A constituição das escolas públicas e subvencionadas na Província do Paraná

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DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2021v14n27p151

Palavras-chave:

História da Educação, História Regional

Resumo

O texto apresenta uma análise sobre a constituição das escolas públicas e particulares no Paraná a partir de novos parâmetros impostos pelo setor produtivo e o processo de imigração europeia. A periodização definida para o estudo abrange o ano de 1853, onde ocorreu a emancipação Paraná, até a proclamação da república em 1889. A educação na Província do Paraná encontrava-se em estado precário e como não priorizou o ensino público passou a apoiar as iniciativas particulares para a manutenção da instrução por meio de subvenções concedidas aos colégios confessionais ou particulares e sociedades filantrópicas. O desenvolvimento da pesquisa deu-se pela abordagem da pesquisa qualitativa, com utilização da pesquisa documental e, concomitantemente, do uso combinado das fontes primárias. A utilização das fontes documentais oficiais, como relatórios, pareceres, código de ensino e regulamentos, confirmam a centralidade do Estado. Por isso, pode-se afirmar que, ao longo da história da educação brasileira, o Estado tem sido o grande organizador da esfera educacional, o que justifica essa centralidade assim como o dualismo e o elitismo educacional.

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Biografia do Autor

Vera Lucia Martiniak, Universidade Estadual de Ponta Grossa

Professora do Departamento de Educação, do Setor de Ciências Humanas, Letras e Artes.

Professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação, da linha de História e Políticas Educacionais.

  

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Publicado

13-08-2021

Como Citar

MARTINIAK, V. L. A constituição das escolas públicas e subvencionadas na Província do Paraná. Antíteses, [S. l.], v. 14, n. 27, p. 151–179, 2021. DOI: 10.5433/1984-3356.2021v14n27p151. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/39775. Acesso em: 3 mar. 2024.