Aplicabilidade do Balanced Scorecard no Setor Público: um estudo sobre sua viabilidade na Prefeitura do Município de Londrina / PR

Autores/as

  • Debora Patricia Yonezawa Universidade Estadual de Londrina
  • Michele Aparecida Silva do Carmo Universidade Estadual de Londrina
  • Renata Romero de Souza Universidade Estadual de Londrina

Palabras clave:

Balanced Scorecard. Setor Público. Cidade de Londrina

Resumen

O presente artigo tem como escopo comprovar que, apesar da Administração Pública não conter objetivos plenamente voltados ao lucro e sim garantir a eficiência da máquina estatal perante os cidadãos-contribuintes, há a necessidade de medir seus indicadores através de instrumentos de gestão. Visa demonstrar ser viável na administração pública a aplicação futura do instrumento de gestão pautado em cards e, especificamente, verificar se há o interesse, disposição de tempo e finanças para a aplicação dos cards no setor da Fazenda municipal. A metodologia de investigação é a de levantamento bibliográfico e entrevistas junto aos servidores da Secretaria de Fazenda da Prefeitura do Município de Londrina. Como resultado, observou-se que há sim o interesse em aplicação do instrumento gestório, mas não somente na Secretaria de Fazenda e sim em todas desde que haja destinação específica de dotação orçamentária das mesmas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Debora Patricia Yonezawa, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – e-mail: advdeborap@hotmail.com

Michele Aparecida Silva do Carmo, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL – e-mail: advdeborap@hotmail.com

Renata Romero de Souza, Universidade Estadual de Londrina

Graduanda em Ciências Contábeis pela Universidade Estadual de Londrina – UEL

Citas

BELLO, Jose L. de Paiva. Metodologia Científica. 2004. Disponível em <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met06.htm>. Acesso em: 01 ago. 2011.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constitui%C3%A7ao.htm> Acesso em: 17 ago 2011.

COSTA, Ana Paula Paulino da. Balanced Scorecard: Conceitos e Guia de implementação. São Paulo: Atlas, 2006.

DEMO, Pedro. Metodologia Científica em Ciências Sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1995.

FELTRIM, Valeria Delisandra. Um levantamento Bibliográfico sobre a estruturação de textos acadêmicos. Disponível em: <http://www.din.uem.br/pos-graduacao/mestrado-em-ciencia-da-computacao/arquivos/Formularios/EscritaAcademica.pdf.pdf> Acesso em: 01 ago 2011.

KAPLAN, Robert S.; NORTON, David. A Estratégia em Ação: Balanced Scorecard. Trad. Luiz Euclydes Trindade Frazão Filho. 20. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 1997.

KOHAMA. Heilio. Contabilidade Pública: Teoria e Prática. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

MANSUR, Ricardo. Balanced Scorecard: Revelando o SEPV – Estudo de Casos Brasileiros. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2008.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010, p. 204.

NIVEN, Paul R. Balanced Scorecard passo a passo: elevando o desempenho e mantendo os resultados. Trad. Nilza Freire – Rio de Janeiro: Qualitymark, 2005

Publicado

2012-10-22

Cómo citar

Yonezawa, D. P., Carmo, M. A. S. do, & Souza, R. R. de. (2012). Aplicabilidade do Balanced Scorecard no Setor Público: um estudo sobre sua viabilidade na Prefeitura do Município de Londrina / PR. Revista De Estudos Contábeis, 2(3), 03–13. Recuperado a partir de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/13507

Número

Sección

Artigos