Imunidade inata e específica em plantas
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2009v30n2p195Palavras-chave:
Imunidade em plantas, Imunidade comparada, Resistência sistêmica adquirida.Resumo
Plantas e animais são capazes de reconhecer e distinguir entre estruturas moleculares próprias e não-próprias. Estudos recentes nas relações hospedeiro-parasitas têm exposto mecanismos comuns e contrastantes de resistência do hospedeiro tanto em animais como em plantas. Algumas estruturas e estratégias de defesa filogeneticamente antigas têm sido mantidas por desenvolvimento paralelo, enquanto várias outras emergiram mais recentemente durante a filogênese. Embora desprovidas de moléculas de imunoglobulina, células circulantes e processo de fagocitose, as plantas utilizam com sucesso várias defesas físicas e químicas pré-formadas, bem como induzem estratégias de imunidade adaptativa. Esta revisão apresenta a evolução recente nos estudo de aspectos de imunidade comparada, presentes em animais e as plantas.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.