Análise ambiental integrada: os índices de fragilidade geomorfológica no Córrego do Cedro - Presidente Prudente - SP
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20288Palavras-chave:
Geomorfologia, Análise Ambiental, Fragilidade AmbientalResumo
A aplicação dos desenvolvimentos teóricos presentes nas aulas de Geomorfologia ministradas nas graduações dos mais variados cursos tem como escopo central o desenvolvimento dos conhecimentos necessários para atuação prática tanto do bacharel quanto do licenciado em Geografia. Esta pesquisa vem como subsídio para uma demonstração prática do conhecimento e discussões oriundas de uma disciplina de geomorfologia, que, por meio de uma análise ambiental aplicada torna-se possível a abordagem de práticas de geoprocessamento, análises de fragilidade e vulnerabilidade geomorfológicas.A relevância do desenvolvimento e atuação desta pesquisa esta diretamente atrelada a uma atuação prática voltada ás discussões e conhecimentos das disciplinas presentes no curso de Geografia da Universidade Estadual Paulista do campus de Presidente Prudente, realizando uma abordagem prática de uma análise ambiental aplicada tendo como recorte de estudo a microbacia do córrego do Cedro, avaliando as circunstâncias que se dirigem a fragilidade geomorfológica ante a processos erosivos, abordando discussões sobre causa e efeito tendo como base os trabalhos empíricos e os produtos cartográficos, realizando por fim uma proposta de análise com o intuito de expor as causas da fragilidade e os meios de mitigar os fenômenos naturais consequentes sobretudo da antropização do recorte de estudo.
Downloads
Referências
ARAUJO. A. P; ROCHA. P. C Avaliação espaço-temporal de erosão de margens no córrego do cedro em presidente prudente, São Paulo, Brasil. Encontro de Geografos da America Latina 2009.
CASSETI, V. Elementos de geomorfologia. Goiânia: Editora de UFG, 1994.
VITTE, A. C.; GUERRA, A. J. T. Reflexões Sobre a Geografia Física no Brasil. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2004. p. 153-192.
DIBIESO, E. P. Planejamento Ambiental da Bacia hidrográfica do Córrego do Cedro – Presidente Prudente/ SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) – UNESP, Faculdade de Ciência e Tecnologia, Presidente Prudente, 2007.
GUERRA, Antonio Jose Teixeira (Org.). Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos. 6.ed. Rio de Janeiro: BERTRAND BRASIL, 2005.
OLIVEIRA, J. F.; BARTOLOMUCCI, R. RODRIGUES, A. C. M. Geoprocessamento e Análises Espaciais Aplicados à Arqueologia. In: ENCONTRO DE GEÓGRAFOS DA AMÉRICA LATINA, 10, São Paulo, 2005. Anais... São Paulo: USP, 2005.
RODRIGUES, C; ADAMI, S. Técnicas fundamentais para o estudo de bacias hidrográficas. In: VENTURI, L. A. B. (org). Praticando Geografia: técnicas de campo e laboratório em geografia e análise ambiental. São Paulo: Oficina de Textos, 2005.
ROSS, J. L. S. Geomorfologia: ambiente e planejamento. São Paulo: Contexto, 1990.
TEIXEIRA, W.; TOLEDO, M. C. M. de; FAIRCHILD, T. R.; TAIOLI, F. (Orgs.) Decifrando a Terra. São Paulo: Oficina de Textos, 2000.
WEBER, E. J. ; HASENACK, H. O uso de SIG no ensino de ciências ambientais. In: GIS Brasil, 99, V Congresso e feira para usuários de geoprocessamento, 1999, Salvador/BA. Disponível em: < http://www.ecologia.ufrgs.br/labgeo/arquivos/artigos/sigamb2.pdf>. Acesso em: 04 dez. 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado