A CONSERVAÇÃO DE ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE NA ZONA RURAL DE RONDONÓPOLIS-MT
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2015.v1.31993Resumo
O objetivo geral foi o de identificar as principais atividades antrópicas desenvolvidas em Áreas de Preservação Permanente (APPs), situadas às margens da Rodovia Estadual MT 471, conhecida como “Rodovia do Peixe”, em Rondonópolis, região Sudeste de Mato Grosso. Especificamente, buscou-se identificar os usos das terras nas propriedades rurais inseridas na área de estudo. Para isso, foi desenvolvida uma pesquisa descritiva com dados primários e uma bibliográfica com dados secundários, sendo que, para a coleta de dados primários, foi utilizado um questionário pré-elaborado e aplicado junto aos proprietários rurais da referida APP. Constatou-se que 60,0% dos proprietários residem de forma permanente nas propriedades, sendo que há aqueles que fazem uso das mesmas temporariamente, apenas para lazer, sob a forma de pesqueiros (16,7%), dentre outras formas de uso. A água utilizada nas propriedades é originada principalmente de poço (48,13%) e de olho d’água (25,93%). Do total de entrevistados 21,42% informaram que a vegetação da APP está parcialmente suprimida e 10,71% restrita ao barranco do rio; 14,83% reponderam existir resíduos sólidos dispostos irregularmente na margem do rio. Sugere-se que o Poder Público municipal e estadual, além de ONGs e Associações de Moradores participem de forma conjunta, buscando viabilizar ações de sensibilização e monitoramento ambiental, buscando proteger os remanescentes de APPs ainda conservadas, bem como recuperar os ambientes degradados presentes na área de estudo.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Normandes Matos da Silva, Andre Marcondes Andrade Toledo, Alex Teodoro Martello
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado