O cristianismo primitivo como objeto da história cultural: delimitações, conceitos de análise e roteiros de pesquisa
DOI:
https://doi.org/10.5433/1984-3356.2015v8n16p31Palavras-chave:
História cultural, Cristianismo primitivo, Cultura como sistema de linguagem, Narrativa cristã primitivaResumo
Este artigo levanta questões referentes às possibilidades e limites de se proceder a uma história cultural do cristianismo primitivo. São apresentadas algumas obras-chave que oferecem análises que tangenciam e antecipam questões da história cultural, como a história de doutrinas e ideias religiosas, psicologia histórica, história de práticas religiosas populares, entre outros. Em seguida são discutidas a terminologia do campo de estudos, a abrangência cronológica e o corpo de documentos. Por fim, propõe-se o estudo das categorias mentais do Cristianismo Primitivo e a consideração do mesmo como um sistema de linguagem, por meio do estudo de seus textos narrativos e ficcionais.Downloads
Referências
BERGER, Klaus. Psicologia histórica do Novo Testamento. São Paulo: Paulus, 2011.
BERGER, Klaus. Theologiegeschichte des Urchristentums. Theologie des Neuen Testaments. Tübingen: UTB, 1994.
BLUMELL, Lincoln H.; WAYMENT, Thomas A. (Ed.). Christian Oxyrhynchus. Texts, Documents, and Sources. Waco: Baylor University Press, 2015.
BURRUS, Virginia (Ed.). Late Ancient Christianity (A People’s History of Christianity). Minneapolis: Fortress Press, 2005.
BURRUS, Virginia. Word and Flesh: The Bodies and Sexuality of Ascetic Women in Christian Antiquity. Journal of Feminist Studies in Religion, v. 10, n. 1, Spring, p. 27-51, 1994.
CASTELLI, Elizabeth. Martyrdom and Memory: Early Christian culture making (Gender, Theory, and Religion). Columbia: Columbia University Press, 2007.
CHEVITARESE, André L. Cristianismos. Questões e debates metodológicos. Rio de Janeiro: Kliné, 2011.
CLARK, Elizabeth A. From Patristics to Early Christian Studies. In: HARVEY, S. A.; HUNTER, D. G. Oxford Handbook of Early Christian Studies. Oxford: Oxford University Press, 2008.
COHEN, Shaye J. D. The Beginnings of Jewishness. Boundaries, Varieties, Uncertainties. Berkeley: University of California, 1999.
COX MILLER, Patricia. The Corporeal Imagination. Signifying the Holy in Late Ancient Christianity. University of Pennsylvania Press, 2009.
CROSSAN, John Dominic. The Birth of Christianity. Discovering what Happened in the Years Immediately after the Execution of Jesus. San Francisco, 1998, 656p.
CUCHE, Denys. A noção de cultura nas ciências sociais. Bauru: EDUSC, 1999.
EHRMAN, Barth. How Jesus Became God: The Exaltation of a Jewish Preacher from Galilee. New York: HarperOne, 2015.
GUREVICH, Aaron, J. Categories of Medieval Culture. London/Boston: Routledge & Kegan Paul, 1985.
GOUREVITCH, Aaron. Medieval Popular Culture. Problems of Belief and Perception. Cambridge: Cambridge University Press, 1990.
GUREVITCH, Aaron. A síntese histórica e a Escola dos Anais. São Paulo: Perspectiva, 2003.
HAHN, Ferdinand. Theologie des Neuen Testaments: Band 1: Die Vielfalt des Neuen Testaments (Theologiegeschichte des Urchristentums). Tübingen: Mohr&Siebeck, 2002.
HARVEY, S. A.; HUNTER, D. G. Oxford Handbook of Early Christian Studies. Oxford: Oxford University Press, 2008.
HORSLEY, Richard (Ed.). Christian Origins. (A People’s History of Christianity). Minneapolis: Fortress Press, 2010.
HURTADO, Larry. Lord Jesus Christ. Devotion to Jesus in Earliest Christianity. Grand Rapids: Eerdmans, 2003.
ISER, Wolfgang. The Reality of Fiction: A Functionalist Approach to Literature. In: New Literary History, vol.7, n.1, 1975, p.7-38.
KÖESTER, Helmut. Introdução ao Novo Testamento. História e literatura do cristianismo primitivo. São Paulo: Paulus, 2005. v. 2.
MEEKS, Wayne A. Os primeiros cristãos urbanos: o mundo social do apóstolo Paulo. São Paulo: Paulinas, 1992.
MOSS, Candida. Ancient Christian Martyrdom: Diverse Practices, Theologies, and Traditions. New Haven: Yale University Press, 2012.
NOGUEIRA, Paulo A. S.; FUNARI, Pedro P A.; COLLINS, John. J. (Ed.). Identidades fluídas no judaísmo antigo e no cristianismo primitivo. São Paulo: Annablume, Fapesp, 2010.
NOGUEIRA, Paulo A. S. Experiência religiosa e crítica social no cristianismo primitivo. São Paulo: Paulinas, 2003.
NOGUEIRA, Paulo A. S. Religião e Linguagem. Abordagens teóricas interdisciplinares. São Paulo: Paulus, 2015.
NOGUEIRA, Paulo A. S. Traduções do intraduzível. A semiótica da cultura e o estudo de textos religiosos nas bordas da semiosfera. Estudos de Religião, v.29, n.1, p. 102-123, 2015.
PERKINS, Judith. The Suffering Self: pain and narrative representation in the early Christian era. London: Routledge, 1995.
PERKINS, Judith. Roman Imperial Identities in the Early Christian Era. London: Routledge, 2008.
PIÑERO, Antonio (Ed.). Origenes del Cristianismo. Antecedentes y primeros pasos. 2. ed. Cordoba: Cristiandad, 1995.
PIXLEY, Jorge (Ed.). Cristianismos Originários Extra-palestinos (35-138 d.C.). Revista de Interpretação Bíblica Latino-americana. Petrópolis, v. 29, 1998.
PIXLEY, Jorge (Org.). A canonização dos escritos apostólicos. Revista de Interpretação Bíblica Latino-americana, Petrópolis, v. 42/43, 2002.
RHEE, Helen. Early Christian Literature. Christ and Culture in the Second and Third Centuries. New York: Routledge, 2005.
RICHARD, Pablo (Ed.). Cristianismos Originários (30-70 d.C.). Revista de Interpretação Bíblica Latino-americana, Petrópolis, 22, 1996.
ROWLAND, Christopher. Christian Origins. An Account of the Setting and Character of the most Important Messianic Sect of Judaism. 2. ed. London: SCM, 2002.
THEISSEN, Gerd. Die Religion der ersten Christen. Eine Theorie des Urchristentums. Gütersloh: Gütersloher Verlagshaus, 2000.
THEISSEN, Gerd. Erleben und Verhalten der ersten Christen. Eine Psychologie des Urchristentums. Gütersloh: Gütersloherverlagshaus, 2007.
ZABATIERO, Júlio P. T. Uma história cultural de Israel. São Paulo: Paulus, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A Revista Antíteses adota a Licença Creative Commons Attribution 4.0 International, portanto, os direitos autorais relativos aos artigos publicados são do(s) autor (es), que cedem à Revista Antíteses o direito de exclusividade de primeira publicação.
Sob essa licença é possível: Compartilhar - copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato. Adaptar - remixar, transformar, e criar a partir do material, atribuindo o devido crédito.
https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/