Avaliação de interceptação e precipitação interna em capoeira e floresta secundária em Guarapuava-PR
DOI:
https://doi.org/10.5433/2447-1747.2005v14n1p47Palavras-chave:
Capoeira, Floresta Secundária, Precipitação, Interceptação, Precipitação Interna.Resumo
O objetivo do presente estudo foi avaliar a interceptação de chuva e a precipitação interna em área com capoeira e floresta secundária. A pesquisa foi realizada em Guarapuava, região centro-sul do Estado do Paraná, Brasil. As mensurações foram conduzidas durante o ano hidrológico de 2002. A média de interceptação da chuva na capoeira foi de 52,4% e na floresta secundária foi de 23%. A interceptação da chuva na capoeira foi o dobro do que o registrado na floresta secundária. Ambas as áreas tiveram aumento da precipitação interna à medida do aumento da chuva total. Entretanto, em termos relativos (percentuais) a capoeira registrou aumento da interceptação com o aumento da precipitação total. Enquanto, que a capacidade de interceptação da floresta secundária decresceu exponencialmente. O resultado obtido na capoeira foi contrário ao verificado na literatura.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2010 GEOGRAFIA (Londrina)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Os(as) autores(as) mantêm os direitos autorais, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição-Não Comercial 4.0 Internacional. Esta licença permite que terceiros distribuam, remixem, adaptem e desenvolvam o material em qualquer meio ou formato apenas para fins não comerciais, atribuindo o devido crédito de autoria e publicação inicial neste periódico
A revista se reserva o direito de efetuar, nos originais, alterações de ordem normativa, ortográfica e gramatical, com vistas a manter o padrão culto da língua e a credibilidade do veículo. Respeitará, no entanto, o estilo de escrever dos autores. Alterações, correções ou sugestões de ordem conceitual serão encaminhadas aos autores, quando necessário.

Esta obra está licenciada com uma licença Creative Commons Atribuição-Não comercial 4.0 Internacional.











