A GUERRA DO CONTESTADO: FÉ, CORAGEM E RESISTÊNCIA FRENTE AO CORONELISMO E À LÓGICA CAPITALISTA
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2019.v5.37413Palavras-chave:
coronelismo, lógica capitalista, Contestado.Resumo
Resumo
O presente trabalho, apresentado ao Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina, como requisito parcial de aprovação na disciplina “Tópicos Especiais em Política Social: a lógica territorial na gestão das políticas sociais”, objetiva analisar a política coronelista e o empreendimento capitalista que se instala na região do Contestado, dando origem à Guerra do Contestado, que se estende entre 1912 a 1916. Muito embora a Guerra do Contestado permita uma multiplicidade de abordagens teóricas e conceituais, dada a sua complexidade, optou-se no presente trabalho por uma abordagem que conjuga quatro importantes fatores para o entendimento do conflito: coronelismo; messianismo; resistência e lógica capitalista. Metodologicamente, a presente pesquisa foi construída a partir de referenciais teóricos sobre o tema, já existentes, como livros, teses e artigos. Espera-se contribuir com a presente pesquisa, especialmente com aqueles que pretendem uma aproximação inicial com o tema, ampliando a acervo teórico sobre o assunto.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Geographia Opportuno Tempore
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado