Desenvolvimento motor de escolares de uma cidade da região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0367.2022v43n2p223

Palavras-chave:

Locomotor, Manipulativo, Crianças, Habilidades Motoras

Resumo

O presente estudo, descritivo, de caráter quantitativo, transversal, buscou avaliar e comparar o desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos de idade, da cidade de Novo Hamburgo, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram do estudo 145 escolares (80 meninos e 65 meninas) matriculados na rede municipal de ensino, pertencentes a diferentes escolas e regiões do mesmo município. Como instrumento, foi utilizado o Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2). A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, verificando-se médias, medidas de dispersão, frequência e percentual. Para a comparação dos dados, utilizou-se o teste t de Student e Qui-quadrado, assumindo significância quando p ≤ 0,05. Os resultados evidenciaram que, quando comparados por sexo, os escolares não apresentaram diferença estatística significativa. Quando comparados por idade, os investigados apresentaram, em sua maioria, desenvolvimento motor muito pobre, sem diferença estatística significativa. Contudo, quando comparados por escolas, evidenciou-se que as classificações do desenvolvimento motor dos escolares foram pobres e muito pobres com diferenças estatísticas significativas

Biografia do Autor

Rafael da Silva Selbach, Universidade Feevale

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul.

Denise Bolzan Berlese, Universidade Feevale

Doutorado em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Educação Física da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Diego Matheus Schaab, Universidade Feevale

Doutorando em Diversidade Cultural e Inclusão Social na Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Gustavo Roese Sanfelice, Universidade Feevale

Doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos), São Leopoldo, Rio Grande do Sul. Professor Titular da Universidade Feevale, Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul

Referências

Afonso GH, Freitas DL, Carmo JM, Lefevre JA, Almeida MJ, Lopes VP, et al. Desenvolvimento motor. Um estudo normativo e criterial em crianças da Alemanha/da Região Auntónoma da Madeira, Portugal. Rev Port Cien Desp. 2018; 9(2-3):160-74.

Arantes MS, Junior CAAF, Ferreira AD, Monteiro CB de M, Prado MTA, Gonçalves Luiz Fernani DC. Influência da atividade psicomotora no desenvolvimento infantil. Colloquium Vitae [Internet]. 22 de maio de 2015 [citado 2022 ago 1];6(2):71-8. Disponível em: https://revistas.unoeste.br/index.php/cv/article/view/1197

Azcona-Cruz MI, Rothenberg SJ, Schnaas-Arrieta L, Romero-Placeres M, Perroni-Hernández E. Niveles de plomo en sangre en niños de 8 a 10 años y su relación con la alteración en el sistema visomotor y del equilibrio. Salud Publica Mex [Internet]. 2000 [citado 2022 Ago 1];42:279-287. Disponible: https://scielosp.org/pdf/spm/2000.v42n4/279-287/es

Barbosa KTF, Costa KNFM, Pontes MLF, Batista PSS, Oliveira FMRL, Fernandes MGM. Envelhecimento e vulnerabilidade individual: um panorama dos idosos vinculados à estratégia saúde da família. Texto Contexto Enferm. 2017;26(2):1-10. doi: 10.1590/0104-07072017002700015.

Brauner LM, Valetini NC. Análise do desenvolvimento motor de crianças participantes de um programa de atividades físicas. Journal of Physical Education. 2009;20(2):205-16. doi: 10.4025/reveducfisv20n2p205-216

Carvalho MC, Ciasca SM, Rodrigues SDD. Há relação entre desenvolvimento psicomotor e dificuldade de aprendizagem?: Estudo comparativo de crianças com transtorno de déficit de atenção e hiperatividade, dificuldade escolar e transtorno de aprendizagem. Rev Psicopedagogia. 2015; 32(99):293-301.

Conselho Nacional de Saúde (BR). Resolução nº 466, de 12 de dezembro de 2012 [Internet]. Diário Oficial da União 2013 jun 13; Seção 1:59 [citado 2022 ago 2]. Disponível em: https://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2012/Reso466.pdf

Cotrim JR, Lemos AG, Néri Júnior JE, Barela JA. Desenvolvimento de habilidades motoras fundamentais em crianças com diferentes contextos escolares. Rev Educ Fis. 2011; 22(4):523-33. doi: 10.4025/reveducfis.v22i4.12575

Diehl A, Cordeiro D, Laranjeira R. Dependência química: prevenção, tratamento e políticas públicas. Porto Alegre: Artmed Editora; 2018.

Fatori CDO, Leite CF, Souza LAPSD, Patrizzi LJ. Dupla tarefa e mobilidade funcional de idosos ativos. Rev Bras Geriatr Gerontol. 2015;18(1):29-37. doi: 10.1590/1809-9823.2015.13180

Fernandes LA, Miranda DM, Ribeiro-Silva PC, Pereira DA, Salvador MG, Lage GM. Uma análise do desenvolvimento motor de crianças com transtorno do déficit de atenção e hiperatividade (TDAH). Rev Educ Esp. 2017; 30(57):115-27. doi: https://doi.org/10.5902/1984686X22002

Gallahue DL, Ozmun JC. Compreendendo o desenvolvimento motor: Bebês, crianças, adolescentes e adultos. 7ª ed. Porto Alegre: AMGH, 2013.

