As políticas habitacionais e as mudanças na paisagem urbana de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.20279Palavras-chave:
Ocupações irregulares, Políticas Habitacionais, Urbanização, Legislação ambientalResumo
Este artigo faz um resgate histórico das Políticas Habitacionais implantadas, através de Programas Habitacionais pelo Governo Federal a partir da década de 1960 e suas repercussões na paisagem urbana do município de Londrina. São apresentados, também, os empreendimentos imobiliários construídos pela Companhia Habitacional local, entidade responsável pela construção dos conjuntos habitacionais no município e como esses empreendimentos não foram suficientes para sanar o déficit habitacional. Aborda o acelerado processo de urbanização da cidade causado pelas mudanças no perfil agrícola e o consequente surgimento e aumento de ocupações irregulares em fundo de vale. Situa no espaço urbano onde ocorrem as ocupações irregulares com base nas cartas cartográficas disponibilizadas no Atlas Urbano de Londrina, elaborado por docentes da Universidade Estadual de Londrina. Apresenta a legislação ambiental vigente no período analisado, e como estes transferem para a instância municipal, a gestão do uso do solo demonstrando que a pressão exercida pela demanda habitacional é maior e mais acelerada do as políticas habitacionais e ambientais.
Downloads
Referências
ALVES, C. L. E. Dinâmica espacial de produção e reprodução da força de trabalho em Londrina – os conjuntos habitacionais. 1991. 185p. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Departamento de Geografia, FFLCH/USP, São Paulo.
BOLAFI, G. Habitação e urbanismo: o problema e o falso problema. In: MARICATO, E (Org.). A produção capitalista da casa (e da cidade) no Brasil industrial. São Paulo. Alfa-Ômega.1979.
BRASIL. Lei 6766 de 19 de abril de 1979. Dispõe sobre o parcelamento do solo urbano. Disponível em: vários acessos.
________ Lei 6535 de 15 de junho de 1978. Acrescenta dispositivo ao art. 2º da Lei 4771, de 15 de setembro de 1965, que instituiu o novo Código Florestal. Disponível em . vários acessos.
________ Lei 6938 de 31 de agosto de 1981. Dispõe sobre a Política Nacional do Meio Ambiente, seus fins e mecanismos de formulação e aplicação, e dá outras providências. Disponível em , vários acessos.
________ Lei 7803 de 18 de julho de 1989. Altera a redação da Lei 4771, de 15 de setembro de 1965, e revoga as Leis nºs 6535, de 15 de junho de 1978, e 7511, de 7 de julho de 1986. Disponível em , vários acessos.
IBGE. Disponível em . Vários acessos.
LONDRINA, Prefeitura Municipal. Plano local de habitação de interesse social (PLHIS) 2011.Edital de PP nº 009/2010 – COHAB-LD – Termo de referência nº 034/2010. Disponível em www1.londrina.pr.gov.
MARICATO, E. Política habitacional no regime militar: do milagre brasileiro à crise econômica. Petrópolis. Vozes, 1987.
MILARÉ, E. Direito do Ambiente: doutrina, jurisprudência, glossário. 5º ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2007.
MOURA, R. Paraná: meio século de urbanização. Revista RA’E GA, Curitiba, n. 8, p. 33-44, 2004. Editora UFPR. DOI: https://doi.org/10.5380/raega.v8i0.3381
SANDRONI, P. Novíssimo dicionário de economia. São Paulo: Best Seller, 2001.
SCHMIDT, B. V. O estado e a política urbana no Brasil. Porto Alegre: Ed. Universidade, 1983.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado