Influência da fonte e concentração de carboidrato no crescimento vegetativo e enraizamento in vitro de Oncidium varicosum Lindl. (Orchidaceae)

Autores

  • Luciana do Valle Rego-Oliveira Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Tadeu de Faria Universidade Estadual de Londrina
  • Inês Cristina de Batista Fonseca Universidade Estadual de Londrina
  • Charlen Saconato Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p265

Palavras-chave:

Carboidrato, Orchidaceae, In vitro, Oncidium.

Resumo

Oncidium varicosum é uma orquídea nativa do Brasil conhecida popularmente como “chuva de ouro”, devido a sua inflorescência muito ramificada e com inúmeras flores amarelas. O tipo e a concentração dos carboidratos são importantes para promover o desenvolvimento das plântulas das orquídeas in vitro. O presente trabalho teve como objetivo avaliar os efeitos de diferentes fontes e concentrações de carboidratos no crescimento in vitro de plântulas de O. varicosum. Foi utilizado o meio de cultura Murashige e Skoog, modificado pela redução à metade da concentração dos macronutrientes. Plântulas provenientes de sementes estabelecidas in vitro com 0,8 ± 0,2 cm de altura, foram inoculadas nos meios de cultura contendo as seguintes fontes de carboidratos: sacarose, maltose e glucose, nas concentrações de 0, 10, 20, 30, 60 e 90 g.L-1. Foram analisadas, após 8 meses, as seguintes variáveis: altura da parte aérea, número de raízes, comprimento da maior raiz, diâmetro do pseudobulbo e peso da matéria fresca. O delineamento experimental utilizado foi inteiramente casualizado com 5 repetições por tratamento. Realizou-se análise de variância e teste Tukey (5%) para a comparação das médias. Concluiu-se que 60 g.L-1 sacarose foi a melhor fonte e concentração de açúcar para todos os parâmetros avaliados. A glucose (30 g.L-1) e a maltose (60 g.L-1) também foram adequadas, porém o diâmetro de pseudobulbo e o peso da matéria fresca das plantas foram inferiores aos de 60 g.L-1 de sacarose.

Métricas

Carregando Métricas ...

Biografia do Autor

Luciana do Valle Rego-Oliveira, Universidade Estadual de Londrina

Aluna de Doutorado do Programa de Pós-graduação em Agronomia- UEL.

Ricardo Tadeu de Faria, Universidade Estadual de Londrina

Professor(a) do Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Inês Cristina de Batista Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

Professor(a) do Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Charlen Saconato, Universidade Estadual de Londrina

Estagiário do Departamento de Agronomia, Universidade Estadual de Londrina, Londrina, PR.

Downloads

Publicado

2003-05-10

Como Citar

Rego-Oliveira, L. do V., Faria, R. T. de, Fonseca, I. C. de B., & Saconato, C. (2003). Influência da fonte e concentração de carboidrato no crescimento vegetativo e enraizamento in vitro de Oncidium varicosum Lindl. (Orchidaceae). Semina: Ciências Agrárias, 24(2), 265–272. https://doi.org/10.5433/1679-0359.2003v24n2p265

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.