O contador como objeto de investigação: análise da publicação de artigos científicos na área de Contabilidade no Brasil

Autores

  • Veronica Eberle de Almeida Universidade Positivo
  • Mayla Cristina Costa Universidade Federal do Paraná
  • Romualdo Douglas Colauto Universidade Federal do Paraná

Palavras-chave:

Profissão contábil. Contador. Produção brasileira.

Resumo

A partir do pressuposto de construção do conhecimento, por meio do critério de verdade gerado pelos pesquisadores de uma área específica, considera-se que a contabilidade e as práticas dos profissionais da área sejam fortemente influenciadas pelo ambiente, sendo relevante que os pesquisadores aprofundem o seu conhecimento acerca desse profissional, que visa fornecer informações para o processo de tomada de decisões. No entanto, estes não se restringem a desempenhar apenas funções ligadas às suas atividades-fim, exigindo dos profissionais habilidades diversas que o ajudem a cumprir com seus objetivos profissionais. Por isso, a necessidade de qualificação profissional para o mercado de trabalho tem cada vez mais se intensificado, principalmente diante do desenvolvimento do sistema capitalista. Diante deste contexto, este estudo se propõe a identificar de que maneira o contador tem sido objeto de estudo nas pesquisas discutidas nos principais congressos da área de Contabilidade no Brasil ao longo do período de 2002 a 2013. Os resultados demonstram que existe certa concentração de trabalhos desenvolvidos por três e quatro autores e o Congresso USP foi o evento de maior representatividade dentre os analisados.

Biografia do Autor

Veronica Eberle de Almeida, Universidade Positivo

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Positivo (UP); Mestre em Contabilidade pela Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Mayla Cristina Costa, Universidade Federal do Paraná

Doutora em Administração pela Universidade Positivo (UP); Professora Adjunta do Departamento de Contabilidade e professora colaboradora do Programa de Mestrado e Doutorado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Romualdo Douglas Colauto, Universidade Federal do Paraná

Pós-Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (USP); Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Professor do Programa de Pós-Graduação de Mestrado em Contabilidade da Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Referências

ANTUNES, M. T. P. A.; GRECCO, M. C. P.; FORMIGONI, H.; MENDONÇA NETO, O. R. A adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade IFRS: o processo e seus impactos na qualidade da informação contábil. Revista de Economia & Relações Internacionais, São Paulo, v. 10, n. 20, p.5-34, Jan/2012.

ASSUNÇÃO, A. B. A.; SILVA, J. D. G. Comportamento dos contadores diante de uma visão otimista ou pessimista de um ambiente econômico fictício. In: ENANPAD – ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 36., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2012.

ASTLEY, W. G. Administrative Science as Socially Constructed Truth. Administrative Science Quarterly, 30, 1985, pp. 497-513.

AZEVEDO, T. C. A Importância do Papel do Controller na Gestão e Geração de Lucros nas Empresas Privadas: Um estudo em empresas baianas. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 3., 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP, 2003.

BARBOSA, M. A. G. A Organização Profissional Contábil no Estado do Rio Grande do Sul no Período de 1882 a 1947. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 11., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2011.

BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.

BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras.

CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 2002.

COELHO, E. C. As profissões imperiais: medicina, engenharia e advocacia no Rio de Janeiro. 1822 – 1930. Rio de Janeiro: Record, 1999.

COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Bookman, 2003.

COSENZA, J. P. Perspectivas para a profissão contábil num mundo globalizado: um estudo a partir da experiência brasileira. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, Brasília, n. 130, p. 44-64, Jul./Ago. 2001.

COSTA, T. A.; ALMEIDA, S. R. V.; SILVA, A. H. C. Uma Análise dos Impactos da Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil: um estudo de empresas de capital aberto no setor de bebidas, alimentos e comércio. Revista Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 15, n. 56, p. 4-13, Jan./abr. 2013.

DONNANGELO, M. C. F. Medicina e Sociedade. São Paulo: Pioneira, 1975.

