Aplicação de protocolo para prevenção de úlcera de pressão em Unidade de Terapia Intensiva
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0367.2002v23n1p25Palavras-chave:
Úlcera de pressão, Protocolo, Escala de Braden, PrevençãoResumo
A pesquisa relata os resultados de um protocolo para prevenção de úlcera de pressão (UP) em pacientes críticos na unidade de terapia intensiva – 1 do Hospital Universitário Regional do Norte do Paraná. O protocolo foi elaborado pelos enfermeiros do setor seguindo as orientações da AHCPR. Foram admitidos 51 pacientes sem UP durante o período de 1 mês, sendo avaliados diariamente por um enfermeiro, até a sua alta da unidade. Dos 51 pacientes, 29 (57%) foram considerados com risco de desenvolver UP. Destes, 12 apresentaram algum estágio de UP, sendo que 7 (58%) apresentaram alterações em duas áreas corporais e 5 (47%) em uma área corporal. As duas áreas corporais mais atingidas foram sacro e tornozelo (72%) e cotovelo e maléolo lateral (14%). A alteração em uma área corporal ocorreu em 40% no cotovelo, 20% maléolo lateral e 40% no tornozelo. Os 12 pacientes de risco que desenvolveram algum estágio de UP tiveram valores de hemoglobina abaixo de 10 g/dl e receberam transfusão de hemoderivados. O estudo demonstrou que o trabalho com o protocolo traz resultados efetivos para encontrar o paciente de risco, estabelece cuidados preventivos e otimiza recursos adequados na solução do problema UP.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Semina: Ciências Biológicas e da Saúde
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Semina: Ciências Biológicas e da Saúde adota para suas publicações a licença CC-BY-NC, sendo os direitos autorais do autor, em casos de republicação recomendamos aos autores a indicação de primeira publicação nesta revista.
Esta licença permite copiar e redistribuir o material em qualquer meio ou formato, remixar, transformar e desenvolver o material, desde que não seja para fins comerciais. E deve-se atribuir o devido crédito ao criador.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.