Narrar e reinventar a história por meio das imagens: Glauber Rocha e o seu discurso fílmico dos anos de 1960

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p492

Palavras-chave:

Historiografia, História do Brasil, Cultura brasileira, Linguagem cinematográfica, Glauber Rocha

Resumo

O objetivo deste artigo é fazer algumas considerações acerca das conexões entre História e Cinema, percebendo que esta arte fílmica passou a ser vista como um artefato cultural que possui sua própria história e um contexto social que o envolve. Analisaremos, brevemente, o movimento cinematográfico brasileiro, dos anos de 1960, conhecido como “Cinema Novo”, no qual trabalharemos os seus principais aspectos sociais e culturais, apontando para o artista principal do movimento que é o cineasta Glauber Rocha. A respeito deste autor, enfatizaremos algumas de suas influências estéticas e políticas que contribuíram tanto para a sua peculiar visão de história e sociedade, como para o seu fazer artístico.

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Biografia do Autor

Rodrigo Poreli Moura Bueno, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Mestre em História pela Universidade Estadual Paulista. Doutorando em Filosofia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Assistente do curso de História da Universidade Federal do Tocantins.

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Publicado

19-11-2014

Como Citar

BUENO, Rodrigo Poreli Moura. Narrar e reinventar a história por meio das imagens: Glauber Rocha e o seu discurso fílmico dos anos de 1960. Antíteses, [S. l.], v. 7, n. 14, p. 492–515, 2014. DOI: 10.5433/1984-3356.2014v7n14p492. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/antiteses/article/view/13835. Acesso em: 6 out. 2024.