Modelo de gestão de custos e processos baseado em atividades e tempo aplicado em uma radiodifusora
Keywords:
Custos. Radiodifusão. Custeio Baseado em Atividades Direcionado pelo Tempo.Abstract
O presente estudo tem como objetivo apresentar à aplicação do método de custeio baseado em atividades direcionado pelo tempo (TDABC) em uma radiodifusora comunitária composta por três estações de rádio, pertencente a uma universidade localizada no Rio Grande do Sul. Buscou-se reconhecer os recursos e mapear as atividades desenvolvidas, a fim de, como produto final do estudo, obter-se um modelo de sistema de gestão de custos e processos. O trabalho justifica-se pela carência de um método de controle de custos e pela necessidade de redução deles nas emissoras para, desta forma, tornarem-se autossustentável. O trabalho foi aplicado durante o período de julho a outubro de 2011 utilizando-se do método da pesquisa-ação. Ao final da aplicação, as metas propostas pelo estudo se cumpriram, tendo-se gerado resultados quantificáveis e identificados os recursos e níveis de utilização dos mesmos, bem como a análise comparativa entre as emissoras.
Downloads
References
ABERT, 2008. A História do Rádio no Brasil. Disponível em: <http://www.abert.org.br/site/index.php?/downloads/artigos/124-ahistoriadoradionobrasi/download.html>. Acesso em: 08 fev. 2011.
ASSEF, Roberto. Guia prático de formação de preços: aspectos mercadológicos, tributários e financeiros para pequenas e médias empresas. Rio de Janeiro: Campus, 1997.
ATELIE DE LETRAS, 2011. Spot de Rádio: criação e produção. Disponível em: <http://www.ateliedeletras.com.br/html/spots-radio.php>. Acesso em: 10 out. 2011.
BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. Porto Alegre: Bookman, 2002.
CREPALDI, S. A. Curso básico de contabilidade de custos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
FERREIRA, José A., Custos industriais: uma ênfase gerencial. São Paulo: STS, 2007.
IBGE, 2009, Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. Disponível em: <http://www.ibge.com.br/home/estatistica/populacao/trabalhoerendimento/pnad2009/graficosdinamicos/index.html>. Acesso em: 08 fev. 2011.
______. Censo Demográfico 2010. Disponível em: <http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/tabelas_pdf/total_populacao_rio_grande_do_sul.pdf>. Acesso em: 7 abr. 2011.
KAPLAN, R.S., The Four Stage Model of Cost Systems Design. Management Accounting, v. 71, n. 8, p. 22-26. fev. 1990.
KAPLAN, R.S.; COOPER, R. Custo & Desempenho. São Paulo: Futura, 1998.
KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Time-Driven Activity-Based Costing. Harvard Business Review, v. 82, n.11, p.131-138, nov. 2004.
KAPLAN, R. S.; ANDERSON, S. R. Custeio baseado em atividades e tempo. Time-driven activity-based costing - o caminho prático e eficaz para aumentar a lucratividade. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
MARTINS, E. Contabilidade de custos. 9. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
NAKAGAWA, M. ABC custeio baseado em atividades. São Paulo: Atlas, 1994.
QUEIROZ, Danielle T. et al. Observação Participante na Pesquisa Qualitativa: conceitos e aplicações na área da saúde. 2007. Disponível em: <http://www.facenf.uerj.br/v15n2/v15n2a19.pdf>. Acesso em: 30 ago. 2011.
SCHIER, Carlos U. da C. Gestão de custos. Curitiba: Ibpex, 2006.
STARK, J. A. Contabilidade de custos. São Paulo: Pearson, 2007.
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação nas organizações. 6. ed. São Paulo: Cortez, 1994.
THIOLLENT, M.; SOARES, V.M.S. The subject of interdisciplinarity in the production engineering. International Conference on Education Engineering. Rio de Janeiro: ICEE, ago. 1998. CD-ROM.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.