Percepção dos discentes da disciplina de auditoria no Curso de Graduação em Ciências Contábeis acerca dos sinalizadores de fraude (red flags) em comparação com os auditores independentes

Autores/as

  • Ana Carolina Vasconcelos Colares Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Renata Luciana do Reis Magalhães Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas
  • Fabiana de Oliveira Andrade Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Palabras clave:

Red Flags. Risco de fraudes. Discentes de Graduação em Ciências Contábeis. Auditores Independentes.

Resumen

O estudo dos sinalizadores de fraude é necessário para os profissionais quando da prestação de serviços de auditoria, assim como para os próprios contadores, tendo em vista que a qualidade da educação na área contábil tem significativo impacto na qualidade e no tipo de informação gerada. O presente estudo tem como objetivo analisar qual a percepção dos discentes acerca de 45 red flags no contexto da disciplina de auditoria no curso de graduação em Ciências Contábeis, tendo como análise a comparação entre a opinião de 41 discentes de uma IES privada e 33 auditores independentes registrados no Ibracon. A pesquisa é classificada como descritiva e utiliza da abordagem quantitativa através de dados coletados por meio da aplicação do mesmo instrumento de coleta de dados utilizado na pesquisa de Murcia, Borba e Schiehll (2008). Constatou-se que embora tenha-se obtido resultados um pouco divergentes entre os grupos, tal diferença não é significativa ao nível de 5%, indicando que os discentes conseguiram obter entendimento similar àqueles profissionais com experiência e alto grau de conhecimento nos serviços de auditoria independente.

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Biografía del autor/a

Ana Carolina Vasconcelos Colares, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais, Professora Assistente vinculada ao Departamento de Contabilidade da PUC Minas São Gabriel e Unidade de Educação à Distância.

Renata Luciana do Reis Magalhães, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Mestra em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais e Agente da Fiscalização Financeira do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.

Fabiana de Oliveira Andrade, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais - PUC Minas

Mestra em Administração Pública pela Fundação João Pinheiro, professora das Faculdades Milton Campos e Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira, Perito-contadora e sócia da A.F. Peritos Associados Ltda. Me.

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Publicado

2017-03-09

Cómo citar

Colares, A. C. V., Magalhães, R. L. do R., & Andrade, F. de O. (2017). Percepção dos discentes da disciplina de auditoria no Curso de Graduação em Ciências Contábeis acerca dos sinalizadores de fraude (red flags) em comparação com os auditores independentes. Revista De Estudos Contábeis, 6(10), 3–22. Recuperado a partir de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/17608

Número

Sección

Artigos