Estudo bibliométrico em Controladoria no Congresso Brasileiro de Custos no período de 2004 a 2010

Autores

  • Silvio Paula Ribeiro UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Sirlei Tonello Tisott UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Dieli Tonello UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul
  • Adelice Arly Magni UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Palavras-chave:

Congresso Brasileiro de custos. Controladoria. Bibliometria.

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal mostrar, na temática de Controladoria a contribuição dos principais pesquisadores. Para tanto, foi realizado um estudo das publicações no CBC (Congresso Brasileiro de Custos), no período de 2004 a 2010. A pesquisa caracteriza-se como descritiva, com abordagem bibliométrica e qualitativa do tipo levantamento. Para a análise adota-se os seguintes critérios: primeiramente, realiza-se o download de todas as publicações do período, sendo 340 de um total de 1.836 artigos científicos publicados em todas as áreas temáticas do CBC; em seguida, por meio de quadros, reúne-se os dados relevantes para elaboração da análise. Assim, verifica-se que, entre todas as temáticas, a de controladoria apresenta o maior percentual de publicações.  Observa-se também, um aumento gradativo de desenvolvimento das pesquisas e o fato de que a parceria entre dois e três autores prospera na elaboração de artigos. Dois autores destacam-se pela maior incidência de publicações: Auster Moreira Nascimento e Marcelo Álvaro da Silva Macedo.  No tocante às referências bibliográficas utilizadas nos trabalhos selecionados, foram usados com maior frequência, os livros nacionais com destaque para: Controladoria: Uma abordagem da gestão econômica, do professor Armando Catelli. Além dessa, destacam-se ainda entre os pesquisadores para sustentar o arcabouço teórico mais nove referências.

Biografia do Autor

Silvio Paula Ribeiro, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Educacional de Votuporanga (1994), especialização em Administração Contábil e Controladoria pelo UNIFEV-Centro Universitário de Votuporanga (2000) e mestrado em Engenharia da Produção pela UNIMEP-Universidade Metodista de Piracicaba (2005). Atualmente é professor assistente da UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, campus de Três Lagoas. Ministra aulas das seguintes disciplinas: Controladoria, Contabilidade Tributária e Custos.

Sirlei Tonello Tisott, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (1996), Especialização em Contabilidade Gerencial (2000) e mestrado em Desenvolvimento, Gestão e Cidadania pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (2005). Atualmente professora assistente da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS e Chefe do Departamento de Ciências Sociais Aplicadas.

Dieli Tonello, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Adelice Arly Magni, UFMS - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS

Referências

ALMEIDA, L. B; PARISI, C; PEREIRA, C. A. Controladoria. In: CATELLI, Armando (Coord.). Controladoria: uma abordagem da Gestão Econômica - Gecon. São Paulo: Atlas, 2001. p. 343-355.

ANTHONY, R. N; GOVINDARAJAN, V. Sistemas de controle gerencial. São Paulo: Atlas, 2002.

BEUREN, Ilse Maria. O papel da Controladoria no processo de gestão. In: SCHIMIDT, Paulo (Org.). Controladoria: agregando valor para a empresa. Porto Alegre: Bookmann, 2002. p. 5-38.

BORINELLI, M. Estrutura conceitual de Controladoria: sistematização à luz da teoria e da práxis. 2006. 341 f. Tese (Doutorado em Contabilidade) Departamento de Contabilidade e Atuária da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2006.

BORNIA, A. C. Análise gerencial de custos: aplicação em empresas modernas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

CALIJURI, S. Schpllir. et al. Perfil do Controller no contexto organizacional atual brasileiro. Anais do IX Congresso Internacional de Custos. Florianópolis – SC, 28 a 30 de novembro de 2005.

CATELLI, A. Controladoria: uma abordagem da gestão econômica – GECON. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

CATELLI, A; GUERREIRO, R. GECON sistema de informação de gestão econômica: uma proposta para mensuração contábil do resultado das atividades empresariais: Boletín interamericano da Asocíacíon Interamericana de Contabilidade, Nov. 1992.

FIGUEIREDO, Sandra et.al. Controladoria. São Paulo: Atlas, 1997.

