Clube de Cinema da Bahia e a sua participação no campo cinematográfico nos anos 1970
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2019v12n23p631Palavras-chave:
Cineclubismo, Formação, Cinema Brasileiro, História.Resumo
Este artigo trata das ações do Clube de Cinema da Bahia durante a década de 1970 em Salvador. Pretende-se a partir da descrição e análise da sua programação, composta tanto por exibições regulares e mostras temáticas, quanto por cursos, palestras e seminários, evidenciar a sua importância junto com o Grupo Experimental de Cinema e a Jornada de Cinema da Bahia como vértices impulsionadores da cultura cinematográfica na Bahia durante este período, que articulados proporcionaram além da possibilidade de acesso a uma filmografia diversa, um espaço de formação para críticos, cineastas, produtores e técnicos, alguns ainda hoje em atividade no cinema brasileiro.Downloads
Referências
CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Propostas de filiação. 1971 a 1973. Setor de Memória da UFBA - Biblioteca Universitária Reitor Macedo Costa.
CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Programação – 1975. Datilografado.
CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Programa do curso Técnicas de animação. Novembro de 1976a. Datilografado.
CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Fichas de inscrição do curso Técnicas de animação. Novembro de 1976b. Datilografado.
CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Lista de presença do curso Técnicas de animação. Novembro de 1976c. Datilografado.
CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Programação - 1977. Datilografado.
CCB - CLUBE DE CINEMA DA BAHIA. Relatório das atividades do Clube de Cinema da Bahia -1978. Datilografado.
BATHOMARCO, CÍCERO. [ENTREVISTA]. 26 jan. 2016. Residência do entrevistado. Salvador.
ESTÁGIO DE CINECLUBES INSTALA-SE. Pasta de Recortes. Caixa Clube de Cinema da Bahia 1950-1989 2. Memorial Walter da Silveira – Associação Baiana de Imprensa.
FESTIVAL DE CINEMA DA BAHIA, 1., 1962, [Bahia]. Regulamento do I Festival de Cinema da Bahia. [Bahia], out 1962. p. 1.
INSTITUTO GOETHE. Cinema e propaganda: cinema nacional-socialista. Wort und tat (Palavra e ação). Datilografado.
JORNAL A TARDE. Clube de Cinema mudou para sábado no Capri. 15 jan. 1974, p. 11. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
JORNAL A TARDE. Clube de Cinema. 22 jan. 1974, p. 9. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
JORNAL A TARDE. Filmes contam a história do cinema brasileiro. 12 mar. 1975, p. 5. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
JORNAL A TARDE. Cineasta carioca veio vêr Mês do Cinema Brasileiro. 15 mar. 1975, p. 3. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
JORNAL A TARDE. Seminário de Cinema no ICBA. 7 ago. 1975. p. 12. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
JORNAL DA BAHIA. Cinema e propaganda. 20 set. 1975, p. 2. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
JORNAL A TARDE. Intensivo de cinema. 6 mar .1976, p. 5. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
JORNAL A TARDE. Técnicas de animação. 6 nov. 1976, p. 3. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
JORNAL A TARDE. Formação de operadores cinematográficos. 2 abr. 1978, p. 6. Hemeroteca do Centro de Memória da Bahia.
SILVA, LUIZ ORLANDO DA. [ENTREVISTA]. 27 de abril de 2005. Setor de Cinema da UFBA. Salvador.
SILVEIRA, Walter. Caderno de textos da V Jornada Nacional de Cineclubes e I Festival Brasileiro de Filme de Curta Metragem em 1965. Caixa Clube de Cinema da Bahia 1950-1989 2.
Referências
ADAMATTI, Margarida Maria. A crítica cinematográfica no jornal alternativo Opinião: frentismo, estética e política nos anos setenta. 2015. Tese (Doutorado) - Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo, São Paulo, 2015.
DE BAECQUE, Antoine. Cinefilia: invenção de um olhar, história de uma cultura, 1944-1968. São Paulo: Cosac Naify, 2010.
DIAS, José Umberto (org.). Walter da Silveira: O eterno e o efêmero. Salvador: Oiti, 2006. v. 3
BUTRUCE, Débora. Cineclubismo no Brasil: esboço de uma história. Revista Acervo, Rio de Janeiro, v. 16, n. 1, p. 117-124, jan/jun 2003.
CAMPOS, Marina da Costa. O Cineclube Antônio das Mortes: trajetória, exibição e produção (1977-1987). 2014. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2014.
