. 2023.

DANTE’S Inferno Heresy Developer Diary. [S. l.: s. n.], 2010. 1 video (3min 48s). Publicado pelo canal Eletronic Arts. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=NuchJZFWlr0&rco=1 Acesso em: 29 mar. 2024.

DELBON, A. Crítica: Dante’s Inferno. Plano Crítico, [s. l.], 18 set. 2015. Disponível em: https://www.planocritico.com/critica-dantes-inferno/. Acesso em: 28 set. 2023.

DENG, Ziyu. Run, Hide, Fight: How Female Gamers Understand and React to Sexism and Misogyny in Gaming. 2023. Dissertação (Mestrado) - Institut d'études politiques de Paris, Paris, 2023.

DIVULGANTE MORTE. Análise morte: Dante's Inferno. 2019. Disponível em: divulgantemorte.com. Acesso em: 28 set. 2023.

EGUÍA, José Luis; CONTRETAS, Ruth Sofhía; SOLANO ALBAJÉS, LLuís. Os games digitais como um recurso cognitivo para o ensino da história da catalunha: um estudo de caso. Revista do Curso de Letras da UNIABEU, Nilópolis, v. 3, n. 2, p. 120-133, 2012. Disponível em: https://upcommons.upc.edu/handle/2117/16877. Acesso em: 28 nov. 2021.

ELECTRONIC ARTS. Dante's Inferno. 2023. Disponível em: wwwea.com. Acesso em: 1 out. 2023.

ENSSLIN, Astrid. Literary Gaming. Cambridge: MIT Press, 2014. DOI: https://doi.org/10.7551/mitpress/9450.001.0001

ESTAMOS na era da "fervura global", diz secretário da ONU em meio a onda de calor recorde. Valor Economico, São Paulo, 27 jul. 2023. Disponível em: https://valor.globo.com/mundo/noticia/2023/07/27/estamos-na-era-da-fervura-global-diz-secretrio-da-onu-em-meio-a-onda-de-calor-recorde.ghtml. Acesso em: 4 abr. 2024.

FREITAS, Antonio Diogo Greff. Programando o futuro: uma breve reflexão sobre memória, tempo e história através do ciberespaço e dos jogos digitais. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, Goiania, v. 1, n. 2, p. 329–343, 2023. DOI: https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.378 DOI: https://doi.org/10.59616/cehd.v1i2.378

HARAWAY, Donna. The Companion Species Manifesto: Dogs, People, and Significant Otherness. Chicago: Prickly Paradigm Press, 2003.

HATCHER, John. Fiction as history: the black death and beyond. History [New York], v. 97, n. 325, p. 3-23, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1468-229X.2011.00539.x

HATCHER, John. The Black Death: an Intimate History. London: Phoenix, 2008.

HOWARD, Jeff. Interpretative Quests in Theory and Pedagogy. Digital Humanities Quarterly, Boston, v. 1, n. 1, p. 1-15, 2007.

JAKOBSON, Roman. Aspectos Linguísticos da Tradução. In: JAKOBSON, R. Linguística e Comunicação. São Paulo: Cultrix, 1970. p. 63-72.

JENKINS, Henry. Cultura da convergência. São Paulo: Aleph, 2015.

JUUL, Jesper. Half-real: Video games between real rules and fictional worlds. MIT press, 2005.

KENSKI, Vani Moreira. Aprendizagem mediada pela tecnologia. Revista Diálogo Educacional, Curitiba, v. 4, n. 10, p. 47-56, 2003. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v4i10.6419

KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. São Paulo: Companhia das Letras, 2019.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Ed. Unicamp, 1990.

LEONARD, David J. Not a Hater, Just Keepin’ It Real. Games and Culture, [London], v. 1, n. 1, p. 83-88, 2006. DOI: https://doi.org/10.1177/1555412005281910 DOI: https://doi.org/10.1177/1555412005281910

LEWIS, Katherine J. Grand Theft Longboat: Using Video Games and Medievalism to Teach Medieval History. In: LÜNEN, A.; LEWIS, K.J.; LITHERLAND, B.; CULLUM, P. (ed.). Historia Ludens: The Playing Historian. London: Routledge, 2019. p.54-70. DOI: https://doi.org/10.4324/9780429345616-4

MARTINS JUNIOR, Domingos Savio Ximendes. Memória como voz dos silenciados para os games históricos: outras perspectivas da história em jogo. Convergências: estudos em Humanidades Digitais, Goiania, v. 1, n. 1, p. 110–126, 2023. DOI: https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.84 DOI: https://doi.org/10.59616/conehd.v1i01.84

MOITA, Filomena Maria Gonçalves. Os Games e o Ensino de História: uma reflexão sobre Possibilidades de Novas Práticas Educativas. Plurais, Salvador, v. 1, n. 2, p. 115-130, maioago. 2010. DOI: https://doi.org/10.29378/plurais.2447-9373.2010.v1.n2.%25p

MURRAY, Janet H. Hamleton the Holodeck, updated edition: the Future of Narrative in Cyberspace. Cambridge: MIT Press, 2017.

