CONFLITOS AMBIENTAIS: ENERGIA EÓLICA E SEUS IMPACTOS SOCIOAMBIENTAIS NO INTERIOR CEARÁ,
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2017.v3.31966Resumo
O artigo tem como objetivo propor uma inter-relação entre ética ambiental e a reflexão crítica sobre os processos de desenvolvimento, tendo como foco a análise sobre os conflitos territoriais ocorridos em parques eólicos no estado do Ceará que afetam as comunidades tradicionais.
Nesta análise socioambiental destacam-se as implicações dos usos da natureza praticados nos modos de vida tradicionais e a chegada de empreendimentos eólicos no Nordeste com enfoque no Ceará. Sobre a instalação que veem ocorrendo de maneira desordenada. Buscando subsídios para a construção de uma ética ecológica que concilie a equidade social. A partir de analise de campo e trabalhos realizados verifica-se a identificação destas implicações auxiliaria na formulação de estratégias argumentativas que reforcem o reconhecimento dos direitos territoriais destas populações. Entende-se que esta reflexão pode contribuir para a formulação de concepções de sustentabilidade socioambiental que defendam usos da natureza. O artigo reúne elementos e questionamentos Energia para quem? Justiça ambiental articulando-os ao campo da análise e conflitos socioambientais.
Downloads
Referências
ACSELRAD, Henri. O que é justiça ambiental. Rio de Janeiro: Garamond Universitária. 2008.
ALVES, Jose Jakson Amancio. (2006). Estimativa da Potência, Perspectiva e Sustentabilidade da Energia Eólica no Estado do Ceará. Campina Grande. Universidade Federal de Campina Grande. Centro de Tecnologia e Recursos Naturais. Pós-Graduação em Recursos Naturais. Tese (Doutorado em Recursos Naturais). 2006.
LEFF, Enrique. Epistemologia da Geografia Física. 5° Ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MEIRELES, Antônio Jeová de Andrade. Geomorfologia Costeira: funções ambientais e sociais. Fortaleza: Edições UFC, 2012. p, 489.
_________.Impactos ambientais em áreas de preservação permanente (APP’S) promovidos no campo de dunas da Taíba pela usina eólica Taíba Albatroz – Bons Ventos Geradora de Energia S/A. 2008.
ROSS, Jurandyr .Luciano.Sanches. Análise Empírica da Fragilidade dos Ambientes Naturais e Antropizados. In: Revista do Departamento de Geografia da USP. São Paulo. V. 8, 2008.
RODRIGUEZ, José Manuel Mateo; SILVA, Edson Vicente. Geoecologia das Paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
_________.Educação Ambiental e Desenvolvimento Sustentável: problemas, tendências e desafios. Fortaleza: Edições UFC, 2010.
SANTOS, Milton. A natureza do espaço: Técnica e tempo. Razão e emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 260 p. Disponível em: http://pt.scribd.com/doc/16391201/Santos-Milton-a-Natureza-Do-Espaco. Acesso em 11 jan 2012.
SOUZA, Marcos José Nogueira de. O Estado do Ceará: Geomorfologia, Ambiente e Problemas Conservacionistas. Fortaleza, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 IARA PAIVA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado