TERRITÓRIO E PATRIMÔNIO NA REGIÃO DO ESTADO CONTESTADO
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37427Palavras-chave:
Territorialização, Patrimonialização, População do CabocloResumo
Resumo: O presente artigo tem como objetivo analisar a não-patrimonialização da herança da população cabocla pelos governos dos estados do Paraná e Santa Catarina, bem como do governo federal. Surge do questionamento sobre as características da relação entre o patrimônio e o território, na compreensão de que são dois elementos consubstanciais e inseparáveis. Assim, entendemos que o patrimônio dos Caboclos participa na territorialização da região do Contestado. Como procedimento metodológico, utilizamos a revisão de literatura e a observação participante. Nossa análise nos permite entender que o desprezo dos governos estaduais da região e do governo federal está relacionado à própria missão do Estado, na medida em que este está vinculado organicamente à classe dominante. No entanto, apesar da precariedade dos municípios da região, sem o apoio dos governos estaduais da região do Contestado e do governo federal, dos municípios em conjunto com algumas organizações da sociedade civil local, rompem o silêncio e lutam pela patrimonialização de sua herança.
Downloads
Referências
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado