Extrato tanífero de Acacia mearnsii para ovelhas em lactação
DOI:
https://doi.org/10.5433/1679-0359.2018v39n6p2741Palavras-chave:
Excreção de nitrogênio, Produção de leite, Tanino.Resumo
Os taninos condensados podem reduzir a degradação proteica no rúmen, aumentando o fluxo duodenal de proteína metabolizável com melhorias no desempenho animal. Objetivou-se avaliar o efeito do extrato tanífero de Acacia mearnsii em ovelhas lactantes recebendo ração totalmente misturada (RTM) com dois níveis de proteína bruta. Os tratamentos experimentais constituíram-se de RTM com 16,4 e 22,3% de PB na MS, com ou sem a adição de extrato tanífero de Acacia mearnsii na proporção de 20 g kg-1 na matéria seca. A quantidade de extrato foi calculada para permitir a ingestão de aproximadamente 15 g dia-1 por animal. Foram utilizadas oito ovelhas cruza da raça Texel × Lacaune no terço médio de lactação distribuídas em delineamento experimental em Quadrado latino 4 × 4, com quatro períodos de 19 dias, sendo 14 de adaptação e cinco de coleta. A excreção urinária de N aumentou nos animais recebendo a dieta com maior nível de proteína em comparação aos que receberam a dieta com menor nível de proteína. Entretanto, a produção de leite e de sólidos não variou entre os tratamentos. A suplementação com extrato tanífero de Acacia mearnsii reduziu a excreção urinária de N, o que reduz o impacto ambiental do sistema, mas não foi suficiente para melhorar o desempenho animal.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Semina: Ciências Agrárias

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os Direitos Autorais para artigos publicados são de direito da revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.