Narrativas de Professores de História em Londrina-Paraná: SEUS SABERES E PRÁTICAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p530

Palavras-chave:

Narrativas, Formação de professores, Saberes, História e Ensino

Resumo

As ideias apresentadas nessa pesquisa procuram analisar de que forma as transformações ocorridas nos anos de 1990 em relação ao Ensino de História afetam a formação de professores licenciados em História. A literatura atual traz uma diversidade de abordagens teóricas e metodológicas na investigação dessa temática, destacando a preocupação e a compreensão como o conhecimento é construído pelo professor e utilizado em sala de aula. A perspectiva metodológica deste trabalho pautou-se na pesquisa com narrativas escritas de sete professores de História em Londrina-Paraná e o instrumento utilizado para a obtenção de dados da pesquisa foi o questionário. O resultado deste estudo gerou uma base de dados e a partir daí foi possível articular os domínios de conhecimentos mobilizados pelos professores durante suas ações pedagógicas, ou seja, seus saberes e fazeres. Compreendemos, portanto, a formação docente como um processo amplo e complexo, o qual envolve vários saberes, competências e conhecimentos que vão possibilitar uma estrutura para o profissional que se propõe a exercer o ofício da docência. Abordar a formação docente e ensino de História significa repensar o contexto político, social, econômico e cultural, os avanços tecnológicos, e o “novo perfil do professor” na contemporaneidade. Entender como essa História tem sido “ensinada”, como esse professor se apropria das variadas ferramentas para estabelecer a relação da história e das fontes históricas que o auxilie nesse processo, é um desafio para entendermos a articulação entre o pensar e o agir, a teoria e a prática, ou seja, como reelaboram as formas de pensar o processo o ensino e a aprendizagem em História.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Eline Andréa Dornelas, Universidade Estadual de Londrina - UEL

Especialista em Arqueologia, Etnologia e Etnohistória do Paraná pela Universidade Estadual de Maringá. Especialização em Planejamento, Implementação e Gestão da EAD pela Universidade Federal Fluminense. Mestre em História Social - Formação de professores pela Universidade Estadual de Londrina.

Downloads

Publicado

19-12-2014

Como Citar

DORNELAS, E. A. Narrativas de Professores de História em Londrina-Paraná: SEUS SABERES E PRÁTICAS. Antíteses, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 530–531, 2014. DOI: 10.5433/1984-3356.2014v7n14p530. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/20556. Acesso em: 19 mar. 2024.