Uma proposta para implantação do SIG na cidade de Londrina
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2001v10n2p211Resumo
O uso do Sistema de Informação Geográfica vem sendo cada vez mais necessário na análise do espaço geográfico, principalmente nas áreas urbanas onde o volume de dados manipulados é muito grande. Sua capacidade de capturar, armazenar, recuperar, transformar e representar espacialmente os dados do mundo real tem feito desta ferramenta, um instrumento versátil para auxiliar a solução de problemas de análise em planejamento urbano. Utilizando-se da Metodologia ZOPP de Planejamento Para Objetivos chegou-se em uma proposta para otimizar o gerenciamento administrativo do município de Londrina, objetivando que as decisões de governo fossem apoiadas por informações cadastrais, cartográficas, econômicas e sócio-demográficas inter-relacionadas via informática. Por questões políticas o projeto inicial não foi adotado embora a implantação do SIG-Londrina em ambiente acadêmico tenha sido realizada. No trabalho proposto para a cidade de Londrina, adotou-se o método multitemático, e a quadra foi definida como unidade básica de análise. Utilizou?se seis cartas temáticas que compuseram juntamente como a base cartográfica o sistema de informação.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.
Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.