FAVARIN, A. M. Uma contribuição à modelagem de simulador de transações aplicado ao ensino da contabilidade geral. 2000. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) -Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.

FRANCO, H. A Evolução dos princípios contábeis no Brasil. São Paulo: Atlas, 1988.

GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GOMES, A. C. Engenheiros e economistas: novas elites burocráticas. Rio de Janeiro: FGV, 1994.

GUARIDO FILHO, E. R.; COSTA, M. C. Contabilidade e Institucionalismo Organizacional: Fundamentos e Implicações para a Pesquisa. RC&C- Revista de Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 20-41, jan./abr. 2012.

HENDRIKSEN, E. S.; VAN BREDA, M. F.. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.

KAWAMURA, L. K. Engenheiro: Trabalho e Ideologia. São Paulo: Ática, 1981.

KUHN, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962.

MAANEN, J. V. Style as theory. Organizational Science, 6, 1995, pp. 133-143.

MACHADO, M. R. R.; MACHADO, L. S. N. Variáveis que Influenciam no Desempenho Financeiro dos Egressos de Contabilidade: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de Goiás. In: In: ENANPAD – ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2011.

MADEIRA, C. A. Avaliação do ensino de auditoria nos cursos de graduação em Ciências Contábeis: uma pesquisa exploratória. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Álvares Penteado, São Paulo, 2001.

MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2003.

MARTINEZ, M. P.. O contador diante do planejamento tributário e da lei antielisiva. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP, 2002.

MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L.; OYADOMARI, J. C. T. A Profissionalização do Contador no Brasil. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, São Leopoldo, v. 9, n. 4, p. 393-406, out./dez. 2012.

NEVES JÚNIOR, I. J.; CAVALCANTI, A. L. C.; RIBEIRO, E. B.; SILVA, M. C. Perícia Contábil na Justiça do Trabalho: estudo sobre a qualidade e relevância do trabalho do perito contador, a partir da opinião de juízes que atuam na primeira instância da Justiça do Trabalho. In: ENANPAD – ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2011.

PAIVA, K. C. M.; MELO, M. C. O. L. Competências, gestão de competências e profissões: perspectivas de pesquisas. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 339-368, 2008.

PEREIRA NETO, A. F. Ser médico no Brasil: o presente no passado. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.

RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

RICARDINO, A.; CARVALHO, L. N. Breve retrospectiva do desenvolvimento das atividades de auditoria no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 35, p. 22-34, 2004.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.

ROCHA, J. C.; FERREIRA, L. V.; FERRARI JUNIOR, J. O Planejamento Tributário o Contador e as Mudanças recentes da Anti-Elisão: Algumas considerações sobre este contexto. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 3., 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP, 2003.

ROSSONI, L.; GUARIDO FILHO, E. R.; CORAIOLA, D. M. Recomendações Metodológicas para a Adoção da Perspectiva da Estruturação nos Estudos Organizacionais. Organizações Sociedade (Online), 2013.

SÁ, A. L. A evolução da contabilidade, São Paulo: IOB Thomson, 2006.

SANTOS, N. A. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, FEA/USP, São Paulo, 2012.

SCHLINDWEIN, A. C. O ensino de ciências contábeis nas instituições de ensino superior da mesorregião do vale do Itajaí/SC: uma análise das contribuições curriculares da resolução CNE/CES n. 10/2004. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, 2007.

SCHMIDT, P. História do pensamento contábil. Porto Alegre: Artmed S.A., 2000.

SCOTT, W. R.; DAVIS, G F. Chapter 1 (pp. 1-34) in Organizations and Organizing: Rational, Natural and Open Systems Perspectives. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2003.

SILVA, A. C. R.; MARTINS, W. T. S. História do pensamento contábil. Curitiba: Juruá, 2006.

Downloads

Publicado

2015-10-25

Como Citar

Almeida, V. E. de, Costa, M. C., & Colauto, R. D. (2015). O contador como objeto de investigação: análise da publicação de artigos científicos na área de Contabilidade no Brasil. Revista De Estudos Contábeis, 5(9), 47–65. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/17554

Edição

Seção

Artigos