Percepção dos discentes da disciplina de auditoria no Curso de Graduação em Ciências Contábeis acerca dos sinalizadores de fraude (red flags) em comparação com os auditores independentes
Palavras-chave:
Red Flags. Risco de fraudes. Discentes de Graduação em Ciências Contábeis. Auditores Independentes.Resumo
O estudo dos sinalizadores de fraude é necessário para os profissionais quando da prestação de serviços de auditoria, assim como para os próprios contadores, tendo em vista que a qualidade da educação na área contábil tem significativo impacto na qualidade e no tipo de informação gerada. O presente estudo tem como objetivo analisar qual a percepção dos discentes acerca de 45 red flags no contexto da disciplina de auditoria no curso de graduação em Ciências Contábeis, tendo como análise a comparação entre a opinião de 41 discentes de uma IES privada e 33 auditores independentes registrados no Ibracon. A pesquisa é classificada como descritiva e utiliza da abordagem quantitativa através de dados coletados por meio da aplicação do mesmo instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa de Murcia, Borba e Schiehll (2008). Constatou-se que embora tenha-se obtido resultados um pouco divergentes entre os grupos, tal diferença não é significativa ao nível de 5%, indicando que os discentes conseguiram obter entendimento similar àqueles profissionais com experiência e alto grau de conhecimento nos serviços de auditoria independente.
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