Educação financeira e decisões de consumo: uma pesquisa com servidores públicos do Instituto Agronômico do Paraná
Palavras-chave:
Educação financeira. Decisões de consumo. Finanças pessoais. Tomada de decisão. Serviço público.Resumo
Este estudo objetivou avaliar o impacto da experiência profissional como servidor público no processo de tomada de decisões de consumo, poupança e investimento. Para tanto, conduziu-se uma pesquisa com os servidores públicos do Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR). Obteve-se o retorno de 201 questionários. A análise de dados pautou-se na proposta de Lucci et al. (2006). Os respondentes foram categorizados de acordo com o cargo ocupado na instituição. Os resultados alcançados, a despeito da impossibilidade de confirmação de várias das proposições levantadas, propiciam indícios que contribuem para a compreensão das decisões de consumo dos servidores. Constatou-se que fontes de conhecimento exógenas ao trabalho, tais como a experiência prática e o contato familiar, figuram como relevantes fontes de influência do processo de tomada de decisão de consumo.
Downloads
Referências
BRASIL. Decreto n. 7.397, de 22 de dezembro de 2010.
ENGLAND, J.; CHATTERJEE, P. Financial education: a review of existing provision in the UK. UK: Department for Work and Pensions, 2005. Disponível em: <http://dera.ioe.ac.uk/7210/1/rrep275.pdf.>. Acesso em: 21 de maio 2015.
GALLERY, N.; GALLERY, G.; BROWN, K.; FURNEAUX, C.; PALM, C. Financial literacy and pension investment decisions. Financial Accountability & Management, v. 27, n. 3, p. 286-307, 2011.
HOLZMANN, R.; MIRALLES, M. P. The role, limits of, and alternatives to financial education in support of retirement saving in the OECD, Eastern Europe and beyond, 2005. Disponível em: <http://servizi.econ.unito.it/cerp/site/attachments>. Acesso em: 17 de mar. 2012.
LELIS, M. G. Educação financeira e empreendedorismo. Centro de Produções Técnicas, 2006.
LUCCI, C. R.; ZERRENER, S. A.; VERRONE, M. A. G.; SANTOS, S. C. A influência da educação financeira nas decisões de consumo e investimento dos indivíduos. In: Seminários em Administração, 9, São Paulo, 2006. Anais... São Paulo, 2006.
LUSARDI, A.; MITCHELL, O. S. Financial literacy and retirement preparedness: evidence and implications for Financial Education Programs, 2006. Disponível em: <http://www.mrrc.isr.umich.edu/publications/papers/pdf/wp144.pdf.> Acesso em: 6 de abr. 2015.
OCDE. Improving Financial Literacy: Analysis of Issues and Policies, 2005. Disponível em: <http://www.oecd.org/finance/financialeducation/improvingfinancialliteracyanalysisofissuesandpolicies.htm.>. Acesso em: 03 de abr. 2015
PARANÁ. Decreto n. 2071, de 20 de julho de 2011. Publica as tabelas de vencimento básico e de remuneração com índice geral de 6,5%, concedido às carreiras estatutárias do Poder Executivo pela Lei nº 16.814, de 2011. Diário Oficial do Estado, Paraná, 20 jul. 2011. Disponível em: < http://www.legislacao.pr.gov.br/legislacao/pesquisarAto.do?action=exibir&codAto=61140&indice=1&totalRegistros=1> Acesso em: 16 nov. 2016.
PENG, T. M.; BARTHOLOMAE, S.; FOX, J. J.; CRAVENER, G. The impact of personal finance education delivered in high school and college courses. Journal of Family and Economic Issues, v. 28, n. 2, p. 265-284, 2007.
PINHEIRO, R. P. Fundos de Pensão e Mercado de Capitais. São Paulo: Peixoto Neto, 2008.
RIBEIRO, C. A.; VIEIRA, K. M.; SANTOS, J. H. A.; TRINDADE, L. L.; MALLMAN, E. I. Finanças Pessoais: Análise dos gastos e da propensão ao endividamento em estudantes de Administração. In: Seminários em Administração, 12, São Paulo, 2009. Anais... São Paulo, 2009.
ROBERTS, J. A.; JONES, E. Money Attitudes Credit Card Use and Compulsive Buying Among American College Students. Journal of Consumer Affairs, v. 35, n. 2, p. 213-240, 2001.
SAVOIA, J. R. F.; SAITO, A. T.; SANTANA, E. A. Paradigmas da educação financeira no
VIEIRA, S. F. A.; BATAGLIA, R. T. M.; SEREIA, V. J. Educação financeira e decisões de consumo, investimento e poupança: uma análise dos alunos de uma universidade pública do Paraná. Revista de Administração da UNIMEP, v. 9, n. 3, p. 61-86, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.