Municipalismo libertário
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20297Keywords:
Municipalismo, Anarquismo, ComunalismoAbstract
O presente artigo tem por objetivo fazer um breve resgate da contribuição dos pesquisadores anarquistas e geógrafos sobre os estudos do urbano e do município demonstrando outra visão a respeito do que é o Estado e seu papel. Autores como Eliseé Reclus, Patrick Geddes e Piotr Kropotkin demonstraram que no passado as pessoas viviam em pequenas comunidades onde não existia o Estado centralizador. Nessas comunidades o que existia era a organização do corpo social onde cada indivíduo tinha responsabilidades para o bem geral da comunidade. No lugar de um Estado controlador e centralizador o que existia era a autogestão, que dependia de todos para dar certo. Finalizamos o artigo trazendo algumas experiências que ocorreram no Brasil, a saber: Spezzano Albanese, situada na Itália, a Colônia Cecília fundada em 1890 na cidade de Palmeira no Paraná, a Colônia Agrícola Tereza Cristina fundada no ano de 1847 pelo francês Jean Maurice Faivre na cidade de Cândido de Abreu no Paraná e a Copavi localizada na cidade de Paranacity no Estado do ParanáDownloads
References
BOOKCHIN, Murray . "Uma crítica do anarquismo como caos". 2007. Disponível em: <http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2007/12/406670.shtml>. Acesso em: 27 jun. 2014.
KROPOTKIN, P. El Estado. Enmaquetación digital Octubre 2001. Disponível em: <http://bivir.uacj.mx/LibrosElectronicosLibres/Autores/PedroKropotkin/Kropotkin,%20Pedro%20-%20El%20estado.pdf>. Acesso em: 16 jun. 2014.
MARTCHENKO, A. Liberdade e Anarquismo. Libera... Amore mio Nº 101 - Julho/Agosto de 2000. João Pessoa: Núcleo de Propaganda Anarquista (NPA)2000. Disponível em: <http://www.nodo50.org/aversaoaoestado/liberdade_anarquismo.htm>. Acesso em: 19 jan. 2014.
MINIDICIONÁRIO DA LÍNGUA PORTUGUESA. Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, 3ª edição revista e ampliada. 11ª impressão. Coordenação: Marina Baird Ferreira e Margarida dos Anjos. Editora Nova Fronteira S. A. Rio de Janeiro-RJ. 1993.
RECLUS, É. A Origem da Família, do Estado e da Propriedade. In: ANDRADE, Manuel Correia de (org). Élisée Reclus (Geografia). São Paulo: Editora Ática S.A.1985.
ROSCOCHE, L. F. O anarquismo da colônia Cecília: Uma jornada do sonho a desilusão. Revista de Geografia (UFPE) V. 28, Nº. 1, 2011.
ROJO, A. L. Municipalismo libertario, una alternativa local. In: JANET, B. Las políticas de la Ecología Social: municipalismo libertario. Virus editorial, Barcelona, 2009. Disponível em: < http://www.rebelion.org/noticias/2009/8/89814.pdf>. Acesso em: 27 jun. 2014.
SUERTEGARAY, D. M. A. Notas Sobre Epistemologia da Geografia. Cadernos Geográficos, Florianópolis, nº12. Maio 2005.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Aparecido Pires de Moraes Sobrinho, Barbara Moraes Santos, Maria das Graças de Lima

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado










