Gerenciamento de Resultados: Análise de sua Incidência em Empresas mais Admiradas do Brasil
Palavras-chave:
Gerenciamento. Resultados. Contabilidade.Resumo
A contabilidade enquanto ciência social busca estudar o patrimônio das entidades e elaborar demonstrações que reflitam sua real situação econômica. No entanto, estas demonstrações nem sempre são construídos à égide de critérios objetivos, fato que exige dos gestores das organizações, discricionariedade, para dentro de determinadas circunstâncias possíveis, emitir informações que melhor espelhem a realidade econômica. Neste contexto, seus atos podem influenciar o resultado das demonstrações contábeis, ação mais conhecida na literatura como gerenciamento de resultados (earnings management), podendo resultar no aumento, diminuição ou manutenção dos valores contábeis durante certo período. O gerenciamento de resultados pode também influenciar a qualidade das demonstrações contábeis, levando os usuários a tomarem decisões equivocadas em relação a seus investimentos. O trabalho objetiva verificar a existência de gerenciamento de resultados nas empresas mais admiradas do Brasil, como também o efeito dos índices de governança corporativa no nível de gerenciamento. A pesquisa caracteriza-se como descritiva em relação a seu objetivo, quanto aos procedimentos como documental e em relação à abordagem do problema é quantitativa. Utilizou-se do método KS para evidenciar a existência do gerenciamento de resultados accruals nas empresas mais admiradas do Brasil, com publicação pela Revista Carta Capital, no mês de outubro de 2010. Os resultados foram obtidos por meio da utilização software estatístico SPSS, versão 18.0, e verificou-se a existência de gerenciamento de resultados nas empresas da amostra, no entanto, observou-se que não existe relação significativa entre os níveis de governança e o gerenciamento de resultados.
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