O currículo e o objeto de estudo da Geografia na visão dos professores: da rede pública de ensino de Londrina-PR

Autores

  • Carolina Zundt Corrêa Universidade Estadual de Londrina, UEL

DOI:

https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20283

Palavras-chave:

Pedagogia Histórico-Crítica, Currículo, Educação, Objeto de Estudo da Geografia

Resumo

Com a intenção de fazer uma junção entre as duas áreas do conhecimento Geografia e educação, a presente pesquisa, fruto do trabalho dissertativo, teve como objetivo tratar o objeto de estudo da Geografia na visão dos professores nos anos finais do ensino fundamental (6° a 9° ano). Utilizando a perspectiva histórico-crítica e um debate sobre qual seria o perfil de uma formação humana plena, composta pelas várias áreas do saber, incluindo a Geografia, fizemos um breve cenário da história da ciência, do saber científico ao saber escolar, entendendo a importância de estabelecer um objeto de estudo imutável responsável por orientar uma ciência. Posteriormente foram feitas as análises das 30 entrevistas com os professores da rede pública de ensino de Londrina para ilustrar as compreensões sobre o objeto da Geografia, comparando-as com suas principais correntes epistemológicas e também para entender o que está sendo priorizado pelos mesmos em sala de aula, uma vez que apesar do currículo a opinião dos professores seguem está a atual perspectiva e orientação política educacional mundial hoje.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Carolina Zundt Corrêa, Universidade Estadual de Londrina, UEL

Geógrafa. Licenciada em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina.  Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Londrina.

Referências

BRAVERMAN, Harry. Trabalho e Capital Monopolista: a degradação do trabalho no século XX. RJ: Ed. Zahar, 1980.

DUARTE, Newton. A individualidade para si: contribuição a uma teoria histórico-social da formação social do indivíduo. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 1993.

GÓMEZ, A. L. Pérez; SACRISTÁN J. Gimeno. Compreender e transformar o ensino. Artmed, 1998.

LACOSTE, Yves. A Geografia, isso serve antes de mais nada para fazer a guerra. São Paulo: Papirus, 2009.

MANACORDA, Mario Alighiero. Marx e a pedagogia moderna. Campinas, São Paulo: Alínea, 1991.

MARX, K.; ENGELS, F. A ideologia alemã. São Paulo: Expressão Popular, 2009.

MORAES, Antonio Carlos R. Geografia: Pequena Historia Crítica. São Paulo: Hucitec, 1994.

PLATT, Adreana D. A cultura do mundo: análise sobre formação humana, plena e a cultura na atualidade. 2008. Disponível em: <http://www.pucpr.br/eventos/educere/educere2008/anais/pdf/855_566.pdf> Acesso em: 15 maio 2013

_______. Formação humana: currículo para o desenvolvimento humano. Espaço do currículo, v. 2, n. 1, pp.141-157, mar./set. 2009

ROCHA, G. O. R. A trajetória da disciplina Geografia no currículo escolar brasileiro (1837-1942). Disponível em:

SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas: Ed. Associados, 2011.

VITTE, A. C.; SILVEIRA, R. W. D. A emergência de um novo saber geográfico: o retorno da ciência à filosofia. Sociedade & Natureza, Uberlândia, v. 23, n. 1, p. 37-49, 2011. DOI: https://doi.org/10.1590/S1982-45132011000100004

Downloads

Publicado

18-11-2014

Como Citar

Corrêa, C. Z. (2014). O currículo e o objeto de estudo da Geografia na visão dos professores: da rede pública de ensino de Londrina-PR. Geographia Opportuno Tempore, 1(2), 96–110. https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20283

Edição

Seção

Artigos

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.