Desenvolvimento motor de escolares de uma cidade da região do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2022v43n2p223Palavras-chave:
Locomotor, Manipulativo, Crianças, Habilidades MotorasResumo
O presente estudo, descritivo, de caráter quantitativo, transversal, buscou avaliar e comparar o desenvolvimento motor de escolares de 8 a 10 anos de idade, da cidade de Novo Hamburgo, estado do Rio Grande do Sul, Brasil. Participaram do estudo 145 escolares (80 meninos e 65 meninas) matriculados na rede municipal de ensino, pertencentes a diferentes escolas e regiões do mesmo município. Como instrumento, foi utilizado o Test of Gross Motor Development - Second Edition (TGMD-2). A análise dos dados foi realizada por meio de estatística descritiva, verificando-se médias, medidas de dispersão, frequência e percentual. Para a comparação dos dados, utilizou-se o teste t de Student e Qui-quadrado, assumindo significância quando p ≤ 0,05. Os resultados evidenciaram que, quando comparados por sexo, os escolares não apresentaram diferença estatística significativa. Quando comparados por idade, os investigados apresentaram, em sua maioria, desenvolvimento motor muito pobre, sem diferença estatística significativa. Contudo, quando comparados por escolas, evidenciou-se que as classificações do desenvolvimento motor dos escolares foram pobres e muito pobres com diferenças estatísticas significativas
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