As batalhas de Uccello: o olhar do tempo e da história
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2016v9n17p55Palavras-chave:
Uceello, São Romano, Médicis, Florença, QuatrocentosResumo
A partir do século XII, o crescimento comercial cada vez mais importante das cidades italianas, favoreceu a ascensão de um grupo social poderoso. A riqueza deste grupo estava baseada também, no capital financeiro. Nos séculos seguintes, Florença se tornou um centro urbano importante e com crescimento populacional ascendente. O domínio político pertencia as grandes famílias, dentre as quais, se distinguiam os Médicis, cujo mecenato assegurou o desenvolvimento artístico e cultural da cidade. Tal cenário permitiu um movimento artístico sem precedente e fez de Florença um centro de reunião de pintores, escultores e arquitetos. A arte antes, confinada nas igrejas passou a conquistar os espaços públicos e privados como os suntuosos palácios das famílias importantes. Buscou-se dentro deste contexto, estudar a Batalha de São Romano, tríptico pintado por Paolo di Dono, dito Ucello. Após uma sequência de proprietários difícil de ser determinada, os painéis acabaram por fazer parte do patrimônio de Lorenzo Médicis. O Tríptico atualmente, desmembrado se encontra em três diferentes museus da Europa. Procurou-se investigar o conteúdo artístico e cultural dos três painéis, e acompanhar o olhar da História e dos diferentes espectadores.Downloads
Referências
ARGAN, G. C.; FAGIOLO, M. Guia de história da arte. Lisboa: Estampa, 1977.
BAXANDALL, M. O olhar renascente. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BLOEDÉ, J. Paolo Uccello et la réprésentation du mouvement. Paris: Enba Éditions, 2005.
DIDI-HUBERMAN, G. Devant le temps. Paris: Les Éditions de Minuit, 2000.
DIDI-HUBERMAN, G. L’image survivante. Paris: Les Éditions de Minuit, 2002.
FOSSI, G. Galeria de los Uffizi. Florença: Firenze Musei, 2007.
GILLI, P. Cidades e sociedades urbanas na Itália Medieval. São Paulo: Unicamp, 2011.
GOMBRICH, E. H. A história da arte. 16. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012.
HUIZINGA, Johan. O Declínio da Idade Média. Lisboa: Ed. Ulisseia, 1924.
KRÚGER, Klaus; SCHMITT, J. C, Der blick auf die bilder. German: Wallstein, 1997.
LANGMUIR, E. National gallery, lidie échassériaud. Paris: Flammarion, 1996.
SCHAPIRO, M. Les mots et les images. Paris: Macula, 2000.
WIRTH, J. L’image médiévale. Paris: Méridiens Klinckieck, 1989.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/