A religião romana e Otávio Augusto: usos da esfera religiosa como tópico retórico sobre a promoção da paz
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2021v14n27p12Palavras-chave:
História Antiga, Principado de Augusto, Religião RomanaResumo
Este artigo pretende analisar as conexões entre religião e poder na Roma Antiga. Alguns rituais religiosos foram apropriados pela retórica política no Principado de Augusto para a sua legitimação. Assim, as atitudes augustanas de valorização da tradição e restauração da ordem social estão relacionadas com a construção da sua auctoritas. Dessa forma, ressaltamos que o culto à deusa Pax e as suas representações demarcavam nitidamente as fronteiras simbólicas de um período de transição, que vai das guerras civis para a estabilidade desse novo sistema político. Tais elementos podem ser observados tanto na literatura da época quanto na sua cultura material. Sendo assim, abordaremos esse tópico retórico através do estudo das moedas e da literatura augustana.
Downloads
Referências
BAYET, Jean. Tite-Live. Histoire Romaine. Trad.: Gaston Baillet. Paris: Les Belles Lettres, 1998. T 1.
BACZKO, Bronislaw. A imaginação social. In: LEACH, Edmund et al. Anthropos-Homem. Lisboa: Imprensa Nacional, 1985. p. 1-17.
BEARD, Mary. SPQR: a history of ancient Rome. London: Profile Books, 2015.
BENDLIN, Andreas. Peripheral centres – central peripheries: religious communications in the Roman empire. In: CANCIK, Hubert; RÜPKE, Jörg. (org.). Römische Reichsreligion and Provinzialreligion. Tübingen: Mohr Siebeck, 1997.p. 35-68.
BOCHINGER, Christoph; RUPKE, Jörg. Introduction. In: BOCHINGER, Christoph; RUPKE, Jörg(ed.). Dynamics of religion: past and present. Religionsgeschichtliche Versuche und Vorarbeiten 67. Berlin: De Gruyter, 2016.
BUSTAMANTE, Regina M. da Cunha. Práticas culturais no Império Romano: entre unidade e a diversidade. In: SILVA, Gilvan Ventura da; MENDES, Norma Musco (org.). Repensando o Império Romano: perspectiva socioeconômica, política e cultural. Vitória: EDUFES, 2006.
CARDOSO, Ciro Flamarion. Um historiador fala de teoria e metodologia. São Paulo: Edusc, 2005.
CASSIUS, Dio. Roman History. Translated by Earnest Cary, Herbert B. Foster.Cambridge, MA: Harvard University Press, 1927. v. IX. Loeb Classical Library, 177.
CICERÓN. Sobre lanaturaleza de Los dioses. Trad.: Angel Escobar. Madrid: Ed. Gredos, 1999.
CICERÓN. De L'invention. Texteétabli et traduit par: Guy Achard. Paris: Belle Lettres, 1994.
GRADEL, Ittai. Emperor worship and roman religion. Oxford: Clarendon Press, 2002.
GRIMAL, Pierre. Le dieu Janus et les origines de Rome. Paris: Berg InternationalEditeurs, 1999.
GRIMAL, Pierre. Dicionário de Mitologia Grega e Romana. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2000.
GRUMMOND, Nancy Thomson de. Etruscan myth, sacred history, and legend. Philadelphia: University ofPennsylvania Museum of Archaeology and Anthropology, 2006.
HORACIO. Epodos, Odas Y Carmen Secular.Trad.: Rubén Bonifaznuño. Ciudaddel México: Universidad Nacional Autónoma del México, 2007.
HOWGEGO, Christopher. Ancient history from coins. London: Routledge, 1995.
KNOKE, David. Political networks: the structural perspective. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
LEWIS, Charlton T.; SHORT, Charles. A Latin Dictionary. Oxford: Clarendon Press, 1958.
MAXIMO, Valerio. Facta et dictamemoriabilia: hechos y dichosmemorables..Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires, 2014.
MONFORD, Mark; LENARDON, Robert. Classical mythology. Oxford: Oxford University Press, 2002.
PADEN, W.E. Sacrality as integrity: “sacred order” as a model for describing religious worls. In: INDINOPULOS, Thomas Q.; YONAN, Edward A. (ed.). The Sacred and its Scholars: comparative methodologies for the study of primary religious Data. Leiden: E. J. Brill, 1996. p. 3-18.
PESAVENTO, Sandra Jatahy. Além das fronteiras. In: MARTINS, Maria Helena (org.). Fronteiras culturais: Brasil, Uruguai, Argentina. Cotia, SP: Ateliê editorial, 2002. p. 27-34.
ROSA, Claudia Beltrão. LECTISTERNIVM: banquete ritual e ordem sagrada na Roma Republicana. In: CANDIDO, Maria Regina (org.). Práticas alimentares no mediterrâneo antigo. Rio de Janeiro: Editora NEA/UERJ, 2012. p. 60-82.
RUPKE, Jörg. Die Religion der Römer: Eine Einführung.Müchen: Verlag C. H. Beck, 2001.
SCHEID, John. La religion des Romains. Paris: Armand Colin, 1998.
SCHEID, John. Religion et Piété à Rome. Paris: Albin Michel, 2001.
SENNETT, Richard. Carne e pedra: o corpo e a cidade na civilização ocidental. Rio de Janeiro: Best Bolso, 2003.
SILVA, Debora Casanova. Genius et Lares Augusti: uma análise da legitimação do poder de Augusto na urbs (27 a. C. a 2 a. C.). 2013. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro, Rio e Janeiro, 2013.
SUETÔNIO. Vida do Divino Augusto. Tradução: Matheus Trevizam, Paulo Sérgio Vasconcellos, Antônio Martinez Rezende. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 2007.
SUTHERLAND, C. H. V.; CARSON, R. A. G. (ed.). RIC1 / The Roman Imperial Coinage. London: Spink & Son Ltd, 1984. v. 1.
SYME, Ronald. Problems about Janus. The American Journal of Philology, Baltimore, v. 100, n. 1, p. 188-212, 1979.
WILLIAMS, Jonathan. Religion and Roman Coins. In: RUPKE, Jorg. A Companion to Roman Religion. Oxford –UK: Blackwell Publishing, 2007, p.143-163.
WOOLF, Greg. Roman peace. In: RICH, John; SHIPLEY, Grahan. (ed.). War and society in the Roman World. London: Routledge, 2002.
ZANKER, Paul. Augusto y el poder de lasimágenes. Madrid: Alianza Editorial, 1992.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/