OLIVEIRA, Selma; MENDES, Luciano. O videogame como produto cultural: proposta para definir o jogo eletrônico como objeto empírico do campo da comunicação. Esferas, Brasilia, v. 1, n. 2, 2013. DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v1i2.3994 DOI: https://doi.org/10.31501/esf.v1i2.3994

PACHECO, Márcio. Dante's Inferno. Game Hall, [São Paulo], 14 fev. 2016. Disponível em https://gamehall.com.br/dantes-inferno/. Acesso em: 28 set. 2023.

PLAZA, Júlio. Tradução intersemiótica. São Paulo: Perspectiva, 2008.

POWLESLAND, Katherine. Dante and Video Games: The Unrealised Potential of the Virtual Commedia. Italian Studies, [London], v. 77, n. 2, p. 146-156, 2022. DOI: https://doi.org/10.1080/00751634.2022.2058799 DOI: https://doi.org/10.1080/00751634.2022.2058799

RIBEIRO, Maria Aparecida Pires; COELHO, George Leonardo Seabra. Breve ensaio sobre a história das tecnologias digitais. In: SILVA, Thálita Maria Francisco da et al.(org.). Ensaios sobre usos e apropriações da cultura digital na pesquisa e ensino de história. Rio de Janeiro: e-Publicar, 2023. p. 59-76. Disponível em: https://www.editorapublicar.com.br/ensaios-sobre-usos-e-apropriacoes-da-cultura-digital-na-pesquisa-e-ensino-de-historia Acessado em: 31 mar.2024

RIVOLTELLA, Pier Cesar. Retrospectivas e tendências da pesquisa em mídia-educação no contexto internacional. In: ANTIN, Monica; RIVOLTELLA, Pier Cesare. Cultura digital e escola: pesquisa e formação de professores. São Paulo: Papirus, 2012. p. 17-29.

ROSSIGNOLI, Claudia. Playing the Afterlife: Dante’s Otherworlds in the Gaming Age. Games and Culture, [London], v. 15, n. 7, p. 825-849, 2019. DOI: https://doi.org/10.1177/1555412019872578 DOI: https://doi.org/10.1177/1555412019872578

SANTOS, Christiano Britto Monteiro dos; COELHO, George Leonardo Seabra. O Antropoceno e suas relações com a história dos games. Topoi, Rio de Janeiro, v. 24, n. 54, p. 747-769, 2023. DOI: https://doi.org/10.1590/2237-101X02405406 DOI: https://doi.org/10.1590/2237-101x02405406

SILVEIRA, Ana Paula Pinheiro. O Inferno De Dante: imersão e sensorialidade. Acta Semiotica et Lingvistica, Palmas, v. 23, n. 2, p. 99-117, 2018. DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n2.43771 DOI: https://doi.org/10.22478/ufpb.2446-7006.2018v23n2.43771

TELLES, Helyom; ALVES, Lynn. Ensino de História e Videogame: Problematizando a Avaliação de Jogos Baseados em Representações do Passado. In: SEMINÁRIO SJEEC: JOGOS ELETRÔNICOS-EDUCAÇÃO-COMUNICAÇÃO, 9., 2015, [s. l.]. Anais [...]. Salvador: Comunidades Virtuais, 2015.

TYERMAN, C. Pequena História das Cruzadas. Lisboa: Letra da China, 2008.

WELSH, T.J.; SEBASTIAN, J.T. Shades of Dante: virtual bodies in Dante's Inferno. In: KLINE, Daniel T. (ed.). Digital Gaming Re-imagines the Middle Ages. London: Routledge, 2013. p. 162-174.

WINEBURG, Sam; MARTIN, Daisy. Tampering with History: adapting primary sources for struggling readers. Social Education Arlington, v. 73, n. 5, p. 212-216, 2009.

Downloads

Publicado

31-12-2024

Como Citar

BIRRO, Renan Marques; BRITTO MONTEIRO DOS SANTOS, Christiano; SEABRA COELHO, George Leonardo. Dante’s Inferno (2010) enquanto literatura digital: apropriações de Dante e Virgílio d’A Divina Comédia. Antíteses, [S. l.], v. 17, n. 34, p. 289–325, 2024. DOI: 10.5433/1984-3356.2024v17n34p289-325. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/51435. Acesso em: 20 abr. 2025.