A interdisciplinaridade na formação do contador e sua contribuição para o desenvolvimento de competências no âmbito organizacional
Palavras-chave:
Interdisciplinaridade. Profissional contábil. Competências e habilidades. Mercado de trabalho.Resumo
O presente artigo teve por propósito avaliar a percepção dos estudantes de Ciências Contábeis em relação à relevância da interdisciplinaridade na formação profissional e contribuição para o desenvolvimento de competências no âmbito organizacional. Especificamente, verificou-se a existência de práticas pedagógicas interdisciplinares no decorrer do curso, o papel da interdisciplinaridade frente à demanda do profissional contábil no mercado de trabalho e identificou quais variantes interferem para a realização deste papel. Para tal, foi realizada uma pesquisa exploratória, com aplicação de questionários aos estudantes do 7º e 8º semestres do curso de Ciência Contábeis da Universidade Estadual de Feira de Santana. Constatou-se que, apesar da existência de uma proposta interdisciplinar para o curso de Ciências Contábeis, existem lacunas na condução das atividades pedagógicas a serem preenchidas para se atingir maior nível de interdisciplinaridade, uma vez que a prática interdisciplinar verificada se encontra em desenvolvimento, concentrada 65,58% nos períodos dos últimos semestres. c
Downloads
Referências
AMERICAN INSTITUTE OF CERTIFIED PUBLIC ACCOUNTANTS – AICPA. 1999. Core competency framework for entry into the accounting profession. Disponível em: ww.aicpa.org/edu/func.htm. Acesso em: 20/10/2014.
ALTHOFF, Noemia Schroeder; DOMINGUES, Maria José Carvalho de Souza. Práticas interdisciplinares nos cursos de graduação em Ciências Contábeis: mito ou realidade. In: CONGRESSO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DOS PROGRAMAS DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CONTABILIDADE. Anais... Salvador: ANPCONT, 2008. p. 1-16.
BARROS, Claudio Marcelo Edwards et al. Interdisciplinaridade em contabilidade gerencial e contabilidade de custos em programas de mestrado: Percepções de docentes e discentes. Revista de Contabilidade e Organizações, v. 6, n. 14, p. 163-181, 2012.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Conselho Nacional de Educação (2002). Parecer CNE/CES 146/2002 – Homologado. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 13 maio 2002. Seção 1.
CARBONE, Pedro Paulo; BRANDÃO, Hugo Pena; LEITE, João Batista Diniz. Gestão
CARDOSO, Jorge L.; SOUZA, Marcos A. de; ALMEIDA, Lauro B. de. Perfil do contador na atualidade: um estudo exploratório. Revista de administração e Contabilidade da Unisinos, São Leopoldo, v. 3, n. 3, 2006.
COLLINS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração. Porto Alegre: Bookman, 2005.
DE SOUZA SANT’ANNA, Anderson; DE MORAES, Lúcio Flávio Renault; KILIMNIK, Zélia Miranda. Competências individuais, modernidade organizacional e satisfação no trabalho: um estudo de diagnóstico comparativo. RAE-eletrônica, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 1-23, 2005.
DRUCKER, Peter Ferdinand. Desafios gerenciais para o século XXI. Pioneira, 1999.
FAZENDA, Ivani Catarina Arantes. (Org.). Interdisciplinaridade na formação de professores: da teoria à prática. v. 1. Canoas: ULBRA, 2006.
FIORENTIN, Marlene; DE SOUZA DOMINGUES, Maria José Carvalho. Interdisciplinaridade no Curso de Ciências Contábeis: Um Estudo na Universidade de Passo Fundo-RS. Contexto, Porto Alegre, v. 12, n. 21, p. 7-16, 2012.
FRANCO, H. 1999. A contabilidade na era da globalização. São Paulo, Atlas.
Hammond, John S. Decisões Inteligentes. Trad. Marcelo Filardi Ferreira. Rio de janeiro: Elsevier, 2004.
KOLIVER, O. A formação e o exercício profissional dos contadores e a multidisciplinaridade. Revista do Conselho de Contabilidade do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, n. 107, dez. 2001.
LAKATOS, Eva Maria; MARCONI, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
LAFFIN, Marcos. Ensino da contabilidade: componentes e desafios. Revista Contabilidade Vista e Revista. Belo Horizonte, v. 13, n. 3, dez. 2002.
______. Projeto político-pedagógico nos cursos de ciências contábeis. Revista Brasileira de Contabilidade, São Paulo, v. 33, n. 3, jul./ago. 2004.
LEAL, Edvalda Araújo; OLIVEIRA, Cíntia Rodrigues Medeiros de; MIRANDA, Gilberto José. Interdisciplinaridade no curso de Ciências Contábeis: os desafios e as possibilidades de aprender e ensinar a partir de uma experiência. In: IV CONGRESSO ANPCONT. Anais...Natal, 2010.
LEAL, Edvalda Araujo; SOARES, Mara Alves; SOUSA, Edileusa Godói de. Perspectivas dos formandos do curso de Ciências Contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, Florianópolis, ano, v. 5, p. 147-159, 2008.
LIEBSCHER, P. Quantity with quality ? Teaching quantitative and qualitative methods in a LIS Master’s program. Library Trends, v. 46, n. 4, p. 668-680, Spring 1998.
LOUSADA, Ana Cristina Zenha; MARTINS, Gilberto de Andrade. Egressos como fonte de informação à gestão dos cursos de Ciências Contábeis. Revista Contabilidade & Finanças. USP. São Paulo, n. 37, jan./abr. 2005.
LUCK, H. Pedagogia da interdisciplinaridade. Fundamentos teórico - metodológicos. Petrópolis: Vozes, 2001.
MEC-CNE Ministério da Educação e Conselho Nacional da Educação. Diretrizes Curriculares. Disponível em: <http://www.portal.mec.gov.br/cne Acesso em: 03 de ago. 2014.
MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Tradução de Eloá Jacobina. 12. ed., Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2006.
PADOAN, Fátima A. da Cruz. A interdisciplinaridade no ensino da contabilidade Gerencial em instituições públicas de ensino superior do Estado do Paraná. 2007. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2007.
PEREIRA, I.V. A Interdisciplinaridade no Ensino: a percepção dos egressos dos cursos de graduação em Ciências Contábeis no Brasil. 2006.113 f. Dissertação (Mestrado em Contabilidade) - Programa Multiinstitucional e Inter-Regional de Pós-Graduação em Ciências Contábeis. Brasília, 2006.
PICCHIAI, Djair. Competências organizacionais, gerenciais e individuais: conceitos e discussões no setor público. Revista da Micro e Pequena Empresa, Campo Limpo Paulista, v. 4, n. 3, p. 73-89, 2011.
SÁ, Antônio Lopes de. Controladoria e contabilidade aplicada à administração. Curitiba: Juruá, 2009. Disponível em: < www.traca.com.br/livro/ 293109/ contabilidade- para- administradores>. Acesso em: 10 de set. 2014.
SILVA, Antonio Carlos Ribeiro da. Metodologia da Pesquisa Aplicada à Contabilidade: Orientações de Estudos, Projetos, Artigos, Relatórios, Monografias, Dissertações, Teses. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
VERGARA, Sylvia Constant. Projetos e Relatórios de Pesquisa em Administração. 14. ed. São Paulo: Atlas, 2013.
ZIMMER, Marco Vinício et al. Gestão de desempenho por competências: integrando a gestão por competências, o balanced scorecard ea avaliação 360 graus. Rap—Rio de Janeiro, v. 42, n. 5, p. 875-98, 2008.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.