CÂMARA DOS DEPUTADOS. Projeto de Lei 911/1975. Extingue o instituto nacional do cinema, amplia as atribuições da empresa brasileira de filmes S.A. (Embrafilme) e da outras providencias. Brasília, DF: Palácio do Congresso Nacional, 1975.
CÁNEPA, Laura Loguercio. Cinema Novo Alemão. In: MASCARELLO, Fernando (org.). História do cinema mundial. 7. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012. p. 311-330.
CARVALHO, Maria do Socorro. Imagens de um tempo em movimento: cinema e cultura na Bahia nos anos JK (1956-1961). Salvador: EDUFBA,1999.
CARVALHO, Maria do Socorro. A nova onda baiana: cinema na Bahia 1958-1962. Salvador: EDUFBA, 2003.
GMÜNDER, Ulrich (org.). Fausto visita os orixás: 50 anos do Goethe-Instituto/ICBA na Bahia. Salvador: EDUFBA: ICBA, 2012.
JESUS, Rafael Henrique Costa Santos de. Salvador em cartaz: a ação política dos cinejornais da SANI filmes na fabricação do conceito de modernidade soteropolitana (1967-1975). 2015. Dissertação (Mestrado) - Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2015.
LUNARDELLI, Fatimarlei. Quando éramos jovens: história do Clube de Cinema de Porto Alegre. Porto Alegre: Ed Universidade/UFRGS/UE, 2000.
MALAFAIA, Wolney Viana. O cinema e o estado na terra do sol: a construção de uma política cultural de cinema em tempos autoritários. In. CAPELATO, Maria Helena; MORETTIN, Eduardo; NAPOLITANO, Marcos; SALIBA, Elias Thomé. História e cinema: dimensões históricas do audiovisual. 2. ed. São Paulo: Alameda, 2011. p 333-356.
MELO, Izabel de Fátima Cruz Melo. Cinema, circuitos culturais e espaços formativos: novas sociabilidades e ambiência na Bahia. Tese de Doutorado. Programa de Pós Graduação em Meios e Processos Audiovisuais. Escola de Comunicação e Artes. Universidade de São Paulo: São Paulo, 2018.
OLIVEIRA, Elysabeth Senra de. Uma geração cinematográfica: intelectuais mineiros da década de 50. São Paulo: Annablume, 2003.
RIBEIRO, José Américo. O cinema em Belo Horizonte: do cineclubismo à produção cinematográfica na década de 60. Belo Horizonte: Ed Ufmg, 1997.
RIDENTI, Marcelo. Em busca do povo brasileiro: artistas da revolução, do CPC à era da TV. 2. ed. São Paulo: Editora Unesp, 2014
RUBINO, Silvana. Gramsci no museu, ou a arte popular no Solar do Unhão, Salvador, 1963-4. 26ª Reunião Brasileira de Antropologia. Junho 2008. Disponível em: http://www.abant.org.br/conteudo/ANAIS/CD_Virtual_26_RBA/grupos_de_trabalho/trabalhos/GT%2037/silvana%20rubino.pdf. Acesso em 09 jan. 2018
RUBINO, Silvana e GRINOVER, Marina (org.). Lina por escrito: textos escolhidos de Lina Bo Bardi. São Paulo: Cosac Naify, 2009.
SCHAFFNER, Roland. Memoráveis paixões transculturais: euroafroameríndia. Salvador: EDUFBA, 2011.
SANTOS, Fabricio Felice Alves dos. “A apoteose da imagem”: cineclubismo e crítica cinematográfica no Chaplin-Club. 2012. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2012.
SILVA, Veruska Anacirema da. Memória e cultura: cinema e aprendizado de
cineclubistas baianos dos anos 1950. 2010. Dissertação (Mestrado) – Universidade Estadual do Sudoeste, Vitória da Conquista, 2010.
SETARO, André. Panorama do cinema baiano. 2. ed. Salvador: Empresa Gráfica da Bahia, 2014.
SOUZA, Marise Berta de. ABC de Nelson do Sertão ao Mar da Bahia: ou quem é ateu e viu milagres como eu. 2008. Tese (Doutorado) - Universidade Federal da Bahia, 2008.
VIEIRA, Paulo Sá. O cinema super-8 na Bahia. Salvador: Fundação Cultural do Estado da Bahia, 1984.
XAVIER, Ismail. Sétima Arte, um culto moderno: o idealismo estético e o cinema. São Paulo: Edições SESC São Paulo, 2017.
WILLIAMS, Raymond. Marxismo e literatura. Rio de Janeiro: Zahar, 1979.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/