PRORROGADO: PIBID, ProfLetras, PRP e PARFOR: os programas institucionais de formação docente e seu impacto no ensino de línguas e literaturas

2023-10-18

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Prazo para submissão: até 19 de Dezembro de 2023

Prazo para publicação: 30 de Abril de 2024

Organizadoras:

Rómina de Mello Laranjeira - Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP)

Sheila Oliveira Lima – Universidade Estadual de Londrina (UEL)

Vanderléia  da Silva Oliveira - Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

 

A Revista Signum: Estudos da Linguagem convida a comunidade científica a submeter artigos oriundos de pesquisas e reflexões acadêmicas a respeito dos programas federais de formação docente, tais como PIBID, Profletras e PRP, realizados no âmbito dos estudos da linguagem e seu ensino. Criado em 2007, pela Diretoria de Educação Básica Presencial da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), o PIBID inaugura uma série de programas institucionais que visam à formação docente, tanto em seu estágio inicial - com alunos das licenciaturas - quanto em serviço, por meio de parcerias firmadas entre a educação básica e a superior. No bojo desses programas, em 2013,criou-se o ProfLetras, oferecido em rede nacional, em nível stricto sensu, coordenado pela UFRN, com a participação de diversas Instituições de Ensino Superior, com objetivo de formar professores do ensino fundamental no ensino de língua portuguesa em todo o território nacional. Já o PRP, foi lançado em 2018, também pela CAPES, com a pretensão de melhorar a qualidade dos cursos de licenciatura, possibilitando aos licenciandos a vivência da relação teoria e prática através da experiência docente. Considerando-se a abrangência do conjunto desses programas e o tempo de suas permanências, apesar das eventuais crises e das frequentes ameaças de desmantelamento de alguns deles, já é possível estabelecer um olhar analítico sobre os efeitos de seu percurso na formação docente inicial e continuada e o impacto disso na qualidade do ensino de línguas e literaturas nas escolas públicas de todo o território nacional. Nesse cenário, e tendo em conta as diversidades sociais, econômicas, culturais e linguísticas que constituem o Brasil, este número da Revista Signum: Estudos da Linguagem pretende reunir reflexões e análises a partir de distintas experiências em torno desses programas de formação docente fomentados pelo governo federal, ao longo dos últimos dezesseis  anos. Pretende-se, nesse sentido, possibilitar uma discussão, ainda que parcial, a respeito da potência e da complexidade dos modelos estabelecidos pelos referidos programas, buscando refletir sobre sua pertinência, bem como seus limites e a eventual necessidade de ajustes para melhor atender à demanda da formação docente no país.

Os artigos podem ser submetidos em português, em inglês ou em espanhol. Em caso de aceite, é necessário também o envio de uma versão em inglês e uma carta do revisor (para as duas versões).

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Por favor, verifique as instruções para autores em http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/signum/about/submissions#authorGuidelines.

As contribuições serão submetidas à política editorial da revista que inclui avaliação cega por pares.