FIGUEIREDO, S; CAGGIANO, P. C. Controladoria: teoria e prática. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

GUEDES, V. L. S BORSCHIVER, S. Bibliometria: uma ferramenta estatística para a gestão da informação e do conhecimento, em sistemas de informação, de comunicação e de avaliação científica e tecnológica. In CINFORM – Encontro Nacional de Ciência da Informação. Anais... Salvador: UFBA, 2005.

GUERREIRO, R. Modelo conceitual de sistema de informações de gestão econômica: uma contribuição à teoria da comunicação da contabilidade. São Paulo, Tese (Doutorado). 1989. Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade – USP. 1989.

JOHNSON, E. A. The controllership function. Management Accounting, v. 53, n. 9, p. 45-48, mar. 1972.

KANITZ, S. C. Controladoria: teoria e estudos de caso. São Paulo: Pioneira, 1976.

MORANTE, A.S; JORGE, F. T. Controladoria: Análise Financeira, Planejamento e Controle Orçamentário. São Paulo: Atlas, 2008.

MOSIMANN, C. P. e FISH, S. Controladoria: seu papel na administração de empresas. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

NAKAGAWA, Masayuki. Introdução à Controladoria: conceitos, sistemas, implementação. São Paulo: Atlas, 1995.

OLIVEIRA, A. B. S; Controladoria governamental: governança e controle econômico na implementação das políticas públicas. São Paulo: Atlas, 2010.

OLIVEIRA, L.M; PEREZ JUNIOR, J.H; SILVA, C.A.S. Controladoria estratégica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2011.

ORO, I.M.; CARPES, A.M.S.; DITTADI, J.R.; BENOIT, A. O perfil do profissional de controladoria sob a ótica do mercado de trabalho brasileiro. In.: CONGRESSO

PADOVEZE, C. L. Controladoria estratégia e operacional. 3. ed. São Paulo: Atlas, 2005.

PELEIAS, I. R. Controladoria: gestão eficaz utilizando padrões. São Paulo: Saraiva, 2002.

REGINATO, L; NASCIMENTO, A. M. Controladoria: instrumento de apoio ao processo decisório. São Paulo: Atlas, 2009.

RIBEIRO, J. F. F; Controladoria hospitalar. São Paulo: Atlas, 2005.

RICHARDSON, R. J. Pesquisa social: métodos e técnicas. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1999.

ROSSINI, L. A dinâmica de relações no campo da pesquisa em organizações e estratégia no Brasil: uma Análise Institucional. 2006. 296 f. Dissertação de mestrado (Mestrado em Administração) Setor de Ciências Sociais Aplicadas, Centro de Pesquisa e Pós-Graduação em Administração, Universidade Federal do Paraná, Curitiba, 2006.

SANTOS, R. V. et al. O papel do controller em empresas de grande porte. In: IX CONBRESSO INTERNACIONAL DE CUSTOS. Anais... Florianópolis, 2005.

SCHNORRENBERGER, D; LUNKES, R. J; Controladoria: na coordenação dos sistemas de gestão. São Paulo: Atlas, 2009.

SILVA, A. J. TOLEDO, J. R. F. PINTO, J. Análise Bibliométrica dos Artigos sobre Controladoria Publicados em Periódicos dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Contábeis Recomendados pela Capes. ABCustos Associação Brasileira de Custos. v. IV n. 1, jan./abr. 2009.

SOUZA, L.C. de. Controladoria aplicada aos pequenos negócios. Reimp. 2011. Curitiba: Juruá, 2011.

WORMELL, I. Informática: explorando base de dados como instrumentos de análise. Ciência da Informação. Brasília, v. 27, n. 2, p. 210-216, maio/ago. 1998.

Downloads

Publicado

2017-03-09

Como Citar

Ribeiro, S. P., Tisott, S. T., Tonello, D., & Magni, A. A. (2017). Estudo bibliométrico em Controladoria no Congresso Brasileiro de Custos no período de 2004 a 2010. Revista De Estudos Contábeis, 6(11), 3–22. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/16865

Edição

Seção

Artigos