Análise da produção científica sobre gestão estratégica de custos no Congresso Brasileiro de Custos
Keywords:
Gestão Estratégica de Custos. Produção Científica. Bibliometria.Abstract
O objetivo geral da pesquisa é analisar a produção científica sobre gestão estratégica de custos no Congresso Brasileiro de Custos no período de 1994 a 2013. A pesquisa é descritiva com abordagem qualitativa e quantitativa, realizada por meio de análise bibliométrica em 160 artigos. Os resultados mostraram que: (I) o número de autores por publicação é de dois a três, principalmente; (II) poucos pesquisadores possuem um volume significativo de publicações; (III) a produtividade dos autores da amostra é menor do que a prevista pela Lei de Lotka; (IV) as IES com maior participação de autores no evento são USP, UNISINOS e UFSC; (V) a principal fonte de referências dos artigos são livros clássicos; (VI) a utilização de artigos como referência é pequena; (VII) os autores mais citados acompanham as principais referências de livros; (VIII) os estudos mais utilizados são do tipo teórico; (IX) a principal natureza dos estudos é descritiva; (X) a principal abordagem do problema é qualitativa e o principal tipo de pesquisa é bibliográfico; e (XI) os temas mais abordados são: abordagens generalistas sobre gestão estratégica de custos, sistemas de custeio e planejamento e controle. Conclui-se que: a) existe carência de pesquisas baseadas em artigos; b) há carência na utilização de livros e artigos internacionais; c) os autores em sua maioria produzem pouco; d) há excesso de artigos teóricos, denotando a necessidade de conceituação do tema; e e) há necessidade de desenvolvimento de estudos empíricos para a compreensão do papel efetivo da gestão estratégica de custos nas organizações.
Downloads
References
ALVARADO, R. U. A Lei de Lotka na bibliometria brasileira. Riverside: University of Califórnia, 2002.
BLOCHER, E.; STOUT, D.; COKINS, G. Cost management: a strategic emphasis. 5. ed. New York: McGraw, 2010.
CORDEIRO, J. Componentes da gestão estratégica nas empresas do sector automóvel. Revista Portuguesa e Brasileira de Gestão, v. 8, n. 3, p. 55-65, jul. 2009.
GOMES, R. B. et al. Um estudo sobre a produção acadêmica em contabilidade: uma abordagem nos Congressos USP de Iniciação Científica em Contabilidade. In: CONGRESSO USP DE INICIAÇÃO CIENTÍFICA EM CONTABILIDADE, 4., 2007, São Paulo/SP. Anais ... São Paulo: USP, 2007.
HANSEN, D. R.; MOWEN, M. M. Gestão de custos: contabilidade e controle. 3. ed. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
HOFER, E.; TORTATO, U.; SCHULTZ, C. A. Gestão estratégica de custos na cadeia de valor do leite e derivados. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 10., 2003, Guarapari/ES. Anais … Guarapari: ABC, 2003.
KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. The innovation of time-driven activity-based costing. Cost Management, v. 21, n. 2, p. 5-15, mar./abr. 2007.
LEAL, R. P. C., OLIVEIRA, J.; SOLURI, A. F. Perfil da pesquisa em finanças no Brasil. Revista de Administração de Empresas, v. 43, n. 1, p. 91-104, jan./mar. 2003.
LEITE FILHO, G. A. Padrões de produtividade de autores em periódicos e congressos na área de contabilidade no Brasil: um estudo bibliométrico. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 6., 2006, São Paulo/SP. Anais ... São Paulo: USP, 2006.
MARTINS, O. S.; PEDROSA NETO, C.; ARAUJO, A. O. Gestão estratégica de custos no terceiro setor: um estudo de caso numa organização da Paraíba. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 14., 2007, João Pessoa/PB. Anais ... João Pessoa: ABC, 2007.
MARTINS, G. A.; THEÓPHILO, C. R. Metodologia da investigação científica para ciências sociais aplicadas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
Moraes, R. O. et al. Gestão estratégica de custos: investigação da produção científica no período de 2008 a 2012. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 20., 2013, Uberlândia/MG. Anais ... Uberlândia: ABC, 2013.
PEREIRA, H. L. S. et al. Gestão estratégica de custos: um diferencial competitivo nas micro e pequenas empresas em Campina Grande - PB. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 18., 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais ... Rio de Janeiro: ABC: 2011.
SHANK, J.; GOVINDARAJAN, V. A revolução dos custos: como reinventar e redefinir sua estratégia de custos para vencerem mercados crescentemente competitivos. 4. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2008.
SLAVOV, T. N. B. Gestão estratégica de custos no Brasil: estudo bibliométrico nos anos de 2004 a 2010. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 18., 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais ... Rio de Janeiro: ABC: 2011.
SOUZA, M. A. S. et al. Adoção de práticas de gestão estratégica de custos: uma comparação de estudos empíricos internacionais. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 18., 2011, Rio de Janeiro/RJ. Anais ... Rio de Janeiro: ABC: 2011.
VOESE, S. B.; MELLO, R. J. G. Análise bibliométrica sobre gestão estratégica de custos no Congresso Brasileiro de Custos: aplicação da Lei de Lotka. Revista Capital Científico – Eletrônica - RCCe, v. 11, n. 1, p. 34-52, jan./jun. 2013.
ZANIEVICZ, M. et al. Métodos de Custeio: uma meta-análise dos artigos apresentados no Congresso Brasileiro de Custos no período de 1994 a 2010. Revista Brasileira de Gestão de Negócios, v. 15, n. 49, p. 601-616, out./dez. 2013.
WITTMANN, G. et al. Caracterizando a gestão estratégica de custos na busca de vantagem competitiva. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE CUSTOS, 19., 2012, Bento Gonçalves/RS. Anais ... Bento Gonçalves: ABC: 2012.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.