A IDEIA DE AMEAÇA À DEMOCRACIA COMO INSTRUMENTO PARA AÇÕES GEOPOLÍTICAS
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31974Resumo
O presente artigo buscou verificar em como se deu o avanço das ações geopolíticas por parte de alguns países, utilizando a ameaça à democracia como desculpa para as suas tais ações. Mesmo que o sistema democrático seja justo, teoricamente, muitas vezes ao longo da história foi utilizado como pretexto por parte dos Estados Unidos e de outros países para desenvolverem as suas ações geopolíticas e obterem o que se buscava. Por meio dessa situação, o artigo visou fazer essa análise e verificar quais são os interesses por detrás da “a ameaça à democracia”, realizando um resgate histórico de como foi o processo de desenvolvimento do pensamento geopolítico, como se pensava a Geopolítica e quem são os seus principais clássicos. Para a sua realização, buscou em autores que buscaram discutir em como a democracia se torna um instrumento de pretexto para interesses geopolíticos por parte do Estado.
Downloads
Referências
BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil.
BECKER, Paulo; RAVELOSON, Jean-Aimé A. O que é Democracia? Luanda: Fundação Friedrich Ebert, 2011.
BONFIM, Marcelo Garcia. A Guerra do Iraque: História Oficial e Oficiosa. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em História Social) – Universidade Estadual de Londrina, Londrina, 2014. DOI: https://doi.org/10.5433/1984-3356.2014v7n14p545
COGGIOLA, Osvaldo. Novamente, a Revolução Francesa. Projeto História, São Paulo, n. 47, ago. 2013. Disponível em: <https://revistas.pucsp.br/index.php/revph/article/download/17137/14208>. Acesso em: 04 ago. 2017.
DEMOCRACIA. In: BUENO, Silveira. Silveira Bueno: minidicionário da língua portuguesa. São Paulo: FTD, 2000. p. 222.
FERREIRA, François de Oliveira. Estado Nacional e Globalização: O discurso de uma crise e a crise de um discurso. Revista Eletrônica Inter-Legere, Natal, n. 3, jul./dez. 2008. Disponível em: <http://cchla.ufrn.br/interlegere/revista/pdf/3/es04.pdf>. Acesso em: 04 ago. 2017.
HASHIMOTO, Flávio Henrique Navarro. A Prática Pedagógica Inovadora no
FERNANDES, Mariane de Oliveira. O Histórico do Pensamento Geográfico e as Contribuições de Humbolt e Ritter para a Construção da Geografia como Ciência. In: SEMANA DE GEOGRAFIA, ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA, 12., 7., 2011, Presidente Prudente. Anais... Presidente Prudente: UNESP, 2011. p. 1-12.
KAROL, Eduardo. Geografia Política e Geopolítica no Brasil (1982-2012). 2013. 261 f. Tese (Doutorado em Geografia) – Universidade de São Paulo, São Paulo, 2013.
MOURÃO, Paulo Fernando Cirino; ARCASSA, Wesley de Souza. Reflexões em torno dos conceitos de Geografia Política e Geopolítica. SEMANA DE GEOGRAFIA, ENCONTRO DE ESTUDANTES DE LICENCIATURA DE GEOGRAFIA, 12., 7., 2011, Presidente Prudente. Anais... Presidente Prudente: UNESP, 2011. p. 1-14.
POLAK, Ana Luiza N. de Souza. O Revisitar dos Conceitos de Democracia: da representação política à democracia participativa. 2008. 60 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Direito) – Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2008.
SANTOS, Danilo O. Análise do debate teórico em Geopolítica e Geografia Política nos períodos das Guerras Mundiais: breves considerações sobre os conceitos de territórios, Estado e poder. In: ENCONTRO DE PRODUÇÃO CIENTÍFICA, 6., 2011, Campo Mourão. Anais... Campo Mourão: NUPEM, 2011. p. 1-11.
VESENTINI, José William. Novas Geopolíticas. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2004. 125 p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Flávio Henrique Navarro Hashimoto, Jéssica Costa Pizzaia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado