O contador como objeto de investigação: análise da publicação de artigos científicos na área de Contabilidade no Brasil
Palavras-chave:
Profissão contábil. Contador. Produção brasileira.Resumo
A partir do pressuposto de construção do conhecimento, por meio do critério de verdade gerado pelos pesquisadores de uma área específica, considera-se que a contabilidade e as práticas dos profissionais da área sejam fortemente influenciadas pelo ambiente, sendo relevante que os pesquisadores aprofundem o seu conhecimento acerca desse profissional, que visa fornecer informações para o processo de tomada de decisões. No entanto, estes não se restringem a desempenhar apenas funções ligadas às suas atividades-fim, exigindo dos profissionais habilidades diversas que o ajudem a cumprir com seus objetivos profissionais. Por isso, a necessidade de qualificação profissional para o mercado de trabalho tem cada vez mais se intensificado, principalmente diante do desenvolvimento do sistema capitalista. Diante deste contexto, este estudo se propõe a identificar de que maneira o contador tem sido objeto de estudo nas pesquisas discutidas nos principais congressos da área de Contabilidade no Brasil ao longo do período de 2002 a 2013. Os resultados demonstram que existe certa concentração de trabalhos desenvolvidos por três e quatro autores e o Congresso USP foi o evento de maior representatividade dentre os analisados.
Downloads
Referências
ANTUNES, M. T. P. A.; GRECCO, M. C. P.; FORMIGONI, H.; MENDONÇA NETO, O. R. A adoção no Brasil das normas internacionais de contabilidade IFRS: o processo e seus impactos na qualidade da informação contábil. Revista de Economia & Relações Internacionais, São Paulo, v. 10, n. 20, p.5-34, Jan/2012.
ASSUNÇÃO, A. B. A.; SILVA, J. D. G. Comportamento dos contadores diante de uma visão otimista ou pessimista de um ambiente econômico fictício. In: ENANPAD – ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 36., 2012, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2012.
ASTLEY, W. G. Administrative Science as Socially Constructed Truth. Administrative Science Quarterly, 30, 1985, pp. 497-513.
AZEVEDO, T. C. A Importância do Papel do Controller na Gestão e Geração de Lucros nas Empresas Privadas: Um estudo em empresas baianas. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 3., 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP, 2003.
BARBOSA, M. A. G. A Organização Profissional Contábil no Estado do Rio Grande do Sul no Período de 1882 a 1947. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 11., 2011, São Paulo. Anais... São Paulo: USP, 2011.
BEUREN, I. M. Como elaborar trabalhos monográficos em contabilidade: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2004.
BRASIL. Lei nº 11.638, de 28 de dezembro de 2007. Altera e revoga dispositivos da Lei no 6.404, de 15 de dezembro de 1976, e da Lei no 6.385, de 7 de dezembro de 1976, e estende às sociedades de grande porte disposições relativas à elaboração e divulgação de demonstrações financeiras.
CERVO, A. L.; BERVIAN, P. A. Metodologia científica. São Paulo: Makron Books, 2002.
COELHO, E. C. As profissões imperiais: medicina, engenharia e advocacia no Rio de Janeiro. 1822 – 1930. Rio de Janeiro: Record, 1999.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. São Paulo: Bookman, 2003.
COSENZA, J. P. Perspectivas para a profissão contábil num mundo globalizado: um estudo a partir da experiência brasileira. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, Brasília, n. 130, p. 44-64, Jul./Ago. 2001.
COSTA, T. A.; ALMEIDA, S. R. V.; SILVA, A. H. C. Uma Análise dos Impactos da Adoção das Normas Internacionais de Contabilidade no Brasil: um estudo de empresas de capital aberto no setor de bebidas, alimentos e comércio. Revista Pensar Contábil, Rio de Janeiro, v. 15, n. 56, p. 4-13, Jan./abr. 2013.
DONNANGELO, M. C. F. Medicina e Sociedade. São Paulo: Pioneira, 1975.
FAVARIN, A. M. Uma contribuição à modelagem de simulador de transações aplicado ao ensino da contabilidade geral. 2000. Tese (Doutorado em Controladoria e Contabilidade) -Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2000.
FRANCO, H. A Evolução dos princípios contábeis no Brasil. São Paulo: Atlas, 1988.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.
GOMES, A. C. Engenheiros e economistas: novas elites burocráticas. Rio de Janeiro: FGV, 1994.
GUARIDO FILHO, E. R.; COSTA, M. C. Contabilidade e Institucionalismo Organizacional: Fundamentos e Implicações para a Pesquisa. RC&C- Revista de Contabilidade e Controladoria, Curitiba, v. 4, n. 1, p. 20-41, jan./abr. 2012.
