O currículo e o objeto de estudo da Geografia na visão dos professores: da rede pública de ensino de Londrina-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20283Palavras-chave:
Pedagogia Histórico-Crítica, Currículo, Educação, Objeto de Estudo da GeografiaResumo
Com a intenção de fazer uma junção entre as duas áreas do conhecimento Geografia e educação, a presente pesquisa, fruto do trabalho dissertativo, teve como objetivo tratar o objeto de estudo da Geografia na visão dos professores nos anos finais do ensino fundamental (6° a 9° ano). Utilizando a perspectiva histórico-crítica e um debate sobre qual seria o perfil de uma formação humana plena, composta pelas várias áreas do saber, incluindo a Geografia, fizemos um breve cenário da história da ciência, do saber científico ao saber escolar, entendendo a importância de estabelecer um objeto de estudo imutável responsável por orientar uma ciência. Posteriormente foram feitas as análises das 30 entrevistas com os professores da rede pública de ensino de Londrina para ilustrar as compreensões sobre o objeto da Geografia, comparando-as com suas principais correntes epistemológicas e também para entender o que está sendo priorizado pelos mesmos em sala de aula, uma vez que apesar do currículo a opinião dos professores seguem está a atual perspectiva e orientação política educacional mundial hoje.
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