Utilização do Cloprostenol (ICI-80.996) por via intramuscular na sincronização do cio de vacas Nelore
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.1981v3n9p71Resumo
Estudo da eficiência do Cloprostenol (ICI - 80.996) na sincronização do cio e os respectivos índices de fertilidade em um rebanho Nelore criado no municipio de Cianorte, PR. Os animais foram divididos ao acaso em três grupos de 60. O grupo 1 recebeu duas doses de 0,5mg de Cloprostenol por via intramuscular com 11 dias de intervalo e duas inseminações pré-fixadas (72 e 96 horas) depois da segunda dose. No grupo II, seguindo-se a aplicação da primeira dose do luteolítico, as vacas que manifestaram cio foram inseminadas cerca de 12 horas após a detecção do estro. As fêmeas que não responderam, foram submetidas à uma segunda injeção 11 dias após e as inseminações realizadas do mesmo modo. No grupo III procedeu-se a observação de cio e inseminação no mesmo esquema do grupo II, durante 24 dias. Os resultados foram os seguintes: Grupo I - no cio sincronizado, 18 (30%) vacas ficaram gestantes. Mas na segunda inseminação, o índice de fertilidade (IF) completou 68,3% (41 gestantes). Duração: 37 dias. Grupo II - das 56 matrizes inseminadas no cio sincronizado, 25 (44,6%) ficaram prenhes. Após a segunda inseminação, o IF atingiu 66,0% (37 gestantes). Duração: 37 dias. Grupo III - 51 fêmeas inseminadas e 31 (60, 7%) gestantes. Com a segunda inseminação o IF foi de 72,4% (37 gestantes). Duração: 45 dias. O índice de fertilidade entre os grupos estudados foi estatisticamente significativo (P < 0,01).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.