HENDRIKSEN, E. S.; VAN BREDA, M. F.. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1999.
KAWAMURA, L. K. Engenheiro: Trabalho e Ideologia. São Paulo: Ática, 1981.
KUHN, T. S. The Structure of Scientific Revolutions. Chicago: University of Chicago Press, 1962.
MAANEN, J. V. Style as theory. Organizational Science, 6, 1995, pp. 133-143.
MACHADO, M. R. R.; MACHADO, L. S. N. Variáveis que Influenciam no Desempenho Financeiro dos Egressos de Contabilidade: Um Estudo de Caso em uma Instituição de Ensino Superior no Estado de Goiás. In: In: ENANPAD – ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2011.
MADEIRA, C. A. Avaliação do ensino de auditoria nos cursos de graduação em Ciências Contábeis: uma pesquisa exploratória. 2001. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Centro Universitário Álvares Penteado, São Paulo, 2001.
MARION, J. C. Contabilidade Empresarial. São Paulo: Atlas, 2003.
MARTINEZ, M. P.. O contador diante do planejamento tributário e da lei antielisiva. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 2., 2002, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP, 2002.
MENDONÇA NETO, O. R.; CARDOSO, R. L.; OYADOMARI, J. C. T. A Profissionalização do Contador no Brasil. BASE – Revista de Administração e Contabilidade da Unisinos, São Leopoldo, v. 9, n. 4, p. 393-406, out./dez. 2012.
NEVES JÚNIOR, I. J.; CAVALCANTI, A. L. C.; RIBEIRO, E. B.; SILVA, M. C. Perícia Contábil na Justiça do Trabalho: estudo sobre a qualidade e relevância do trabalho do perito contador, a partir da opinião de juízes que atuam na primeira instância da Justiça do Trabalho. In: ENANPAD – ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PÓS-GRADUAÇÃO E PESQUISAS EM ADMINISTRAÇÃO, 35., 2011, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: EnANPAD, 2011.
PAIVA, K. C. M.; MELO, M. C. O. L. Competências, gestão de competências e profissões: perspectivas de pesquisas. Revista de Administração Contemporânea, Curitiba, v. 12, n. 2, p. 339-368, 2008.
PEREIRA NETO, A. F. Ser médico no Brasil: o presente no passado. Rio de Janeiro: Editora Fiocruz, 2001.
RAUPP, F. M.; BEUREN, I. M. Metodologia da pesquisa aplicável às ciências sociais. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2003.
RICARDINO, A.; CARVALHO, L. N. Breve retrospectiva do desenvolvimento das atividades de auditoria no Brasil. Revista Contabilidade & Finanças – USP, São Paulo, n. 35, p. 22-34, 2004.
RICHARDSON, R. J. Pesquisa Social: métodos e técnicas. São Paulo: Atlas, 1999.
ROCHA, J. C.; FERREIRA, L. V.; FERRARI JUNIOR, J. O Planejamento Tributário o Contador e as Mudanças recentes da Anti-Elisão: Algumas considerações sobre este contexto. In: CONGRESSO USP DE CONTROLADORIA E CONTABILIDADE, 3., 2003, São Paulo. Anais... São Paulo: Congresso USP, 2003.
ROSSONI, L.; GUARIDO FILHO, E. R.; CORAIOLA, D. M. Recomendações Metodológicas para a Adoção da Perspectiva da Estruturação nos Estudos Organizacionais. Organizações Sociedade (Online), 2013.
SÁ, A. L. A evolução da contabilidade, São Paulo: IOB Thomson, 2006.
SANTOS, N. A. Determinantes do desempenho acadêmico dos alunos dos cursos de Ciências Contábeis. 2012. Tese (Doutorado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis, Departamento de Contabilidade e Atuária, FEA/USP, São Paulo, 2012.
SCHLINDWEIN, A. C. O ensino de ciências contábeis nas instituições de ensino superior da mesorregião do vale do Itajaí/SC: uma análise das contribuições curriculares da resolução CNE/CES n. 10/2004. 2007. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) - Centro de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Regional de Blumenau, 2007.
SCHMIDT, P. História do pensamento contábil. Porto Alegre: Artmed S.A., 2000.
SCOTT, W. R.; DAVIS, G F. Chapter 1 (pp. 1-34) in Organizations and Organizing: Rational, Natural and Open Systems Perspectives. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 2003.
SILVA, A. C. R.; MARTINS, W. T. S. História do pensamento contábil. Curitiba: Juruá, 2006.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são de direito do autor. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores.
Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário. Nesses casos, os artigos, depois de adequados, deverão ser submetidos a nova apreciação.
As opiniões emitidas pelos autores dos artigos são de sua exclusiva responsabilidade.