A constituição das escolas públicas e subvencionadas na Província do Paraná

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2021v14n27p151

Palavras-chave:

História da Educação, História Regional

Resumo

O texto apresenta uma análise sobre a constituição das escolas públicas e particulares no Paraná a partir de novos parâmetros impostos pelo setor produtivo e o processo de imigração europeia. A periodização definida para o estudo abrange o ano de 1853, onde ocorreu a emancipação Paraná, até a proclamação da república em 1889. A educação na Província do Paraná encontrava-se em estado precário e como não priorizou o ensino público passou a apoiar as iniciativas particulares para a manutenção da instrução por meio de subvenções concedidas aos colégios confessionais ou particulares e sociedades filantrópicas. O desenvolvimento da pesquisa deu-se pela abordagem da pesquisa qualitativa, com utilização da pesquisa documental e, concomitantemente, do uso combinado das fontes primárias. A utilização das fontes documentais oficiais, como relatórios, pareceres, código de ensino e regulamentos, confirmam a centralidade do Estado. Por isso, pode-se afirmar que, ao longo da história da educação brasileira, o Estado tem sido o grande organizador da esfera educacional, o que justifica essa centralidade assim como o dualismo e o elitismo educacional.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Educação, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da linha de História e Políticas Educacionais.

  

Referências

ANJOS, Juarez José Tuchinski dos; BAROBSA, Etienne Baldez Louzada. Memória, História e Ressentimentos na Instrução Pública Primária na Província do Paraná (Brasil, 1853-1889)1. Educação, Santa Maria, ano 2018, v. 43, n. 4, p. 791-806, 2018. DOI doi:https://doi.org/10.5902/1984644433177. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/33177/pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

AZEVEDO, Fernando de. A cultura brasileira: introdução ao estudo da cultura no Brasil. 2. ed. São Paulo: Editora Nacional, 1944.

BRASIL. Decreto n.1331 A de 17 de fevereiro de 1854. Aprova o regulamento para a reforma do ensino primário e secundário no Município da Corte. Coleção de Leis do Império do Brasil, 1854, v. 1, pt I, p. 45, 17 fev. 1854.

COSTA, Emília Viotti da. Da senzala à colônia. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1998.

COSTA, Emília Viotti da. Da Monarquia à República. Momentos decisivos. 6. ed. São Paulo: Fundação Editora da Unesp, 1999.

KREUTZ, Lúcio. A educação de imigrantes no Brasil. In: VEIGA, Cynthia Greive; LOPES, Eliane Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes de. (org.). 500 anos de educação no Brasil. Belo Horizonte: Autêntica, 2000.

KUBASKI, Luciana. Imigração e educação dos poloneses em Ponta Grossa, PR. 2015. 117 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2015.

MARTINIAK, Vera Lucia. Trabalho, educação e imigração: constituição das escolas étnicas na província do Paraná. 2016. 73 f. Pós-Doutorado (Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2016. Relatório.

MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. A constituição do processo de escolarização primária no município de Colombo (1882-1912). 2005. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2005.

MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. Educação, mutualismo e nacionalização: aspectos de uma escola étnica italiana no Paraná (1905-1918). Roteiro, Joaçaba, v. 32, n. 2, p. 167-182, jul./dez. 2007.

MASCHIO, Elaine Cátia Falcade. A escolarização dos imigrantes e de seus descendentes nas colônias italianas de Curitiba, entre táticas e estratégias de italianità e brasilitá (1875-1930). 2012. 340 p. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2012. Disponível em: http://www.ppge.ufpr.br/teses/D12_Elaine%20C%C3%A1tia%20Falcade%20Maschio.pdf. Acesso em: 20 jul. 2021.

MATTOS, Ilmar Rohloff de. O Tempo Saquarema: a formação do Estado imperial. 2 ed. São Paulo: Hucitec, 1990.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Coletânea da documentação educacional paranaense no período de 1854 a 1889. Campinas: Autores Associados, 2000.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A história da escola primária no Paraná: entre as intenções legais e as necessidades reais. In: SCHELBAUER, A. et al. (org.). Educação em debate: perspectivas, abordagens e historiografia. Campinas: Autores Associados, 2006a. p. 187-210.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. A organização da escola primária pública do Paraná: período provincial. Revista HISTEDBR On-line, Campinas, n. 22, p. 39-53, jun. 2006b.

MIGUEL, Maria Elisabeth Blanck. Relatórios e ofícios da Instrução Pública do Paraná provincial (1854 a 1869). Vitória: Virtual Livros, 2013.

MISSÃO dos padres missionários poloneses no Brasil. In: COMUNIDADE BRASILEIRO-POLONESA, 1971, Curitiba. Anais [...]. Curitiba: Superintendência ao Centenário da Imigração Polonesa ao Paraná, 1971. v. V, p. 88-98.
Disponível em: http://www.pbc.uw.edu.pl/11657/1/Anais_1971_5.pdf

NEGRÃO, Régis Ferreira. Imigração alemã e educação católica na Curitiba de finais do século XIX e início do século XX. 2008. Dissertação (Mestrado em Educação) -: Universidade São Francisco, Itaituba, 2008.

