Percepção dos alunos sobre qualidade no Ensino Superior: identificação das prioridades de melhoria no Curso de Ciências Contábeis

Autores

  • Loreni Maria dos Santos Braum Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Ana Luisa Dal Belo Carneiro Leão Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Otávio Bandeira De Lamônica Freire Universidade Nove de Julho - Uninove
  • Silvana Anita Walter Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Palavras-chave:

Percepção de alunos. Qualidade do ensino. Prioridades de melhoria.

Resumo

O ensino superior necessita buscar continuamente a qualidade nos serviços prestados, desta forma, o acompanhamento da percepção dos alunos sobre diferentes aspectos que envolvem o ensino, sejam eles, referentes ao ambiente, às pessoas ou ao processo se torna relevante, considerando que pode subsidiar ações de melhoria da qualidade do mesmo. O objetivo central deste estudo consiste em analisar a percepção dos alunos sobre a qualidade do ensino no curso de Ciências Contábeis de uma universidade pública do Estado do Paraná buscando identificar as prioridades de melhoria. Na fundamentação teórica são abordados os temas qualidade no ensino superior e satisfação com os serviços prestados. A metodologia utilizada foi a pesquisa descritiva, com abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário estruturado, caracterizando-se como censitária, pois foi aplicada a todos os alunos do curso de graduação em Ciências Contábeis da instituição no campus de Marechal Cândido Rondon - Paraná. Os dados foram analisados por meio de análise fatorial; correlação; análise de importância versus desempenho e, análise da penalidade e da recompensa. As prioridades de melhoria identificadas concentram-se em três dimensões de qualidade: atividades de estágio e extracurriculares, métodos de ensino e grade curricular. Os resultados obtidos na pesquisa serão apresentados aos representantes da instituição e do curso para que sejam promovidas discussões bem como implementadas ações que conduzam à melhorias na qualidade do ensino do curso. 

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Biografia do Autor

Loreni Maria dos Santos Braum, Universidade Nove de Julho - Uninove

Mestre em Ciências Contábeis pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006); Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho - Uninove (em andamento); docente da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE.

Ana Luisa Dal Belo Carneiro Leão, Universidade Nove de Julho - Uninove

Mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2002); Doutoranda em Administração pela Universidade Nove de Julho - UNINOVE (em andamento). 

Otávio Bandeira De Lamônica Freire, Universidade Nove de Julho - Uninove


Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo - USP (2009); Mestre em Comunicação pela Universidade Paulista- UNIP (2007); Mestre em Educação pela Universidade de Cuiabá - UNIC (2002); docente do Curso de Marketing da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de São Paulo - EACH/USP; docente da Universidade Nove de Julho - Uninove.

Silvana Anita Walter, Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste

Doutora em Administração pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR (2010); Mestre em Administração pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB (2006); Docente do Curso de Administração e do Mestrado Profissional em Administração da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).



Doutora em Administração pela PUCPR Curitiba. Mestra em Administração: Gestão Moderna de Negócios, pela Universidade Regional de Blumenau - FURB. Especialista e Graduada em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste.

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Publicado

2017-03-09

Como Citar

Braum, L. M. dos S., Leão, A. L. D. B. C., Freire, O. B. D. L., & Walter, S. A. (2017). Percepção dos alunos sobre qualidade no Ensino Superior: identificação das prioridades de melhoria no Curso de Ciências Contábeis. Revista De Estudos Contábeis, 6(11), 62–80. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/27344

Edição

Seção

Artigos