Um estudo sobre o grau de divulgação das práticas de Governança Corporativa pelas empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA nos setores de energia elétrica, petroquímico e agrícola.

Autores

  • Mayra Orlandi Fadel Universidade Estadual de Londrina
  • Letícia Francielle Batista Moraes Universidade Estadual de Londrina
  • Verônica Massumi Ito Universidade Estadual de Londrina

Palavras-chave:

Divulgação. Governança Corporativa. Melhores práticas. Novo Mercado.

Resumo

Devido a grandes processos de evolução da economia mundial, criou-se um ambiente corporativo mais competitivo, surgindo assim práticas com a necessidade de transmitir maior segurança aos acionistas, investidores e demais interessados. O presente estudo teve como objetivo principal identificar quais as práticas de Governança Corporativa mais divulgadas pelas empresas listadas no segmento “Novo Mercado” da BM&FBOVESPA nos setores de Energia Elétrica, Petroquímico e Agrícola. E como objetivo secundário, analisar se há divergências no grau de evidenciação por setor. Foi elaborada pesquisa bibliográfica sobre o tema e análise documental através de fontes secundárias: observação de publicações nos sítios das empresas listadas. Com base nos dados coletados observou-se que nenhuma empresa obteve 100% de divulgação das informações consideradas relevantes. Observa-se também que há divergência no grau de divulgação por setor. Visto isso, tem-se por considerar que mesmo no maior nível de Governança Corporativa, o Novo Mercado, há uma insuficiência na divulgação por parte das companhias, pela dificuldade de mudança na política das empresas.

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Biografia do Autor

Mayra Orlandi Fadel, Universidade Estadual de Londrina

Mestranda em Ciências Contábeis, Universidade Estadual de Maringá

Letícia Francielle Batista Moraes, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Estadual de Londrina

Verônica Massumi Ito, Universidade Estadual de Londrina

Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Estadual de Londrina, PR

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Publicado

2015-10-25

Como Citar

Orlandi Fadel, M., Batista Moraes, L. F., & Massumi Ito, V. (2015). Um estudo sobre o grau de divulgação das práticas de Governança Corporativa pelas empresas listadas no Novo Mercado da BM&FBOVESPA nos setores de energia elétrica, petroquímico e agrícola. Revista De Estudos Contábeis, 5(8), 103–118. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/19471

Edição

Seção

Artigos