Handal AJ, Lozoff B, Breilh J, Harlow SD. Sociodemographic and nutritional correlates of neurobehavioral development: a study of young children in a rural region of Ecuador. Rev Panam Salud Pública. 2007;21(5):292-300.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Estado Nutricional de Crianças e adolescentes [Internet]. 2018. [citado 2022 ago 1]. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/pt/biblioteca-catalogo?view=detalhes&id=245419.

Lopes VP, Gouveia J, Rodrigues LP. Associação dos níveis de atividade física habitual com a coordenação motora, as habilidades motoras e a aptidão física em crianças. Rev Pat Tocantins. 2016; 5(4):5-11.

Martins V, Silva AJ, Marinho DA, Costa AM. Desenvolvimento motor global de crianças do 1º ciclo do ensino básico com e sem prática prévia de natação em contexto escolar. Motricidade. 2015; 11(1):87-97. doi: https://doi.org/10.6063/motricidade.3219

Mello JB, Hernandez MS, Farias VM, Pinheiro ES, Bergmann GG. Aptidão física relacionada ao desenvolvimento motor de adolescentes de Uruguaiana, Rio Grande do Sul. Rev Bras Ciênc Mov. 2015;23(4):72-9.

Montanez DR, Lara S. A influência do método Pilates sobre o desenvolvimento motor de crianças. Revista Brasileira de Ciência e Movimento. 2015; 23(4):64-71.

Nobre GC, Bandeira PFR, Valentini NC. Relação entre a competência motora percebida geral, o gênero, a competência motora percebida específica à tarefa e a competência motora real de crianças. J Phys Educ. 2016; 27(1). doi: 10.4025/jphyseduc.v27i1.2744.

Piccoli JCJ, Andreis LM, Garcia CLP, Junior MADSJ, Campos AM, Quevedo DM. Parâmetros motores de idosos em ciudades selecionadas do Vale do Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil. Rev Univ Educ Fís Deport. 2016;(9):24-33.

Pitanga FJG. Testes, medidas e avaliação em educação física e esportes. 4ª ed. São Paulo: Phorte; 2015.

Qedu. Matrículas e infraestrutura [Internet]. 2020 [citado 2020 out 7]. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/346novohamburgo/censoescolar?year=2018&dependence=0&localization=0&education_stage=0&item=

Reis LCB, Miranda BLG, Silva Caldas E, Silva DMB, Araújo ML. Desempenho motor de alunos com obesidade em uma escola da rede municipal de São Luís-MA. RBONE. 2017;11(68):646-52.

Rennó GVC, Batista MTS, Geraldo GF, Ferreira LF, Bruzi AT. Intervenção motora lúdica para crianças com características de atraso no desenvolvimento motor. Coleção Pesquisa em Educação Física, Várzea Paulista. 2018;17(3):79-86.

Santos APM, Villaverde LN, Costa ANF, Santos MO, Gregório EC, Andreis LM, Neto FR. Biopsychosocial factors contributing to delayed motor development in children: A longitudinal study. J Hum Growth Dev. 2016;26(1):112-8. doi: 10.7322/jhgd.113787

Schaly D, Rosa G, Fin G, Mello DB, Baretta E, Jesus JA, Júnior RJN. Composição corporal e aptidão cardiorrespiratória de escolares do Meio Oeste de Santa Catarina. RBONE. 2019;13(77):21-7.

Secretaria Municipal de Novo Hamburgo. Atos Públicos [Internet]. 2019 [citado 2022 ago 2]. Disponível em: https://www.novohamburgo.rs.gov.br/smed.

Silva WR, Lisboa T, Ferrari EP, Freitas KTD, Cardoso FL, Almeida Motta NF, Tkac CM. Oportunidades de estimulação motora no ambiente domiciliar de crianças. J Hum Growth Dev. 2017; 27(1):84-90. doi: http://dx.doi.org/10.7322/jhgd.127659

Soares ES, Flores FS, Katzer JI, Valentini NC, Corazza ST, Copetti F. Análise das oportunidades de estimulação motora em ambientes domiciliares na região central do Rio Grande do Sul. Rev Bras Educ Fís Esp. 2015;29(2):279-88. doi: 10.1590/1807-55092015000200279

Sousa PP, Ambrósio NFA, Santos SP, Silva PCR, Campos CE, Couto CR. O nível de desenvolvimento motor global de crianças eutróficas, com sobrepeso e obesidade. Pesquisa em Comportamento Motor. 2019; 2(1):39-44.

Vargas LM, Gutierrez GL, Gorla JI. Desempenho das habilidades motoras fundamentais de crianças com deficiência intelectual. Cad Educ Fís Esporte [Internet]. 28 jul 2015 [citado 2022 ago 1];12(1):55-65. Disponível em: https://e-revista.unioeste.br/index.php/cadernoedfisica/article/view/10831

Downloads

Publicado

2022-11-11

Como Citar

1.
Selbach R da S, Berlese DB, Schaab DM, Sanfelice GR. Desenvolvimento motor de escolares de uma cidade da região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil. Semin. Cienc. Biol. Saude [Internet]. 11º de novembro de 2022 [citado 18º de julho de 2024];43(2):223-32. Disponível em: https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/seminabio/article/view/45448

Edição

Seção

Artigos