Efeito da posição do fruto na planta sobre a produção e a qualidade de sementes de tomate (Lycopersicon esculentum Mill)

Autores

  • Lucia Sadayo Assari Takahashi Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.1990v11n1p48

Palavras-chave:

Lycopersicon esculentun, Qualidade, Produção.

Resumo

Os tomaticultores quando retiram as sementes na própria cultura comercial, além de escolherem as melhores plantas, normalmente, reservam os maiores frutos, geralmente dos primeiros cachos, para esse fim. Em função do pouco conhecimento do assunto, foi avaliado através da análise de laboratório a possível variação da qualidade das sementes provenientes de frutos colhidos de diferentes posições na planta. Os resultados obtidos mostraram que a produção de frutos e sementes concentrou-se nos primeiros quatro e cinco cachos para as cultivares que produziram seis e oito cachos, respectivamente. As sementes retiradas dos primeiros cachos apresentaram, de maneira geral, maior peso, avaliadas pelo peso de 100 sementes, ocorrendo decréscimo progressivo até o último, com comportamento semelhante para o peso da matéria seca de plântulas. As sementes dos diferentes cachos apresentaram pequenas diferenças na sua qualidade, o que não inviabiliza a utilização das sementes dos cachos terminais que normalmente obtém menor valor comercial. A produtividade da semente, em kg/ha, no primeiro cultivo foi,  260, 193 e 202, para as cultivares Iguaçu, Angela 5100 e Ângela Hiper, respectivamente. Essas: produtividades seriam suficientes para implantar, em média, uma lavoura comercial superior a 1000 ha.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Lucia Sadayo Assari Takahashi, Universidade Estadual de Londrina

Departamento de Agronomia - CCA / Universidade Estadual de Londrina

Downloads

Publicado

1990-03-11

Como Citar

Takahashi, L. S. A. (1990). Efeito da posição do fruto na planta sobre a produção e a qualidade de sementes de tomate (Lycopersicon esculentum Mill). Semina: Ciências Agrárias, 11(1), 48–52. https://doi.org/10.5433/1679-0359.1990v11n1p48

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 3 > >> 

Artigos Semelhantes

<< < 1 2 3 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.