Mensuração do Goodwill: Um caso de estudo em duas empresas do setor de Tecnologia da Informação.

Autores

  • Thiago Bruno de Jesus Silva Universidade Regional de Blumenau (FURB)
  • Raimundo Nonato Lima Filho Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Ativos Intangíveis. Mensuração. Goodwill.

Resumo

Mensurar ativos intangíveis é um dos grandes desafios para pesquisadores, investidores e profissionais da Ciência Contábil. O objetivo principal deste estudo é de demonstrar se o método de mensuração de Hatfield é o mais eficaz para tratar do goodwill gerado internamente. Desta forma, foram aplicados nesta pesquisa quatro métodos de mensuração: Lawrence R. Dicksse, New York, Hatfield e Valor Atual dos Superlucros, em duas organizações do setor de tecnologia da informação, com o intuito de demonstrar que o método de Hatfield é o mais eficaz para alcançar o valor do goodwill gerado internamente pelas empresas. A análise dos dados foi realizada através de métodos quantitativos em um caso de estudo nas empresas SENIOR SOLUTION S/A e ITAUTEC S/A. Em apenas uma das entidades a hipótese levantada foi corroborada de forma que o valor do goodwill calculado pelo método de Hatfield na empresa SENIOR SOLUTION S/A foi superior a três vezes com relação ao valor do patrimônio líquido da empresa, já para a empresa ITAUTEC S/A a hipótese foi rejeitada, pois o valor demonstrado pelo método de Hatfield foi negativo, ou seja, badwill. Os resultados apresentados por esta pesquisa foram relevantes, pois foi possível demonstrar a existência de diferenças significativas para a aplicação de métodos de mensuração em empresas com níveis de intangibilidade distintos, como também apresentar metodologias que reduzem as incertezas quanto à mensuração dos intangíveis, temática esta complexa e ainda não totalmente amadurecida.

Biografia do Autor

Thiago Bruno de Jesus Silva, Universidade Regional de Blumenau (FURB)

Mestrando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade da  Universidade Regional de Blumenau (FURB); Especialista em Controladoria pela Universidade Estadual da Bahia (UNEB)

Raimundo Nonato Lima Filho, Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Contabilidade Universidade Estadual de São Paulo (USP); Doutor em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Referências

HENDRIKSEN, E. S.; BREDA, M. F. V. Teoria da Contabilidade. 5. ed. São Paulo: Atlas, 2007.

HOPWOOD, A. G. Whither Accounting Research? The Accounting Review, v. 82, n. 5, pag. 1365-1374, 2007.

LIMA FILHO, R. N.; BRUNI, A. L. Conceitos relevantes de ativo, passivo, goodwill, receitas, despesas, ganhos e perdas: uma análise do ensino da teoria da contabilidade. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade REPEC, v. 6, n. 2, p. 187-203, 2012.

KAM, Vernon. Accounting Theory. California: John Wiley & Sons, 1986.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da Contabilidade. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2000.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 4 ed. São Paulo: Atlas, 1989.

NEVES, I. R. B.; CASA NOVA, Silvia Pereira de Castro ; MARTINS, G. A. Pesquisa científica em Contabilidade: caminhos a percorrer. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 13., 2013, São Paulo. Anais... São Paulo: EAC-FEAUSP, 2013.

QUEIROZ, L. R. S. Pesquisa quantitativa e pesquisa qualitativa: perspectivas para o campo da etnomusicologia. Claves: Revista do Programa de Pós-Graduação em Musica da Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, n. 2, p.87-98, 2006.

ROVER, S. Operacionalização de Métodos de Mensuração de Ativos Intangíveis em uma empresa do Setor Elétrico. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E

CONTABILIDADE, 9., 2009, Anais...São Paulo. São Paulo: USP, 2009.

SÁ, Antônio Lopes de. Ativo intangível e potencialidades dos capitais. Revista de Contabilidade – CRCSP. São Paulo, ano IV, n. 13, p. 38-47, set. 2000.

SCHMIDT, Paulo. Avaliação de ativos intangíveis. São Paulo: Atlas, 2002.

______. Fundamentos de teoria avançada da contabilidade. São Paulo: Atlas, 2005.

______; SANTOS, J. L; FERNANDES, L. A.; GOMES, J. M. M; MACHADO, N. P. Modelo residual de mensuração de ativos intangíveis. Revista de Educação e Pesquisa em Contabilidade, Brasília, v. 2, n. 2, p. 18-37, 2008.

TONIN, Joyce Menezes da Fonseca; AZEVEDO, Sayuri UnoKi de; COLAUTO, Romulado Douglas; BEUREN, Ilse Maria. Bases de mensuração de ativos e passivos: análise de correspondência dos anos de 2006 e 2010. Enfoque, Maringá, v. 32, n. 1, p. 93-108, 2013.

Downloads

Publicado

2015-10-25

Como Citar

Silva, T. B. de J., & Lima Filho, R. N. (2015). Mensuração do Goodwill: Um caso de estudo em duas empresas do setor de Tecnologia da Informação. Revista De Estudos Contábeis, 5(9), 106–126. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/19427

Edição

Seção

Artigos