OLIVEIRA, Maria Cecília Marins de. O ensino primário na província do Paraná, 1853-1889. 1982. (Dissertação em História). Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1982.

OLIVEIRA, Maria Cecília Marins de. O ensino primário na Província do Paraná, 1853-1889. Curitiba: SECE/BPPR, 1986.

OLIVEIRA, Maria Cecília Marins de. As escolas primárias no Paraná: estudo retrospectivo de 1827 a 1928. Educar em Revista, Curitiba, n. 8, p. 43-58, ja./dez. 1989. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40601989000100005&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 06 abr. 2020.

PARANÁ. Relatório apresentado à Assembleia Legislativa Provincial do Paraná pelo Vice-Presidente em Exercício Henrique de Beaurepaire Rohan – 1856. Curitiba: Tipografia Paranaense de C. Martins Lopes, 1856.

PARANÁ. Departamento Estadual de Arquivo Público. Ofícios 08/05/1873. Curitiba: DEAP, 1873. v. 11, ap. 409.

PARANÁ. Lei n. 190 de abril de 1871. Regulamenta a Instrução Pública da Província do Paraná. Leis e Regulamentos da Província do Paraná: Typ. Commercial de J. F. Pinheiro, 1871a.

PARANÁ. Regulamento de 08 de abril de 1857. Regulamento de Ordem Geral para as Escolas da Instrução Primária, preparação, organização do professorado, condições e normas para o ensino particular, primário e secundário. Curityba: [s. n.], 1857.

PARANÁ. Regulamento de 16 de julho de 1876. Aprova o regulamento orgânico da Instrução Pública da Província do Paraná. Leis, decretos e regulamentos da Província do Paraná. Curityba: [s. n.], 1876a. v. 23.

PARANÁ. Relatório apresentado á Assembleia Legislativa do Paraná no dia 15 de fevereiro de 1876 pelo presidente da província, doutor Adolpho Lamenha Lins. Província do Paraná. Curityba: Typ. da Viúva Lopes, 1876b.

PARANÁ. Relatório apresentado ao Secretário Geral do Estado pelo Professor Cesar Prieto Martinez, Inspetor Geral do Ensino. Curitiba: Tip. Da Penitenciária do Estado, 1921.

PARANÁ. Relatório apresentando ao Presidente da Província do Paraná: Venâncio José de Oliveira Lisboa, pelo Inspetor Geral da Instrução Pública Bento Fernandes Barros. Curityba: Typ. de Candido Martins, 1871b.

PARANÁ. Relatório do Presidente da Província do Paraná: Presidente Antonio Barbosa Gomes Nogueira, na Assembléa Provincial em 19 de abril de 1861. Curitiba: Typographia do Correio Official, 1861

PARANÁ. Relatório do Presidente da Província do Paraná: Conselheiro Zacarias de Góes e Vasconcellos na Abertura da Assembléa Legislativa Provincial em 15 de julho de 1854. Curitiba: Typ. Paranaense de Candido Martins Lopes, 1854.

PARANÁ. Relatório do Presidente da Província do Paraná: Francisco Liberato de Mattos na Abertura da Assembléa Legislativa Provincial em 7 de janeiro de 1859. Curitiba: Typ. Paranaense de Candido Martins Lopes, 1859.

PARANÁ. Relatório do Presidente da Província. Dr. Carlos Augusto de Carvalho na abertura da 1ª Sessão da 15ª Legislatura da Assembléia Legislativa Provincial do Paraná, em primeiro de outubro de 1882. Curityba: Typ. Perseverança, 1882.

PARANÁ. Relatório do Presidente da Província: Frederico Jose Cardoso de Araujo Abranches, na abertura da 1ª Sessão da 11ª Legislatura da Assembléia Legislativa Provincial do Paraná, em 15/02/1874. Curityba: Typ. da viúva Lopes, 1874.

RENK, Valquiria Elita. A educação dos imigrantes alemães católicos de Curitiba: 1896-1938. O estudo de caso do Colégio Bom Jesus. 2002. Dissertação (Mestrado em Educação) - Pontifícia Universidade Católica do Paraná, Curitiba, 2004.

SAVIANI, Dermeval. História das ideias pedagógicas. São Paulo: Autores Associados, 2010.

SOUZA, Regina Maria Schimmelpfeng de. A estrada do poente: escola Alemã/Colégio Progresso (Curitiba 1930-1942). 2002. Dissertação (Mestrado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2002.

SOUZA, Regina Maria Shimmelpfeng de. Deutsche schule, a escola alemã de Curitiba: um olhar histórico (1884-1917). 2006. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

VECHIA, Ariclê. Imigração e educação em Curitiba - 1853-1889. 339 p. Tese (Doutorado em História) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 1998.

WACHOWICZ, Lilian. Relação professor x estado no Paraná tradicional. Curitiba: Cortez, 1984.

WILLEMS, Emílio. A aculturação dos alemães no Brasil. São Paulo: Ed. Nacional, 1980.

Downloads

Publicado

13-08-2021

Como Citar

MARTINIAK, Vera Lucia. A constituição das escolas públicas e subvencionadas na Província do Paraná. Antíteses, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 151–179, 2021. DOI: 10.5433/1984-3356.2021v14n27p151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39775. Acesso em: 27 dez. 2024.