A formação artística e representação de trajes: comparações entre Dürer, Watteau e Meirelles

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2021v14n27p370

Palavras-chave:

Desenho, estudo de trajes, formação acadêmica, século XIX, Victor Meirelles.

Resumo

Estudo comparativo em relação à formação de três artistas: Albrecht Dürer no século XV e XVI, Antoine Watteau no século XVIII e Victor Meirelles no século XIX. Para isso, se investigou as biografias e a formação oferecida em cada período e se analisou quanto as formas, os gêneros, as posições, as ambiências, as técnicas os desenhos de trajes desses artistas de forma individualizada e, posteriormente, fazendo comparações entre os trabalhos a partir de sete grupos. Observou-se que mesmo existindo uma distância temporal entre eles e diferenças na formação, o resultado produzido nos desenhos não são tão distintos, visto que já havia se consolidado um modelo de representação de estudos de trajes, que persiste até atualidade. Ainda, acrescenta-se que esse tipo de representação se vinculou ao mercado de arte voltado a um grande público.

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Biografia do Autor

Mara Rúbia Sant'Anna, Universidade do Estado de Santa Cataria

Doutor em Historia UFRGS/EHESS e professor efetivo da Universidade do Estado de Santa Catarina e professor associado da Université de Strasbourg (Marc Bloch)

Natália Régis, UDESC

Graduanda no Bacharelado em Moda pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Ex. bolsista no Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC – no Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade.

Felipe Fonseca, udesc

Graduando no Bacharelado em Moda pela UDESC (Universidade do Estado de Santa Catarina). Ex. bolsista no Programa de Bolsas de Iniciação Científica – PROBIC – no Laboratório Moda, Artes, Ensino e Sociedade.

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Publicado

13-08-2021

Como Citar

SANT’ANNA, M. R.; RÉGIS, N.; FONSECA, F. A formação artística e representação de trajes: comparações entre Dürer, Watteau e Meirelles. Antíteses, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 370–400, 2021. DOI: 10.5433/1984-3356.2021v14n27p370. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/41488. Acesso em: 22 fev. 2024.