A guerra de trincheiras esquecida em Catanduvas, Paraná (1924/1925): aspectos geohistóricos
DOI:
https://doi.org/10.5433/got.2014.v1.18285Palavras-chave:
Revolução Paulista de 1924, Guerra de Trincheiras, Combates em Catanduvas, História do ParanáResumo
O movimento político e militar denominado Revolução Paulista de 1924 resultaram em uma guerra de trincheiras na localidade denominada Catanduvas, antigo distrito de Guarapuava, hoje município de Catanduvas. Esse trabalho busca resgatar os aspectos geográficos e históricos desse período de aproximadamente 10 meses de uma guerra de trincheiras esquecida para os paranaenses e para os brasileiros em geral. A hipótese inicial é que o esse episódio histórico ficou em segundo plano após os acontecimentos que culminaram na revolução de 1930. Pretende-se ainda discutir a ocupação de aproximadamente um terço do território paranaense pelas tropas paulistas e voluntários de outros Estados. A metodologia de trabalho nessa fase é o levantamento de material bibliográfico e iconográfico do período em questão.
Downloads
Referências
ABREU, Alzira Alve de et al. Dicionário Histórico-Biográfico brasileiro: pós 1930. 2 ed. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2001. v. 2.
BASTOS, Expedito C. Stephani. Renault FT 17 – O primeiro carro de combate do exército brasileiro. Bauru: Thaller Comunicação, 2011.
CABANAS, João. A columna da morte sob o comando do tenente Cabanas. 6 ed. Rio de Janeiro: Livraria Editora Almeida & Torres, 1926.
CORRÊA, Anna Maria Martinez. A rebelião de 1924 em São Paulo. São Paulo: Hucitec, 1976.
FRAGA, Nilson Cesar (Org.). Contestado: o território silenciado. Florianópolis: Insular, 2009.
HELLER, Milton Ivan. De Catanduvas ao Oiapoque: o martírio de rebeldes sem causa. Curitiba: Editora Letras Contemporâneas, 2006.
MEIRELLES, Domingos. As noites das grandes fogueiras: uma história da Coluna Prestes. Rio de Janeiro: Editora Record, 2001.
MIRANDA, Floriano Napoleão do Brasil. Revolta: relato das operações do 1º Batalhão da Infantaria da Polícia Militar do Paraná na campanha de 1924. Curitiba: Tipografia Max Roesner, s. d.
SANTOS, Davino Francisco dos. A Coluna Miguel Costa e Não Coluna Prestes. São Paulo: Edicon, 1994.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Aviso de Direito Autoral Creative Commons
1. Política para Periódicos de Acesso Livre
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre)
- Os autores cedem à Geographia Opprrtuno Tempore, direitos exclusivos de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Atribuição-NãoComercial-
CompartilhaIgual 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros façam download e compartilhem os trabalhos em qualquer meio ou formato, desde que atribuam o devido crédito de autoria, mas sem que possam alterá-los de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais. Se você remixar, transformar ou desenvolver o material, não poderá distribuir o material modificado