Desafios na implementação do Balanced Scorecard em uma IES (Instituição de Ensino Superior) comunitária

Autores

  • Carlos Eduardo Facin Lavarda Universidade Regional de Blumenau - FURB
  • Alzenir José de Vargas Universidade Regional Integrada - URI

Palavras-chave:

Balanced Scorecard. Estratégia. Instituição de Ensino Superior. Informação. Indicadores.

Resumo

A implantação de ferramentas estratégicas na gestão das entidades pode ser considerada um diferencial no mercado competitivo em que atuam. Diante das dificuldades evidenciadas na literatura sobre o processo de implantação do Balanced Scorecard, o presente estudo tem por objetivo identificar os desafios encontrados no seu desenho e na sua implantação em uma instituição de ensino superior comunitária sem fins lucrativos. Os dados foram coletados nos cinco campi e na reitoria da IES localizadas em seis cidades diferentes no estado do Rio Grande do Sul. Foram analisados dezoito tópicos considerados como principais desafios ou fatores impeditivos relacionados à criação e implantação. Empregou-se análise descritiva que possibilitou a identificação da percepção dos gestores e contadores quanto aos desafios na implantação da ferramenta. Na opinião dos administradores e contadores a ferramenta atende às necessidades desta entidade. As dificuldades principais encontram-se na definição de metas, alinhadas aos recursos financeiros disponibilizados no processo orçamentário tradicional, bem como a definição de quais indicadores são considerados importantes na apresentação do Balanced Scorecard.

Biografia do Autor

Carlos Eduardo Facin Lavarda, Universidade Regional de Blumenau - FURB

Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência (Espanha, 2008) homologado pela USP (2009), Professor do Departamento de Contabilidade na Universidade Regional de Blumenau (FURB), no Programa de Pós-Graduação em Ciências Contábeis da Universidade Regional de Blumenau (PPGCC-FURB), Mestrado em Ciências Contábeis e Doutorado em Ciências Contábeis e Administração.

Alzenir José de Vargas, Universidade Regional Integrada - URI

Mestre pela Universidade Regional de Blumenau (FURB)

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Publicado

2015-10-25

Como Citar

Lavarda, C. E. F., & Vargas, A. J. de. (2015). Desafios na implementação do Balanced Scorecard em uma IES (Instituição de Ensino Superior) comunitária. Revista De Estudos Contábeis, 5(8), 35–54. Recuperado de https://ojs.uel.br/revistas/uel/index.php/rec/article/view/15988

Edição

Seção

Artigos